COMO INVOCARÃO
COMO INVOCARÃO
TEXTO BÍBLICO Rm 10.13-15
INTRODUÇÃO: O apóstolo Paulo cita nesta passagem a condição bíblica exigida para a salvação do homem perdido que é invocar o nome do Senhor. Em seguida, aponta uma série de ações necessárias para que este homem seja capaz de invocar ao Senhor e ser salvo. Que ações são estas? O que precisa acontecer para que um homem seja levado à salvação? Veremos agora estas ações.
1. SE NÃO FOREM “ENVIADOS”, COMO PREGARÃO? (V.15).
(Is 6:8) Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Há uma necessidade muito grande de trabalhadores na seara de Deus. O mundo está carente de salvação e o Senhor está perguntando, A quem enviarei?
Há pessoas na sua casa, seu trabalho, sua vizinhança, sua escola, sua cidade, sua nação que só serão alcançadas por você.
O que você está esperando? Ele já te limpou, libertou, curou, te encheu do seu Espírito Santo e agora te envia ao homem perdido. (Mc 16:15) E disse lhes: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
2. SE NÃO HÁ QUEM “PREGUE”, COMO OUVIRÃO? (V.14)
Você está sendo enviado com um propósito definido: Pregar!
Pregar é anunciar as boas novas de Jesus Cristo. É contar ao homem perdido sobre sua vida, seus feitos, sua morte, seus milagres.
É levar o conhecimento de Deus através do ensino das escrituras sagradas para que o homem o conheça de modo pessoal.
A quem você está sendo enviado? Para quem você está pregando?
Com quem você está compartilhando o evangelho de Jesus Cristo? (2 Tm 4:2) Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
3. SE NÃO “OUVIREM”, COMO CRERÃO? (V.14)
(Rm 10:17) “De sorte que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus”.
Ouvir é perceber (som, palavra) pelo sentido da audição; dar atenção a; atender, escutar. Se houver alguém para pregar o evangelho, certamente, em algum lugar também haverá ouvidos para ouvir. Haverá alguém que dará atenção, escutará e atenderá as palavras de Jesus. E se houver alguém para escutar, a fé em Deus, deste, será despertada e ativada.
Quantos vivem na ignorância do conhecimento de Deus porque ainda não ouviram a pregação do evangelho?
Há muitos que crerão assim que seus ouvidos captarem o som da voz de um pregador anunciando as boas novas! Quem está ouvindo a palavra de Deus, pregada por seu intermédio?
4. SE NÃO “CREREM”, COMO INVOCARÃO (V.14).
Note que primeiro se ouve, em seguida sua fé é despertada e depois você crê! “Crer é: ser persuadido de, e, por conseguinte, pôr a confiança em, confiar”, significa, neste sentido da palavra, confiança e não mera crença.
Só alguém foi persuadido pela palavra de Deus (convencido pelo Espírito Santo) porá sua confiança no Senhor e será capaz de invocá-lo! Não se clama por alguém em que não se crê.
O Evangelho precisa ser anunciado para que o não crente ouça e creia que Deus os quer salvar. Porque somente se ouvirem da salvação do Senhor, crerão e invocarão o seu nome e assim serão salvas de seus pecados.
5. SE NÃO “INVOCAREM”, COMO SERÃO SALVOS? (V.13)
(Rm 10.13) Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Is 55.6); Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Invocar é: chamar, apelar, conjurar, evocar, pedir, implorar, recorrer, rogar, solicitar, suplicar, valer-se. Aqui está à condição para a salvação, invocar ao Senhor.
Quem chamar, pedir, suplicar, rogar experimentará seu socorro e salvação.
Mas, como alguém pode invocar aquele de quem nada se ouviu falar? Se não ouviu, não conhecerá e não invocará o auxílio do Senhor e permanecerá em seus pecados.
Quantos estão buscando ao Senhor ao seu redor?
CONCLUSÃO – Como o mundo será salvo se o crente não for enviado?
Como o mundo ouvirá, se o crente não pregar o evangelho? E se não ouvir como crerá? Se não crê, como invocará? Se não invocar ao Senhor como será salvo?
Perceba que Deus nos chamou e nos enviou a pregar sua palavra para que o perdido ouça, Creia e invoque o nome do Senhor a fim de que ser salvo. Você está ouvindo o clamor do perdido pela pregação? Quantas pessoas estão lá fora aguardando você cumprir sua missão para que sejam salvas?
Você está ouvindo o que diz o Senhor: A quem enviarei e quem há de ir por nós?
__________________________
Ofertas e Dízimos
DERRAMAREI TANTAS BÊNÇÃOS
Texto bíblico: Malaquias 3: 10
Tragam todos os seus dízimos aos depósitos do templo, para que haja provisão em minha casa. Se o fizerem", diz o Senhor dos Exércitos, "abrirei as janelas do céu para vocês. Derramarei tantas bênçãos que não haverá espaço para guardá-las! Sim, ponham-me à prova!
1. O Senhor nos deu o mandamento de entregar o dízimo. Por Sua vez, Ele promete “abrir as janelas do céu, e (...) derramar sobre [nós] tantas bênçãos que não haverá espaço para [guardá-las]”.
2. Suas bênçãos, porém, vêm a seu próprio modo e em seu próprio tempo e podem ser espirituais ou temporais.
3. Em épocas de dificuldade econômica ou familiar, as bênçãos prometidas pelo Senhor àqueles que fielmente entregam o dízimo será cumprida pois quem prometeu foi o Senhor.
4. Levante o seu envelope e diga, Senhor Jesus Cristo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Eu não estou dando para um homem, mas estou dando para ti. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.
5. Quero declarar bênçãos sobre você - Que você tenha sempre uma oferta e o dízimo para entregar para o Senhor. Que Ele derrame tantas bênçãos que não haverá espaço para guardá-las! E que nesta semana uma porta se abra para você e chuvas de bençãos venham sobre você e sua família.
Comentários