A fé de Abel – que faz sacrifícios


A fé de Abel – que faz sacrifícios

O que é fé?
Hebreus 11:
Dízimos e Ofertas, abrem as portas da prosperidade ...“1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.”

  1. Firme fundamento das coisas que se esperam (vv.1) – fala da forma como você acredita, este versículo fala de fundamento, no que a sua fé está sendo fundamentada? Você à fundamenta na palavra de DEUS.
O que você espera está escrito na palavra de DEUS? São coisas criadas com propósito de louvar e engrandecer o nome do SENHOR?

Se estiver, fundamentada na palavra de DEUS, porque a palavra do SENHOR é o mais firme fundamento que pode existir. Logo o que você espera vai acontecer indubitavelmente.

  1. E a prova das coisas que não se vêem (vv.1) – as coisas que você espera, muito embora você não enxergue, com seus olhos, elas irão acontecer e provar que elas existiam dentro de seu coração. Quando você crê o Senhor moverá até as montanhas, para realizar o desejo de seu coração se isso estiver no propósito de DEUS.

  1. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (VV.3).
Quando Deus criou o mundo, nada existia, porém ele trouxe a existência tudo o que nós conhecemos, através de suas palavras – haja, e houve, haja, e houve de novo, e de novo, e de novo. Mas quando foi a vez do homem Ele disse: “Façamos ele a nossa imagem e semelhança”.

Por que ele criou o homem com suas próprias mãos? Porque tudo o que ele criara ele criara para o homem, e por causa do homem.

  1. Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.”
Gênesis 4:
1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

1. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor (VV.3) – Observe que, quem tomou a iniciativa de ofertar, foi Caim e não Abel. Abel como sendo o irmão mais novo certamente, viu o irmão mais velho fazer e fez o mesmo só que melhor. Porém a iniciativa foi de Caim. E por que Deus se agradou mais de Abel que de Caim?

2. Trouxe Caim do fruto da terra uma oferta (VV.3) – Observe também que a oferta de Caim fora do fruto da t. erra e não fruto de um coração sincero. Não nasceu no coração de Caim o desejo de ofertar algo que realmente mostrasse que havia gratidão em seu coração.

A impressão que da quando lemos este texto, é que Caim ajuntou o que havia de dar. Neste texto não fala que ele trouxe ao Senhor, o fruto do que ele plantara. Mas sim o fruto da terra. Será que Caim ajuntou uma oferta ao Senhor.

3. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura (VV.4) – agora percebemos que Abel, trouxe uma oferta do melhor que havia no seu rebanho, a ovelha mais gorda, a mais bela, o que havia de melhor. Do fruto de seu trabalho.

4. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta (VV.3) – o Senhor observou o coração de Abel, e viu que era um coração grato, um coração que amava ao Senhor, um coração que queria agradar a DEUS. Por isso o senhor atentou para Abel. Primeiro para Abel e depois para sua oferta.

5. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.(VV.5) – de quem era a culpa de o Senhor ter aceito a oferta de Abel e rejeitado a de Caim? Era de Deus? Era de Abel? Ou seria dele mesmo, claro que dele mesmo.

Algumas pessoas querem ser aceitas por DEUS, mas não querem fazer o que agrada o seu coração.

Este pequeno texto não fala de oferta, ou de como o DEUS se agrada de nossas ofertas, mas de como podemos agradar a Deus. De como DEUS pode se agradar de uns e se desagradar de outros. A fé é o meio pelo qual podemos agradar a DEUS, porque sem fé é impossível agradar a DEUS.

Abel pela fé ofertou ao Senhor, e hoje ele é lembrado por isso. Deus antes de se agradar de sua oferta Ele vai se agradar do seu coração. Tome atitudes agradem o coração de DEUS.


IDPB/Monte Horebe
Ronildo da Cruz Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Movimento da Rua Azusa

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Tributai ao Senhor

Porta nos céus