O ALÍVIO DA ALMA
O ALÍVIO DA ALMA
Texto bíblico: Mateus 11.28-30
Introdução: Neste belo e maravilhoso texto bíblico o Senhor Jesus coloca alguns princípios que são básicos na vida cristã. Vamos estudá-los com a ajuda do Espírito Santo. A obediência ao princípio nos leva ao êxito.
1. CONVITE: “Vinde a Mim”
a – A importância do convite, pela pessoa que está convidando: Jesus, o Senhor, o Salvador, a verdade, o caminho, é aquele que tem o controle de todas as coisas,
É aquele que tem um plano na tua vida,
b – Quem é convidado? "Todos cansados e oprimidos”. Não há exclusão de grupos, pessoas e classes sociais, política ou religiosa. Todos são incluídos, uma vida sem JESUS gera cansaço, desgastes e opressão. Deus amou a todos em Cristo Jesus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira... (Jo 3:16)
c – Para os “Cansados e oprimidos” há uma esperança: “Eu vos aliviarei”. Cansados por lutas da vida, família, pelo casamento, problemas da autoimagem, por procurar emprego, por crises financeiras, por depressão, medo, enfermidade, solidão. Qual é o teu cansaço? Tem um convite muito especial para você.
d – É impossível recusar este convite; felizes são os que o aceitam. Todos os que têm sede são convidados às águas da vida. Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas. (Is 55:1b)
c - Só os humildes sabem dizer a importância desse convite. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6)
2. COMPROMISSO: “Tomai sobre vós”
a – O primeiro passo consiste em aceitar o convite, o segundo é assumir, comprometer-se.
b – O Compromisso leva ao noivado e então ao casamento. É quando os cônjuges dizem “Sim” um ao outro. Isso representa que você faz uma aliança com Ele, nós somos a noiva e ele o Noivo.
c – A figura do jugo lembra a canga que é posta no pescoço dos bois que ficam atrelados, presos debaixo da mesma canga. Isso facilitava aos bois a serem conduzidos. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. 3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome - (Sl 23:1).
d – Vida com Cristo é vida de compromisso. Ele diz: “Tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Ter compromisso requer responsabilidade, renúncias, servir.
3. CRESCIMENTO: “Aprendei de mim”.
a – Primeiro você vem a Cristo; o passo seguinte é você comprometer-se com Ele, e depois você entra no processo de crescimento.
b – Não há crescimento sem aprendizagem. O aprendizado é consolidado com a prática. É o exercício do que foi ensinado. Toda aprendizagem terá o dia da prova. O resultado da prova dirá se você realmente aprendeu ou não.
c – Por isso Jesus diz: “Aprendei de mim”. Este aprendizado é resultado de três práticas da vida cristã: estudo da Palavra, comunhão com os irmãos e oração e jejum. Estes três formam o tripé da vida cristã. Nenhum deles pode faltar na vida do cristão. Ele é o modelo
4. DESCANSO: “Achareis descanso para as vossas almas”.
a – O resultado na vida de uma pessoa que está praticando os princípios que aqui estudamos, naturalmente é o descanso.
b – Somos uma sociedade composta de pessoas cansadas, tensas, estressadas, ansiosas, preocupadas, desanimadas, derrotadas, aflitas, desesperadas, angustiadas. O mundo está doente.
c – O descanso é fruto de uma vida em Deus. Jesus Cristo é o nosso descanso.
d – Aproveite e pare de tentar resolver as questões da sua vida com a força do teu braço, com a força da tua inteligência, descanse nEle. Isso não quer dizer que você irá ficar de braços cruzados e sim fazer exatamente o que Ele ensinou
Conclusão: Esta é a bênção que Jesus veio trazer: o descanso interior. É só virmos a Ele, o seguirmos e cresceremos neste caminho.
Faça uma aliança com Jesus e tenha a sua vida mudada. Ele veio para que você tenha vida com abundância.
Comentários