Perda do Domínio da terra

A guerra de Adão
1º dia de Jejum

Perda do Domínio da terra
Genesis 3:1-6

“Evite a força e ataque a fraqueza. Não ataque todos os pontos de uma só vez, ataque os postos avançados, e vá ganhando paulatinamente. Após cada batalha se ganha um entendimento melhor de seu inimigo”. Sun Tzu


1.       O diabo é um inimigo sagaz – o mais sagaz de todos os animais.

2.       Ele tem um engodo – uma mentira escondida em uma pergunta.
a.       Ele quer mudar o foco da mulher, da gravidade do problema de comer da árvore.

3.       Ele leva a mulher a explicar a ordem de DEUS.
a.       Quando Eva explica minimiza a gravidade do problema e muda o foco da ordem de DEUS para a árvore.

4.       O inimigo tem uma resposta pronta e um argumento bem lógico e racional. (4-5) Certamente não morrerás.
a.       Agora o diabo tem uma lógica infalível. Ele tem certezas, por isso ele doutrina sem titubear – só ele tem razão, não existe espaço para a dúvida, não existe espaço para discordar, não existe o livre arbítrio.

b.       Só quem dá espaço para a livre manifestação é o próprio DEUS. Ele deu o livre arbítrio.

c.       Eu posso questionar, posso pensar, posso falar, posso me expressar, mas não posso transgredir, porque isso não é livre expressão, mas, anarquia. Tudo o que quebra princípios, descumpre leis e fere o senso comum não é expressão, é transgressão.

5.       O problema não era contra Adão, mas sim uma oposição direta contra o Criador. Por isso satanás torceu as palavras de Deus, mostrou algo mais, o oculto.
a.       O homem sempre busca o desconhecido. Sempre busca o oculto, o místico, o extraordinário e nessa busca sega encontra satanás. As coisas de DEUS são sempre claras e objetivas, mas o homem continua buscando o oculto nas palavras de DEUS. O oculto ele revela aos que buscam intimidade com DEUS.

6.       O propósito não era derrubar Adão, mas sim o domínio e o controle da terra e de toda a raça que viria após eles. Caim foi o inicio da desgraça que viria a seguir.

7.       O diabo tem um problema com o homem por causa de DEUS. Ele usa o homem para ferir os sentimentos de DEUS. Ele joga o homem contra DEUS, quando faz com que o homem se oponha aos mandamentos e ordenanças.

8.       O homem perde o domínio quando peca. Ele perde pra quem? Pra quem habita na terra, o diabo.

9.       O pecado é do diabo, o domínio é do homem. Quando o homem transgride e peca, ele troca seu domínio pelo pecado. Ele negocia com o diabo – o diabo dá o pecado e homem entrega o domínio.
Aplicação:
1.       Como anda o nosso domínio?

2.       Temos negociado com o diabo?

3.       Que tal negociarmos com DEUS?

4.       Que tal pegarmos de volta o domínio? Como? Por Jesus Cristo, reconhecendo que ele é o SENHOR de nossa vida e entregando o nosso pecado a Ele, e recebendo dele de volta o domínio. Ele foi o único que venceu o pecado.

5.       Ore comigo: Senhor Jesus. Te reconheço como meu salvador, meu libertador. Tu tens todo o poder nos céus, na terra e nas profundezas, e somente em ti eu sou mais que vencedor, então eu reconheço que sou pecador e te entrego o meu pecado, e peço que o Senhor me dê o meu domínio, eu quero a tua liberdade, o livre arbítrio. Amém!

 
-----------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 01 de agosto de 2013
1º dia de Jejum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Movimento da Rua Azusa

Célula, o lugar do amor - 02

Porta nos céus