A PROVA DA FÉ - Pr João Nunes Santana
A PROVA DA FÉ
Texto bíblico para leitura: Daniel 3:17-30
1. NTRODUÇÃO - Queremos chamar atenção para as palavras dessa escritura: (1) Ele me invocará, (2) Eu lhe responderei, (3) Estarei com ele na angustia; (4) Livrá-lo-ei, (5) E o glorificarei. Nesta semana queremos aprender sobre a angústia que passaram os jovens Sadraque, Mesaque e Abednego.
2. OS TRÊS JOVENS NA FORNALHA DE FOGO
Todos deveriam adorar a imagem (v. 5) - O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro de 27,0 m de altura e 2,70m de largura. E todos deveriam adorar essa imagem. Quantas ordens autoritárias são dadas apenas para satisfazer o orgulho e a vaidade de governantes e autoridades que vão contra aos valores cristãos?
Punição para quem não adorasse (v. 6) - Alguém que não se prostrar e adorar a imagem seriam lançados imediatamente na fornalha de fogo. Déspotas sempre usam ameaças para intimidar e causar pavor e medo a todos os que pensam contrário. O preço era pagar com a própria vida. Que alternativas tinham esses três jovens?
Os três são denunciados (v. 12) - Uma queixa grave foi trazida diante do rei. Era como uma afronta à autoridade real. Depois, eles são chamados e indagados perante o próprio rei, e é lhes dada uma segunda chance. Será que podemos imaginar a pressão e angústia que estavam passando? (v. 13, 14,15)
Decisão firme de não adorar (v.15,16, 18) - E quem é o Deus que vos pode livrar das minhas mãos, disse o rei. Nosso Deus pode nos livrar, e se não, fica sabendo que ó rei que não serviremos a teus deuses e nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Quanta coragem, ousadia, firmeza e confiança! Será que arriscaríamos perder tudo, inclusive a vida, pela nossa fé?
Os três são lançados na fornalha (v.19-23) - Por causa da ira do rei, a fornalha foi aquecida sete vezes, os homens mais poderosos do exército foram chamados a prender e lançar os três imediatamente no fogo. O calor era tão forte que matou os homens do exército. Isto seria o fim e estaria tudo acabado, mas não para os crentes no Deus vivo.
A glória (v.24-30) - O rei se espanta, se levanta, pergunta se não haviam lançado três homens e como via quatro andando dentro do fogo? Chama-os para fora como servos do Deus altíssimo, percebem que nem cheiro de fogo havia neles, faz um decreto em honra ao Deus deles e os faz na Babilônia.
3. O QUE PODEMOS APRENDER? - (1) Fé é confiança, é certeza no Deus invisível. (2) Toda fé precisa ser provada, (3) A prova da fé não é feita no bem bom, mas na angústia. (4) A glória nunca vem antes da angústia. (5) Amigos nos dão conforto, mas é através da angústia que somos promovidos.
4. APELO - Queremos orar pelas aquelas pessoas que estão passando por angústia. Aqueles cuja fé está sendo provada. Aqueles estão sendo pressionados por alguém que está acima de você, e você depende dessa pessoa. Eles correm o risco de perder tudo. Aqueles que estão sendo denunciados por sua fé, e que sofrem ameaças.
-----------------------
OFERTAR –
UM DESAFIO E UM ATO DE FÉ
Texto bíblico para leitura: 1 Crônicas 29: 5b, 9, 14.
Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor? O povo alegrou-se diante da atitude de seus líderes, pois fizeram essas ofertas voluntariamente e de coração íntegro ao Senhor. E o rei Davi também encheu-se de alegria. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.
HOJE TEMOS UM DESAFIO DE COMPRARMOS UMA CASA PARA O SENHOR
1. ESTE RELATO PODE PARECER SIMPLES. - Sabemos que, muitas vezes, quando algo ou alguém nos constrange a oferecer algo, podemos ficar receosos. Aquele povo era tão humano quanto nós e pode ser que também tenham entrado em conflitos como:
Para que ofertar dos meus bens para a construção desse templo?
Quem me assegura que esse Salomão ainda tão jovem vai edificar a casa ao Senhor?
Isso de oferta não é para mim, vou deixar que as outras pessoas façam.
Preciso dos meus bens para cuidar da minha família. O rei tem muito, ele que faça oferta.
2. CONFLITOS COMO ESSES PODEM APARECER NA MENTE. - Essa passagem nos mostra que ofertar é um ato de fé. Primeiro, fé nas autoridades instituídas por Deus. São elas que nos fazem apelos, mostram necessidades e administram os recursos. Segundo, é crer que tudo o que temos vem do Senhor.
3. PORQUE TUDO O QUE TEMOS VEM DE TI, E DAMOS APENAS O QUE PRIMEIRO DE TI RECEBEMOS! (v.14b). A dificuldade em ofertar vem do medo de que aquele dinheiro possa nos fazer falta. E aí voltamos à questão da fé. É das mãos Dele que vem os recursos e é Ele quem deve administrar e suprir cada uma das nossas necessidades.
A oferta é parte da obra e do propósito de Deus. É um exercício, um hábito, uma prática, um dom e um ministério. Através da oferta, damos glória ao nosso Senhor e confirmamos que as riquezas vêm Dele, que domina sobre tudo. Confessamos que nós não somos dignos para ofertar voluntariamente o que das mãos Dele recebemos. Agora, quem hoje está disposto a ofertar dádivas ao Senhor?
4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!
5. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.
Comentários