Guerra contra os deuses da prostituição e da idolatria

Guerra com os midianitas
7º dia de Jejum
Guerra contra os deuses da prostituição e da idolatria
Números 31:1-8; 13-17 

O SENHOR deu a Moisés, como uma das suas últimas incumbências oficiais antes de morrer e passar para o além, a eliminação dos midianitas que se encontravam na terra de Moabe. Esses haviam se afastado do território ao sul de Canaã, onde vivera Jetro, o sogro de Moisés, e aliando-se aos moabitas, caído em idolatria com eles.
Preparando esta nova geração de israelitas para os combates que tinham à frente para conquistar sua terra, o SENHOR enviou mil homens de cada tribo (um entre cinqüenta combatentes do seu exército) para uma expedição punitiva. Os midianitas foram escolhidos como alvo, porque haviam se juntado aos moabitas, para alugar os serviços de Balaão para amaldiçoar os israelitas, e seguido o seu conselho para seduzir os homens de Israel com idolatria e licenciosidade. Vinte e quatro mil israelitas haviam morrido por causa de uma praga que lhes veio em conseqüência (capítulo 25:9).
Os midianitas tipificam o mundo: o servo de Deus deve separar-se espiritualmente do mundo de hoje. Virá o dia em que os que introduzem heresias e corrupção dentro da igreja serão punidos, assim como a serpente que enganou a humanidade será lançada no lago de fogo e enxofre. 

1.        Quem são essas pessoas, os midianitas?
a.        Os midianitas eram os filhos de Midiã, que era filho de Quetura com Abraão. Quetura foi a esposa de Abraão quando Sara morreu.
b.        Logo os midianitas eram primos legítimos de Israel. E eles não seriam molestados pela povo de Israel.
c.        Eles são os que venderam José para Potifar no Egito. Gn 37:26
d.        Gideão venceu eles na guerra. Jz 7:2 

2.        DEUS deu uma ordem para Moisés vingar o povo dos midianitas, porque? (VV.2)
a.        Por quê? Porque eles alugaram um profeta chamado Balaão para amaldiçoar o povo hebreu.
b.        Eles não seriam tocados por serem filhos de Abraão.
c.        Balão ensinou como os moabitas e midianitas poderiam vencer a Israel na guerra, através do pecado sexual casado com a idolatria. (vv.16) 

3.        Dois sacerdotes, duas causas diferentes.
a.        O primeiro é Balaão – era um profeta que tinha visões de DEUS e ao que parece tirava proveito disso para causa prória.
b.        O segundo é Finéias, filho de Elezar e neto de Arão o sumo sacerdote – foi um sacerdote zeloso da causa de DEUS.
Balão foi seduzido por muito dinheiro pra amaldiçoar a Israel, muito embora DUES não o tenha permitido. Números 22; 23; 24.
Ele fizera muitas tentativas para isso, mas não deu certo, então ele lançou mão de uma tática maligna, ele ensinou que as mulheres midianitas que a história conta que eram muito bonitas e sedutoras, poderiam seduzir os homens de Israel levando-os a se prostituir diante de seus deuses. Nm 25:1-3
Balão foi morto na guerra e sua memória foi preservada como a de um falso profeta. Apocalipse 2:14
Finéias, filho do sacerdote Eleazar, viu o que estava acontecendo, viu o desrespeito que os homens estava tendo com Moisés e a tenda da Revelação, ficou indignado, e num acesso de zelo matou o jovem que desrespeitosamente levara uma jovem midianita para sua tenda. DEUS viu a intenção do coração do jovem Finéias, e fez uma aliança de paz com ele e sua descendência, onde afirmava que sempre teria sacerdócio perpétuo. 

4.        Essa guerra era uma guerra espiritual.
a.        DEUS mandou mil homens de cada tribo e sobre eles como sacerdote Finéias.
b.        Eles levaram vasos santos do templo e as trombetas de prata. Utensílios que serviam para as celebrações no templo.
c.        Finéias foi o jovem que tomou o zelo de DEUS para si, ele já tinha parado antes a praga que destruíra 24.000 homens 

5.        Aplicação:
1.        Hoje vivemos momentos de muita guerra espiritual contra:
a.        Prostituição
b.        A idolatria
c.        Simonia - Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar de São Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.
 

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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB monte Horebe
Manaus, Am 07 de agosto de 2013

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