DEU AO FILHO TODO JUÍZO
DEU AO FILHO TODO JUÍZO
Texto bíblico para leitura: João 5:22
1. INTRODUÇÃO - Nunca homem algum falou como este Homem (Jo 7:46) - Estamos tomando algumas dessas fala de Jesus que homem algum falou. Na verdade nunca houve um homem como Jesus Cristo, suas palavras e ações o diferenciam de todos os que viveram antes e depois dele.
Por isso chamamos essa série de estudos de “Alegações de Cristo”. Nosso objetivo é que você possa colocar sua confiança não em uma religião ou denominação ou homem, mas na pessoa de Jesus segundo as Escrituras.
2. PORQUE TAMBÉM O PAI A NINGUÉM JULGA, MAS DEU AO FILHO TODO O JUÍZO (Jo 5:22) - O que Jesus está falando aqui?
(a) Que haverá um juízo? Que juízo é este? Paulo falou que este é o dia em que ele vai julgar os segredos dos homens por Jesus Cristo. Este é o juízo final quando todos comparecerão diante de Deus para prestar contas de nossa vida, de nossas decisões, ações e palavras. (Rm 2:16; 2 Co 5:10)
(b) A prerrogativa de julgar foi dada pelo Pai ao Filho. Quem vai está assentado no trono de juízo? É o próprio Filho de Deus, aquele mesmo que foi desprezado e pregado numa cruz. Todos seremos julgados pelo tribunal de Cristo.
3. POR QUE JESUS CRISTO SERÁ O JUIZ? (v. 27) - E deu-lhe o poder de exercer todo o juízo porque é o Filho do homem.
(a) Jesus está dizendo que a prerrogativa de julgar foi lhe dada de modo legítimo no que ele chama de poder para exercer todo o juízo. Como alguém que recebe uma procuração.
(b) Porque é o Filho do homem. Por sua ligação íntima com a raça humana. Ele esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens e humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de cruz, por isso Deus o exaltou. (Fp 2:6-11)
4. COMO SERÁ O JUÍZO DE CRISTO? (v. 30) - E o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Como é o juízo dos homens? Mas o juízo de Cristo é perfeito porque ele não busca fazer a sua vontade, mas a vontade de Deus. Ele não vai julgar pelo que ele acha que está certo ou errado, nem pensando em seus próprios interesses, ou em um benefício pessoal, mas segundo a palavra de Deus.
5. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A PRIMEIRA E SEGUNDA VINDA DE CRISTO? - Há uma diferença muito grande entre a primeira vinda e a segunda vinda de Jesus. Na primeira ele veio como o salvador humilde, rejeitado, sofrido e crucificado. Na segunda vinda, ele virá como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. (1 Ts 4:16)
6. EM TERMOS PRÁTICOS O QUE ISSO SIGNIFICA?
(a) Cada ação, cada decisão, cada palavra, estão tudo sendo contabilizado.
(b) Ninguém escapará deste juízo.
(c) Naquele dia toda injustiça será reparada. Atos 17.31
(d) Cada pessoa tem direito de escolher crer ou não nessas palavras.
(e) Hoje é o dia do perdão, da cura, da salvação (Mt 7: 22).
7. APELO:
Será que Jesus que tem todo juízo em suas mãos, ele não tem poder de julgar as injustiças que tenho sofrido? Será que ele não tem poder para restaurar os sonhos perdidos? A pureza perdida, a esperança perdida? A liberdade perdida? A vida perdida? O homem perdido? A mulher perdida? Será que ele ainda pode:
Abrir os olhos dos cegos?
Dar saúde ao doente?
Quebrar cadeias?
Restaurar a família?
Perdoar pecados?
Preparar o meu futuro?
Dar paz no meu lar?
Firmar os meus passos?
Ajudar-nos hoje?
_______________________
Dízimos & Ofertas
HONRE O SENHOR
Texto bíblico: SALMOS 116:12
O que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
1. QUE SENTIMENTO DEVEMOS TER QUANDO VAMOS DAR NOSSA OFERTA OU ENTREGAR NOSSOS DÍZIMOS AO SENHOR? Seria o sentimento de obrigação? Ou demonstração de riqueza ou prosperidade, ou de grandeza pessoal, ou mesmo observar para tirar algum proveito? Ou de enganar os outros fazendo de contas que vai dar algo?
2. DAVI FOI UM GRANDE OFERTANTE (I Cr 29:1-5) - Davi foi um dos maiores ofertantes que o mundo já conheceu. Em um único culto ele deu três mil talentos de ouro, sete mil talentos de prata, deu também ferro para as obras de ferro, madeira para as de madeira, pedras preciosas para as diversas obras da casa de Deus.
3. MAS, QUAL ERA O SENTIMENTO DE DAVI AO DAR SUA OFERTA PARA DEUS? - (a) Estou entregando para o homem, mas estou dando para ti, meu Senhor. (b) Porque tudo o que sou e tenho veio das tuas mãos para mim. (c) Eu nasci sem nada e tudo o Senhor tem me dado. (d) Os teus BENEFÍCIOS (coisas pelas quais não trabalhei e nem merecia) são inumeráveis e infinitas sobre a minha vida. (e) Isto é nada perante o que o Senhor já tem feito e ainda irá fazer por mim.
4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E DIGA, Senhor Jesus Cristo, aqui está a minha oferta de gratidão e o meu dízimo. Muito obrigado por todos os benefícios que o Senhor me tem feito. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.
5. QUERO DECLARAR BÊNÇÃOS SOBRE VOCÊ - Que os benefícios do Senhor te surpreendam esses dias. Que Ele derrame tantas bênçãos nessa semana sobre você e sua família que grandes portas se abram na sua vida. Que você tenha sempre gratidão de ofertar ao Senhor.
6. SOBRE A PESSOA QUE VAI FALAR SOBRE OFERTAS NO CULTO (ALGUMAS OBSERVAÇÕES)
7. NÃO DIGA: agora chegou a hora da oferta ou a melhor parte do culto (Que coisa horrível). Na verdade nem precisa falar a palavra "ofertas". Basta ler o texto bíblico e incentivar as pessoas a fazerem como Davi fez.
8. AO INVÉS DE USAR A PALAVRA OFERTA, vamos usar a palavra: MINHA EXPRESSÃO DE GRATIDÃO AO SENHOR.
9. NUNCA FALE PALAVRAS DURAS, nem obrigando, e nem usando de palavras para manipular as pessoas.
10. FALE COM ORAÇÃO E DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO, seja exemplo, estude o texto e fale com amor.
Comentários