PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS

 PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS

Ouça a mensagem aqui 🎧


Texto bíblico para leitura: Mt 6.12



1. INTRODUÇÃO


Nesta mensagem queremos estudar apenas as três palavras que Jesus falou nessa frase. Nessa primeira, vamos ver que se trata da relação homem versus Deus. Na semana que vem queremos tratar do trinômio; homem, seu irmão e Deus.  


2. DÍVIDAS (Mt 18:21-27) - Qual é a sua dívida para com Deus? Na parábola do servo incompassivo, Jesus explica o que seria essa dívida; 


  1. Jesus fala sobre um senhor que chamou seus servos para prestar contas. E trouxeram um que devia 10 mil talentos (v. 24) 


  1. O que seria 10 mil talentos hoje?


  1. Ora, cada talento (unidade de medida do dinheiro naquele momento) equivalia a 6 mil denários. E cada denário era igual a 1 dia de trabalho. Fazendo as contas: 1 dia de trabalho era igual a 1 denário


  1. 1 talento era igual a 6 mil denários, ou seja,  1 Talento era a 6 mil dias de trabalho. Em outras palavras, 1 talento era igual a pouco mais de 16 anos de trabalho. Caso a dívida fosse 1 talento, seria necessário que o homem trabalhasse para Deus por 16 anos, a fim de saudá-la. 


  1. Mas a dívida era de 10 mil talentos, ou seja, 60 milhões de denários. Mais de 164.383 anos de trabalho. 


  1. E como saldar essa dívida? Quem vive tanto tempo assim? Essa era uma dívida colossal e impossível de ser paga por uma pessoa. Era simplesmente impagável. 


  1. Não tendo ele com que pagar, mandou que fosse executada a dívida, ou seja, fossem vendidos tudo o que tinha, incluindo sua mulher e filhos. (v.25).


  1. Então, aquele servo, prostrando-se o adorava dizendo: senhor, sê generoso para comigo e tudo te pagarei (v. 26).


  1. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e lhe perdoou a dívida (v. 27)


3. PERDOAR - É o mesmo que absolvição, remissão, indulto, indulgência, misericórdia, isenção, expiação, mercê, anistia, e relevação. No sentido bíblico da palavra, temos ainda: 


  1. Afastar das transgressões (Sl 103:10) - Tanto quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões. 


  1. Tornar o escarlata em branco (Is 1:18) - Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve. Esse é o poder transformador de Jesus. 


  1. Apagar transgressões (Is 43:25) - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e eu não vou lembrar de seus pecados. 


  1. Um Deus grandioso em perdoar (Is 55:7) - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. 


  1. Como lançar os pecados na profundeza do mar (Mq 7:19) - Tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. 


  1. No sentido de remir (Ef 1:7) - Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados. Remir é o mesmo que comprar alguém num mercado de escravos. 


  1. No sentido de propiciação (1Jo 2: 1-2) - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também para o mundo inteiro. Propiciação é o mesmo que ser coberto com o sangue de Jesus.  


4. APELO


  1. A outra palavra que precisamos prestar bem atenção, é a palavra NOSSO. Aqui Jesus fala do meu e do seu pecado. Esse é o peso que você carrega em sua alma. A dor de sua consciência culpada, a mancha que você traz em seu coração,  a prisão que te arrasta para a ruína e destruição, a barreira que te impede de andar com Deus. 


  1. Hoje o Senhor Jesus Cristo está aqui para liberar o perdão em sua vida. Basta você dizer: Perdoa as minhas dívidas porque são mais do que eu possa pagar. Livra-me da morte porque o salário do pecado é a morte. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB