PERDAS POR CRISTO

 PERDAS POR CRISTO

João Nunes Santana 🎧


Texto bíblico para leitura: Filipenses 3:7,8


1. INTRODUÇÃO — Quando eu era criança, eu me lembro, quantas vezes corri atrás de papagaio pelas ruas. Pegar um papagaio era tudo para mim. Estava disposta até a correr risco para pegar um. Que valor tem isso para mim hoje? As coisas mudam de valor à medida que vamos envelhecendo ou atingindo a maturidade. Quando envelhecemos valorizamos outras coisas que não valorizamos quando éramos jovens. Esse processo também ocorreu na vida do grande apóstolo Paulo.  


2. REPUTEI-O POR PERDA (v.7) — Ele disse: “O que para mim era ganho, reputei-o por perda”. Aqui visualizo que houve uma grande e profunda mudança de valores dentro no coração do apóstolo. Aquilo que ele achava importante, valioso, ou que ele valorizava.  Aquilo que desejava, cobiçava aquilo que prendia a sua atenção. Aquilo que o fazia correr atrás a todo custo. Seu foco de vida é outro. Agora ele valoriza, corre atrás, defende, briga e até corre risco de vida, por causa de Cristo.  


3. TENHO TAMBÉM POR PERDA (v.8) — Aqui temos outro tipo de perda. Aqui são coisas que ele abriu mãos voluntariamente por achar que não valia mais a pena. Não vou mais lutar por isso, não vou carregar mais isso nas costas. Já lutei, já batalhei, já briguei, já me sacrifiquei, já corri riscos, agora não vou mais. Tenho coisa mais importante para fazer. Agora vou lutar, vou batalhar, vou brigar vou me sacrificar pelas coisas de Cristo. 


Que coisas são essas? Às vezes interesses pessoais, vantagens individuais, competições interiores. Às vezes o querer mostrar que sabe mais, com mais capacidade, sendo mais inteligente, sendo mais bem-sucedido, que conseguiu dar mais passos, ter mais influência do que os demais. Paulo descobriu que nada disso tinha sentido. Por isso disse: tenho também por perda todas essas coisas por Cristo.   


4. SOFRI A PERDA — Aqui ele fala de outro tipo de perdas, as que ele sofreu ou são as perdas que lhe foram impostas, infligidas, ou que lhe foi obrigado. O que poderiam ser isso? Quem sabe eram títulos, posições, honrarias que lhe foram tiradas devido à sua decisão de seguir a Cristo. Por seguir a Cristo, Paulo sofreu a perda de todos os seus prestígios, reputação, influência, e posição na religião judaica. Ele ficou um proscrito. Seu nome foi apagado, esquecido, e tudo aquilo que tinha conquistado, lhe foi tirado e dado a outro. Ele mesmo disse: as considero como escoria. 


5. Que perdas ele sofreu?Ainda que também pudesse confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.


6. APELO


(a) Será que é possível andar com Cristo sem sofrer perdas? 

(b) O que você já perdeu por Jesus Cristo? 

(c) O que você precisa deixar para ganhar a Cristo? 

(d) O que você precisa abandonar para ganhar a Cristo?

(e) O que você precisa abrir mãos, renunciar, deixar para trás por causa de Cristo? 

(f) O que impede você de ganhar a Cristo?

(g) Não pense que foi fácil para Jesus, não foi fácil para Paulo, não será fácil para ninguém. Esse é o preço. Sem sofrer perdas não é possível ganhar a Cristo. 

(h) O que será que ele viu em Jesus que o deixou completamente louco por Cristo?     



__________^__________



Dízimos & Ofertas


OFERTA É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO

Ouça a mensagem aqui 🎧


Texto bíblico para leitura: Filipenses 4: 15,19


“E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”


1. Dar e receber são uma forma de comunicação — Paulo diz que quando partiu para Macedônia nenhuma igreja havia mandado uma oferta para ajudá-lo na sua obra missionária. E aí ele usa o termo comunicação. 


2. O que é uma comunicação? É a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. 


3. Quando damos nossas ofertas e dízimos estamos fazendo uma comunicação — Que mensagem estamos transmitindo? Será que não haverá respostas? Será que estou apenas mandando uma mensagem e não terei nenhuma mensagem de volta? 


4. Qual é a mensagem de volta? (v.19) — O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória por Cristo Jesus. A mensagem que recebemos é que o Deus do céu promete suprimento de todas as nossas necessidades. 


5. Levante seu envelope e declare — Senhor Jesus Cristo, receba o meu dízimo e a minha oferta de gratidão e amor, muito obrigado pelo seu amor, e cumpre em mim a tua boa palavra em nome de Jesus. 


6. Quero declarar uma benção sobre você — Que o Senhor abra as janelas do céu, e derrame uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para guardá-la, em sua vida e sua família em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte