A busca de DEUS

A busca de DEUS


 “E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. Atos 13:22

1. Qual é o desejo do seu coração? Como você será lembrado?

A forma como um homem será lembrado sempre é descrito em seu epitáfio. O epitáfio é um resumo em pouquíssimas palavras a respeito de uma pessoa.

O epitáfio de Davi foi escrito pelo próprio Deus e falava de quem era Davi quando ele era ainda uma criança.

2. O que podemos aprender com Davi?

a.     Derramou muito sangue em toda sua vida – “A palavra do Senhor, porém, veio a mim, dizendo: Tu tens derramado muito sangue, e tens feito grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim”. 1 Crônicas 22:8

b.    Cometeu adultério com Bate-Seba - “Então Davi mandou mensageiros para trazê-la; e ela veio a ele, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); depois ela voltou para sua casa”. 2 Samuel 11:4

c.      Mandou executar o marido da Bate-Seba – 2 Samuel 11:5-17

d.    Davi teve várias esposas - 2 Samuel 3:1-5

e.     Davi foi um pai negligente, e sua família sofreu muito com brigas e tragédias – 2 Samuel 13:15-18, 28-29; 2 Samuel 18:33

f.       Davi fez um senso de suas tropas contra a vontade de Deus, fez isso de forma orgulhosa e isso provocou a morte de 70 mil pessoas, causada por um peste – 2 Samuel 24:1-17

Mesmo Davi cometendo muitos erros que causaram a morte de pessoas, Deus ainda declara – “Achei a Davi homem segundo o meu coração”. Como pode ser isso? Como Deus poderia elogiar um homem com a vida cheia de erros?

Davi procurou – BUSCOU, ser um homem reto em tudo o que fazia, sempre buscava à vontade Deus, buscava a palavra de Deus, mas tinha o pé de barro. Foi a graça de Deus que o achou e ele foi aceito diante de Deus.

Em Jeremias 5:1, fala do tipo de homem que DEUS busca, fala do tipo do coração que DEUS busca. "Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade”.

DEUS anda em busca de um coração. Como está o seu?

3. A graça fortalecedora de Deus.

Não existe outra explicação para que um homem como Davi possa ser aceito diante de DEUS. Ele não merecia ser abençoado por DEUS. Mas, no fundo de seu coração ele tinha um desejo justo - o desejo de agradar e fazer a vontade de DEUS.

Quero lhe fazer uma pergunta muito simples: você quer ser uma pessoa segundo o coração de Deus? Vou simplificar a pergunta: Você sente o desejo de fazer a vontade de Deus?

Talvez você ache isso impossível, por que temos a tendência de dar um passo para frente e três para trás em nossa caminhada com Cristo. E você acha que é algo inatingível ser uma pessoa segundo o coração de Deus.

Você pensa dessa forma porque tem consciência dos erros que pratica. Mas você deve lembrar de uma coisa: Deus olhou para o coração de Davi. E Deus olha para seu coração – olha diretamente para aquilo que lhe motiva. Por isso podemos confiar na graça divina. Ela nos capacita e nos fortalece, sem ela é impossível ser crente.

4. Quando Deus olha para sua vida, o que Ele procura?

a.     Será que ele procura perfeição ou arrependimento? Todos nós pecamos. Em Romanos 3:10, o apóstolo Paulo afirma – “Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer””;

b.    Jesus foi o único homem perfeito – ele foi um homem completo e segundo o coração de Deus. Ele foi capaz de cumprir todas as coisas. Mateus 3:17 - Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".

c.      Ele foi capaz de morrer pelos nossos pecados, pagando o preço para que o amor de Deus fosse conhecido. Romanos 5:8 - “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.

d.    Jesus Cristo foi o perfeito sacrifício oferecido por nossos pecados, por causa da sua morte, podemos ser purificados da nossa transgressão e nos aproximar do trono da graça. Hebreus 4:16 – “16 Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”.

5. O que significa então ser cristão?

a.     Significa olhar para Deus e sua graça. Efésios 2:8-9 – “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

b.    Não significa que vamos deixar de pecar, mas que vamos ter a chance de poder escolher em pecar ou não.

c.      Significa termos uma nova natureza – 2 Coríntios 5:17 – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”!

6. Qual é o desejo do seu coração?

a.  O desejo de Davi era seguir a vontade de Deus e o seu qual é?

b.  Será que quando Deus olha para você Ele pode dizer de você: “Eu descobri que você é um homem ou mulher segundo o meu coração”.

c.   O que eu tenho que fazer então? Você precisa aceitar Jesus como seu senhor e salvador. Ou fazer novamente uma nova aliança com Jesus. Jesus é o presente de Deus para humanidade. Sem Jesus não há salvação!

d. Você pode orar assim:
Querido Jesus, eu reconheço que sou um pecador (a), e que preciso de um salvador. Eu me arrependo de meus pecados que foram e tem sido muitos; te peço o teu perdão. Creio que tu morrestes na cruz por causa das minhas ofensas, mas que tu ressuscitastes e tens todo o poder sobre o pecado e a morte, por isso quero te receber como meu Salvador pessoal, entra na minha vida, Senhor Jesus, ajuda-me a te seguir e te obedecer.

___________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro 
IDPB Liberdade
Manaus, AM 30 de julho de 2017


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte