O PODER DE UMA DECISÃO - Pr Calede Santana
O PODER DE UMA DECISÃO
INTRODUÇÃO
Decisão é uma escolha; é tomar um caminho; é escolher por uma direção. Decisão é um PODER! Esse é um dos maiores poderes dados ao ser humano, pois foi Deus que concedeu ao homem o poder de DECISÃO. Quando o Senhor criou o homem, Ele deu o poder de escolha. Você tem esse poder. Hoje queremos convidar você a meditar nesse tema: O Poder da Decisão!
1 - A DECISÃO DE FORMAR O HOMEM — (Gênesis 2:7).
“Então, o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.” Observamos aqui que houve uma decisão do criador quanto ao homem. Você é fruto da decisão do criador! Entre as escolhas e opções, Ele escolheu você!
2 - A DECISÃO DE FORMAR A MULHER — (Gênesis 2:18).
“O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.” Mais uma vez vemos o agir de Deus fruto da sua própria DECISÃO, o homem poderia continuar só, mas Deus DECIDIU se mover, decidiu operar, decidiu FORMAR. Então, Ele forma a mulher, aquela que será a companheira, auxiliadora, que completaria o homem. Mulher, você é fruto da DECISÃO DO SENHOR!
3 - A DECISÃO DE ABENÇOAR — (Gênesis 1:28)
“E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” O Senhor não apenas formou o homem e a mulher, Ele os ABENÇOOU. O que é essa benção? É Deus dando DESTINO ao ser humano; É Deus liberando vida, Ele destinou posteridade, força, saúde, sabedoria, poder, autoridade, domínio. Deus tomou a decisão de ABENÇOAR!
4 - O PODER DA DECISÃO FOI DADO AO HOMEM — (Gênesis 2:16-17).
“E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” Pela PRIMEIRA VEZ, as mãos agora estavam no volante. Adão e Eva agora têm o controle do jogo. Eles podem andar e usufruir de todo o jardim. Deus tomou a decisão de entregar ao homem o poder da DECISÃO!
5 - A DECISÃO DO HOMEM E DA MULHER — (Gênesis 3:6)
“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu.” O ser humano tem que fazer essa escolha. Adão e Eva podiam construir o mundo em paz e harmonia com Deus. Ao invés disso, decidiram seguir o seu próprio caminho e dar ouvidos ao diabo, a sua decisão abalou o destino da humanidade.
CONCLUSÃO
O que podemos aprender?
1º — Enquanto Deus estava no controle tomando a decisão, houve paz, harmonia, benção, vida, abundância.
2º — Quando o homem assumiu o poder da DECISÃO, houve desobediência, caos, vergonha, tristeza, dor, separação. Essa mesma realidade continua acontecendo hoje, as próprias decisões levaram muitos para uma realidade difícil. É possível mudar a rota? É possível fazer as coisas voltarem para o seu lugar? Sim! Hoje é o dia de você usar o poder que Deus te deu e tomar a decisão de entregar ao Senhor o controle, a condução, o volante da sua vida, da sua casa, então Ele fará tudo novo. Use o poder!
--------------------
Dízimo & Oferta
--------------------
UMA DECISÃO GENEROSA
Texto bíblico para leitura: Atos 4:36-37
“Então José, a quem os apóstolos chamavam Barnabé (que quer dizer filho da consolação), levita, natural de Chipre, vendeu um campo que possuía, trouxe o valor e o depositou aos pés dos apóstolos.”
1. UMA DECISÃO DE FÉ
Barnabé vendeu sua propriedade e entregou tudo voluntariamente, demonstrando que sua confiança estava firmada em Deus e não nas suas posses. Para ele, ofertar foi um ato de fé e entrega sincera. Estamos realmente confiando no Senhor quando semeamos no Reino?
2. UMA DECISÃO QUE FORTALECE PESSOAS
A generosidade de Barnabé foi um verdadeiro serviço ao Corpo de Cristo. Sua oferta contribuiu diretamente para ajudar os irmãos e suprir as necessidades da comunidade naquela época. Que possamos hoje também ser instrumentos de transformação, fazendo a diferença assim como Barnabé fez.
3. UMA DECISÃO QUE REVELA UM CORAÇÃO GENEROSO
Ao contrário de Ananias e Safira (Atos 5:1-2), que agiram de forma enganosa, Barnabé ofertou com sinceridade e integridade. Deus se agrada daqueles que confiam plenamente Nele e apresentam um coração voluntário. Que hoje nossa decisão de fé seja semear o melhor para o Senhor.
4. CONVIDO TODOS A FICAR EM PÉ E LEVANTAR O SEU ENVELOPE E DIZER
Pai, amado e santo, aqui está a minha oferta e o dízimo. Com amor e gratidão, entrego a Ti. Recebe nossas primícias no teu altar. Abre portas para mim. Cumpre em mim a tua boa Palavra, em nome de Jesus.
5. QUERO DECLARAR BENÇÃOS A VOCÊ
Que os seus celeiros sejam cheios. Que os seus lagares transbordem, que a sua colheita seja grande e maior do que você jamais imaginou e que você possa ver o agir de Deus. Que a saúde física, emocional e espiritual venha sobre você. Que uma porta se abra para você em nome de Jesus.
Comentários