COMO ERA O AMBIENTE

Pr João Nunes Santana

Texto bíblico para leitura: Atos 4.32 





Introdução - Como foi o começo da igreja de Jesus? Qual era o ambiente enfrentado pelos primeiros crentes? A atmosfera em que viviam? Os desafios que enfrentavam? E como eles conseguiram vencer?


Eles eram pessoas de oração (Atos 4.24-29) - Ouvindo eles o testemunho dos apóstolos que foram libertos da prisão, levantaram a voz em oração a Deus. Depois dessa oração uma coisa estranha aconteceu: Diz a palavra que a terra tremeu onde estavam reunidos. (v. 31)   


Eles eram cheios do Espirito Santo (Atos 4. 31) - E todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Mas uma vez estamos vendo se cumprindo o propósito do enchimento do Espírito: Testemunhar do poder de Jesus. Mas eles iam além…


Eles tinham um só coração e alma (Atos 4.32, 34,35) -  Da multidão dos que criam… Não estamos falando de 50, 100 ou 200 pessoas, mas de cerca de 5 mil pessoas que estavam juntas. Era uma grande comunidade. (a) Não havia exploração, (b) Não havia ganância ou espírito egoísta, (c) havia liberalidade, ou uma grande disposição de ajudar.     


Sua mensagem principal a ressurreição de Jesus (Atos 4.33) - Os apóstolos davam com grande poder, testemunho da ressurreição de Jesus.  O evangelho não é um código de regras e dogmas de conduta. Mas uma mensagem poderosa de salvação, libertação, transformação porque Jesus Cristo está vivo. E se ele vive, milagres podem acontecer.   


Eles sofriam grande e forte oposição (Atos 4. 1-3; e Atos 8.1) - A igreja nunca teve vida fácil. No início era apenas ameaças, depois prisões, e finalmente perseguições. Vivemos no Brasil um período de paz, mas nem sempre foi assim e nem sempre será assim, por isso temos que ter cuidado nas nossas escolhas.  


Por onde iam, pregavam a palavra (Atos 8. 4) - Por todos os lugares por onde eram desterrados, não ficavam calados e nem decepcionados. Antes, transformavam perseguição em oportunidades de fazer mais e mais o nome de Jesus Cristo conhecido. Por onde iam, estabeleciam igrejas, ensinavam e falavam do amor de Deus.     


Igreja não era um negocio (Atos 3.6) - Como aprendemos na semana passada, a força do seu crescimento não era baseado em prata ou ouro,  mas no nome de Jesus Cristo. A senha do crescimento: era e continua sendo o poder que há neste nome.  


Mas os irmãos ofertavam (Atos 4.34.35) - Um irmão chamado Barnabé, tendo vendido uma propriedade, trouxe o valor e depositou aos pés dos apóstolos. Por que ele fez isso? Gratidão. O que significa isso? Esse valor era para o enriquecimento dos apóstolos? Não! Não era deles, mas para a administração da obra de Deus? Da mesma forma hoje. 


Conclusão - O que podemos aprender? 2 mil anos se passaram, o mundo mudou, as pessoas são outras, mas o Espírito Santo continua o mesmo, o nome de Jesus ainda tem poder. E a terra ainda pode tremer se a igreja orar.        



________________________




A PROVISÃO NO DESERTO 

Texto bíblico: 1 CRÔNICAS 12:1,8,14,18 

Estes, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram na guerra. 


DEUS, PROVIDÊNCIA NO DESERTO? 


1. DAVI FOGE DE SAUL FILHO DE QUIS. 

E vai para o deserto e se esconde em uma fortaleza. Davi não se esconde em qualquer lugar, ele se escondeu em uma fortaleza, ele se escondeu em Deus. 


2. DAVI CONFIOU EM DEUS NO DESERTO. 

Ele orou, ele chorou, ele confiou, ele aguardou, sabendo que o seu Deus que sempre esteve com ele iria mandar a provisão. 


De repente os melhores guerreiros chegam até Davi, Deus diz: que tira do ímpio para dar para o justo, os guerreiros de Saul sabiam que o seu reinado já estava falido e se aliaram ao futuro rei de Israel. 


3. DAVI NÃO TINHA OURO NEM PRATA. 

Mas Davi tinha em seu coração, o dono do ouro e da prata. Deus envia ao deserto os melhores guerreiros, os Gaditas, homens valentes, homens de guerras preparados para a batalha... 


O rosto deles era como de leões, e eram ligeiros como as gazelas no campo. 


4. PROJETO DE MIL? 

Os Gaditas eram chefes de cem. Eram chefes de mil. Nesse projeto há uma unção de conquista de 100 e de mil, não fique fora dessa unção dos Gaditas.



________________________




Dízimos, Ofertas e 

Doações voluntárias…

PIX: 51 99771-9791

Ronildo da Cruz Ribeiro - Nubank



Gravataí, Viamão, Capinzal, 

Chapecó e Camboriú - 03/07/22

 

Fale conosco:







Phone: +55 51 99771-9791 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte