Seis passos para buscar o crescimento espiritual

Seis passos para buscar o crescimento espiritual


1. Dedique sua vida a Jesus Cristo

Negue-se! Mt 16:24; - Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Siga - Mc 1:17; - E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens"

Tome a sua cruz - Mc 8:34; - Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Sirva - Jo 12:26; - Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

2. Aprenda a lidar com o pecado

Aprenda a lidar com a inveja - 1 Sam 18:7-11; - Enquanto dançavam, as mulheres cantavam: "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". Saul ficou muito irritado, com esse refrão e, aborrecido disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?" Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes.

Aprenda a lidar com pecados ocultos / transgressão - Sl 32:3-5; - Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.  Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa

Aprenda a lidar com a ira - Mt 5:22; - Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Aprenda a lidar com seus desejos e cobiças Mt 5:28; - Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

3. Livre-se da preguiça espiritual

Acorde pra vida - Pv 6:6-9; - Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?

Trabalhe - 2 Tes 3:11-12 - Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

Seja Diligente - Pv 10:4-5; - As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.

4. Escolha como crescer

Orando ao Senhor - 1 Sm 1:26; - e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor.

Aceite os planos do Senhor – Jer 29:11; - Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. 

Obedeça – Dt 28:1-2; Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:

Trabalhe - Col 3:23; - Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 

Estude, busque o conhecimento - Provérbios 24:3-4; - Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. 

Deseje somente o que é bom - 1 Ped 2:1-2; - Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.

5. Decida ser discípulo

Seja humilde - Mt 10:24-25, 42; "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

Ame mais o Senhor - Lc 14:26-27; "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.

Renuncie-se - Lc 14:27,33; - E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo... Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

6. Dedique sua vida visando ter um crescimento espiritual constante

Busque os caminhos do Justo – Pv 4:18; - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Cresça diante de Deus e dos homens – Lc 2:52; - E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

Ajude as pessoas crescerem - 2 Co 10:15; não nos gloriando além da medida em trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, à proporção que cresce a vossa fé, seremos nós cada vez mais engrandecidos entre vós, conforme a nossa medida.

Cl 1:9-10; - Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais.

Desenvolva suas qualidades – 2 Ped 1:5-8; - Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

__________________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 03 de junho de 2017

IDPB Liberdade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte