SERIA DEUS INJUSTO?

SERIA DEUS INJUSTO?

Pr João Nunes Santana 🎧




Texto bíblico: Mateus 13:11,15

“A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não”. 



1. INTRODUÇÃO 


(a) Quem falou essas palavras foi Jesus Cristo. Exatamente aquele de quem é dito que nunca houve um homem que falou como ele. Mas essas palavras me deixaram preocupados. Ficava chocado e perplexo toda vez que lia essas palavras. Por que ele falou isso? 


(b) Por que “A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não”? (v.11) Estaria Jesus fazendo acepção de pessoas? Estaria Jesus amando mais um grupo do que outro? Por que os mistérios do reino são dados a um grupo e não a outro? Por que uns entendem as coisas de Deus e outros não? Por que os olhos de alguns se abrem e de outros não? Seria Deus injusto? 


(c) Por que “Mas a eles não”?  (V. 11) — Por quê? Por que Deus estaria negando para outros? Por que um grupo entende, e outro não? Por que um grupo conhece e outro não? Por que um grupo tem orientação celestial e outro não? Por que um grupo tem os olhos abertos e outro não? Por que um grupo tem luz e outros ainda vive nas trevas? Por que um grupo vai para o céu e outro não? Por que um grupo tem esperança após a morte e outro não? Por que um grupo faz parte da família de Deus e outro não? Por que um grupo tem seu nome escrito no livro da vida e outro não? Por que um grupo recebe o Espírito Santo e outro não? Por que uns dão e são prósperos e outros não? Por que para uns é dia e para outros é trevas e escuridão? 


2. PAULO EXPLICA PORQUE NÃO TEMOS MUITOS NOBRES E PESSOAS PODEROSAS NA IGREJA (I Co 1: 26,27) — “Porque, vede irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”; 


3. O SEGREDO ESTÁ EM COMO OUVIMOS A PALAVRA DE DEUS (v.15) — Preste bem atenção no que Jesus mesmo disse: “porque o coração deste povo está endurecido e ouviram de mau-grado com seus ouvidos, e fecharam os olhos, para não verem, ouçam com os ouvidos compreendam com o coração, se convertam e eu os cure”. 


4. JESUS FALA DE TRÊS COISAS: 


(a) Do coração endurecido — quando você ouviu a palavra, Deus está olhando para dentro do seu coração. E ali ele vê se você abre ou fechar a porta para ele. Se você recebe ou rejeita. 


(b) Do ouvir de mau-grado — Quantas vezes porque não gostamos da maneira como a pessoa fala, achamos que essa pessoa é inculta, ignorante, nunca fez uma faculdade, e não queremos ouvir o que Deus está falando através dele? 


(c) De fechar os olhos para não vê — Quantas vezes não gostamos da pessoa, ou julgamos pela aparência, ou achamos que a pessoa não tem o devido preparo, fechamos nossos olhos?   


5. COMO VOCÊ TEM RECEBIDO A PALAVRA DE DEUS?



____________________________



Texto para Ofertas


MOVIDOS PELO CORAÇÃO

Ouça aqui 🎧


Texto bíblico para leitura Êxodo 25: 2


“Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta. Esta é a oferta que deles…”


1. Quem está pedindo para trazer a oferta? Não é o homem, mas sim Deus, e ele usa o homem para isso.


2. De quem Ele pede a oferta? Dos filhos, mas antes de pedir a oferta, Deus já a havia dado, quando eles saíram do Egito. Deus nunca vai pedir algo que Ele já não tenha nos dado antes.


3. Cujo coração o mover para isso — Esta oferta deve ser feita com boa vontade e coração voluntário, não por obrigação. A nossa generosidade demonstra nossa boa vontade para com a casa de Deus e seus serviços. Assim como Deus libertou, proveu e protegeu os filhos de Israel ele queria ver os corações movidos de gratidão.


4. O Senhor te libertou, te deu vida, saúde e supre suas necessidades — Seu coração é grato ao Senhor? Você tem alegria em ofertar a Deus? Então faça isso de boa vontade.


5. Levante seu envelope e declare — Senhor Jesus Cristo, receba o meu dízimo e a minha oferta de gratidão e amor, muito obrigado pelo seu amor, e cumpre em mim a tua boa palavra em nome de Jesus.


6. Quero declarar uma benção sobre você: Que o Senhor abra as janelas do céu, e derrame uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para guardá-la, em sua vida e sua família em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB