AS TRÊS FASES DA IGREJA

 AS TRÊS FASES DA IGREJA

Pastor João Nunes Santana 🎧



Texto bíblico para leitura: Atos 8.1,4



1. INTRODUÇÃO 


(a) Como nasceu a IDPB Manaus Moderna? - Há 34 anos atrás um casal juntamente com seu filho de 2 anos, começaram a fazer reuniões bíblicas e a convidar pessoas para virem a ouvir a palavra de Deus. Pessoas foram sendo alcançadas, vidas começaram a ser transformadas e hoje temos a IDPB Manaus Moderna. Mas o que Deus tem nos mostrado é que isso não é uma exceção, nem o mérito do seu pastor, mas é um princípio de Deus. É isso que queremos mostrar nesta mensagem.


(b) Qual é o nosso objetivo? Nossa visão é REPLICAR o início dessa igreja há 34 anos atrás. Estamos hoje em 2022 e hoje temos 61 Núcleos e nos próximos 3 anos queremos atingir o número de 100 núcleos espalhados pelo Brasil e fora. E em um espaço de 10 anos, ou seja, em 2032 queremos atingir 500 núcleos. 


Esse último número foi dado pela palavra profética de um pregador nigeriano que nos visitou. Ele falou que não teríamos apenas 100, mas teríamos 500 Núcleos. Tomei isso como uma palavra profética para a IDPB Manaus Moderna. Essa é a nossa missão. Se esse número fosse possível de ser alcançado com as nossas próprias forças, não seria de Deus. Mas porque é impossível, só atingiremos com a ajuda do Senhor.  


(c) A diáspora de atos (At 8: 1-4) - (1) Aprendemos que a igreja em Jerusalém tinha mais de 10 mil pessoas. Como era grande a comunidade dos crentes, isso começou a incomodar as autoridades religiosas; (2) Então surge a perseguição e todos se espalham por todas as cidades; (3) Mas como fruto dessa perseguição surge também muitas igrejas (v.4)


(d) Pregando para alguns ou pregando para todos (At 11: 19, 20) - Um grupo dos que foram dispersos por causa da perseguição, pregavam somente aos judeus (v.19) E outro grupo pregava também aos gregos e é dito que a mão do Senhor estava sobre eles (v.20). Então temos as três fases de plantação de igrejas (Mt 13:31,32) - Precisamos compreender como nascem as igrejas. 


2. A IGREJA COMO UMA SEMENTE (Mt 18:20) - Essa é a fase mais delicada da igreja, porque ela não tem nada. Conta a experiência que se você plantar uma semente direto em seu campo, quando as primeiras folhas brotarem, as formigas vem e comem as folhas e matam a planta.  


(a) Toda igreja grande hoje, um dia foi apenas uma semente. 


(b) Nesse estágio a igreja pode acontecer literalmente em qualquer lugar e sem quase nenhuma estrutura. Às vezes numa sala de um pequeno apartamento, às vezes em uma garagem, outras vezes debaixo de uma árvore ou numa praça. 


Mas a semente precisa ser levada por alguém. Quantos de nós já vimos igrejas que nasceram em quintais? 


Como disse Paulo em Rm 10: 14,15 como pregarão se não forem enviados? Aqui temos toda uma preparação. 


Como as sementes das futuras igrejas serão plantadas se não forem incentivadas a plantar? 


Isso fala de ligação, a semente não é independente da árvore que a produziu. Essa semente tem que carregar o mesmo DNA da sua árvore mãe. Isso fala de vínculo, de ligação, suporte e relacionamento e submissão. 


A semente não pode cortar o vínculo com a árvore que a gerou, se não, perde a identidade.


Todos nós viemos de um só tronco. Todos creram no mesmo Deus, recebemos do mesmo Espírito Santo e temos o mesmo Senhor e salvador Jesus Cristo.    


3. A IGREJA COMO UMA PEQUENA MUDA (Mt 13.31,32) - Mateus disse: O homem pegou nele semeou no seu campo. Lucas disse que um tomou o grão de mostarda e lançou na sua horta. 


Antes de plantar a semente é feito a muda onde a semente vai germinar. Ali você prepara bem a terra com adubos na dosagem certa para não queimar a planta, e espera ela germinar, ou seja, aparecer as primeiras folhas.


Mais uma vez temos nesse texto que um homem pegou nele e semeou em seu campo. O que significa isso? Tem um campo, quero plantar essa semente naquele campo. Ali precisa de uma árvore. Quero que essa árvore seja plantada ali. Isso fala de visão, preparação, trabalho estratégico, intencional e proposital de se plantar uma semente. 


Que estratégias têm para plantar sementes? Quantas sementes queremos plantar neste período de tempo? Em que campos queremos plantar? Que sementes temos preparadas para fazer essa plantação?    


Esse é um período delicado, precisa de muito cuidado e atenção porque a plantinha é muito frágil e qualquer coisa pode matá-la. Nesse momento a semente já germinou e aparecem as primeiras folhas, mas ainda é uma árvore muito pequena em um vaso.


Aqui aquela igrejinha sai da reunião da sala, ou da garagem ou do quintal e vai para um lugar alugado, ainda não próprio. Pode se mudar várias vezes até ser estabelecida em seu lugar definitivo.    


4. A IGREJA COMO UMA GRANDE ÁRVORE -  

  • Uma mangueira quando plantada da semente pode levar de 2 a 7 anos para florescer e produzir frutos. 

  • A goiaba produz frutos depois de 2 anos

  • O abacateiro produz frutos após 5 anos

  • Maracujá produz frutos entre 6-9 meses

  • A Jaca leva de 3-5 anos

  • Pitomba depois de 3 anos

  • A Tamareira leva de 80-100 anos para produzir frutos

  • E uma igreja? 


A plantinha vingou, cresceu e se tornou uma pequena árvore. Nesse ponto o sábio agricultor coloca a pequena árvore no seu lugar definitivo.  Quanto tempo foi preciso para atingir esse momento? Não foi do dia para a noite. É preciso tempo para começar a produzir frutos. Os frutos mostram que a árvore está saudável e os frutos se espalham levando o seu DNA.


Da mesma forma que árvores quando atingem a maturidade, produzem frutos que levam a sua semente para outros locais, assim também a igreja. Quando uma igreja atinge a maturidade? Ou quando uma igreja na fase dois atinge a fase três? Quando gera líderes que possa também se reproduzir. 


O salmista Davi fala no Salmo 1, que o justo é como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no tempo certo, as folhas não caem e tudo quanto faz prospera.




______________________

Palavra de Oferta    


OFERTA PREPARADA

Ouça o áudio aqui 🎧

Texto bíblico: Levítico 7:37,38


Essas são as instruções para o holocausto, a oferta de cereal, a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa e também para a oferta de consagração e a oferta de paz. 


O Senhor deu essas instruções a Moisés no monte Sinai, quando ordenou que os israelitas apresentassem suas ofertas ao Senhor no deserto do Sinai.


1. Ofertas que o Senhor ordenou a Moisés: Ofertas de cereais, pelos pecados, pela culpa e de consagração.


2. As ofertas ao Senhor não devem ser instantâneas.


3. Mas segue um preparo, na proporção que você vai recebendo o seu salário, ou lucros dos seus negócios. Você prepara a sua oferta ao Senhor. 


4. Levante o seu envelope e diga, Senhor Jesus Cristo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Eu não estou dando para um homem, mas estou dando para ti. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.


5. Quero declarar bênçãos sobre você - Que você tenha sempre uma oferta preparada para entregar para o Senhor. Até o dia que o Senhor enviará bênçãos maiores do que você jamais imaginou, e que nesta semana que uma porta se abra para você e chuvas de bênçãos venham sobre você e sua família.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte