ESTAREI COM ELE NA ANGÚSTIA
ESTAREI COM ELE NA ANGÚSTIA
Texto bíblico para leitura: Salmos 91:15
1. INTRODUÇÃO - Queremos a chamar atenção para as palavras dessa escritura: (1) Ele me invocará, (2) Eu lhe responderei, (3) Estarei com ele na angústia; (4) Livrá-lo-ei, (5) E o glorificarei. Nesta mensagem, queremos analisar a terceira. Estarei com ele na angústia.
2. O QUE PODEMOS ENTENDER COM ESSAS PALAVRAS? (1) Esta é uma escritura de cerca de 3 mil anos. (2) Aqui temos uma promessa de Deus. (3) A promessa é feita ao que habita no esconderijo do altíssimo. (3) A promessa de livramento e glorificação vem depois da angústia. Nunca antes. (4) O que vemos aqui parece ser o modo como Deus sempre age ou é a escola do Senhor.
3. ANGÚSTIA PELA FALTA DE VINHO (Jo 2: 3) - E faltando o vinho, a mãe de Jesus disse: não tem vinho. No meio de um casamento cheio de convidados, falta a bebida principal: O vinho. Será que o Senhor não poderia ter evitado tal constrangimento e feito que tudo funcionasse direitinho? Deus permite que nossas limitações nos alcancem para suprir ou preencher aquilo que falta.
4. A ANGÚSTIA DE NÃO TER PÃO (Mt 14:13-21) - O aperto dos discípulos: (1) O Mestre estava pregando para uma grande multidão. (2) Havia uma preocupação porque o lugar era deserto, já estava ficando tarde. Então, pediram que Jesus despedisse as pessoas para que fossem e comprassem comida para elas. (3) Jesus manda que eles alimentem o povo. E agora? Como? Com que recurso? Mas será que Deus nos manda fazer ou providenciar algo pensando em nossos recursos, ou nos recursos dele?
5. ANGÚSTIA EM ALTO MAR (Mt 8:23-27) - “Eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pela ondas; ele, porém, estava dormindo”. Somente uma pessoa que já esteve no mar ou atravessando um rio, sabe o quão angustiante é passar por uma situação como essa. Será que o Deus Emanuel não poderia ter preparado o mar e os ventos para lhes dar uma travessia calma e tranquila? Por que os discípulos de Cristo tiveram que passar por isso?
6. O QUE PODEMOS APRENDER? (Tg 1:3) - Por que temos que passar por apertos, por perdas, por inundações, por pandemias, por secas, por faltas, por perseguições, por enfermidades, por exames dolorosos? Tiago fala da prova da fé como sendo o processo que nos torna perfeitos em Deus.
7. APELO - Queremos chamar aqui na frente aqueles que têm passado por provas difíceis e que gostariam de apresentar isso diante do Senhor.
------------------
Dízimo e Ofertas
A OFERTA DOS FILIPENSES
Texto bíblico para leitura: Fp 4: 15 e19
1. E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e receber, senão vós somente;
(a) Paulo era um pastor missionário que andava de cidade em cidade levando a palavra de Deus, pregando o evangelho e plantando igrejas.
(b) Os filipenses não eram ofertantes eventuais, mas tinham o ato de ofertar como uma responsabilidade pela obra missionária de Paulo.
(c) Eles ofertavam sistematicamente para a obra missionária.
(d) E aquelas ofertas ajudaram Paulo a espalhar a palavra de Deus por muitas cidades, a ganhar muitas pessoas para Cristo.
2. Porém, o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.
(a) Essa é a benção de Paulo sobre a vida dos filipenses.
(b) A promessa de suprimento das necessidades
(c) Muitas pessoas querem essa benção, mas nem todos fazem como a igreja de filipenses.
(d) Hoje queremos fazer e ser como a igreja dos filipenses.
(e) Que hoje essa benção venha sobre você e sua vida.
3. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!
4. AGORA, EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.
Comentários