O ALÍVIO DA ALMA

 O ALÍVIO DA ALMA 

Pr Emídio dos Anjos 🎧


Texto bíblico: Mateus 11.28-30


Introdução: Neste belo e maravilhoso texto bíblico o Senhor Jesus coloca alguns princípios que são básicos na vida cristã. Vamos estudá-los com a ajuda do Espírito Santo. A obediência ao princípio nos leva ao êxito.


1. CONVITE: “Vinde a Mim”

a – A importância do convite, pela pessoa que está convidando: Jesus, o Senhor, o Salvador, a verdade, o caminho, é aquele que tem o controle de todas as coisas,

É aquele que tem um plano na tua vida, 

b – Quem é convidado? "Todos cansados e oprimidos”. Não há exclusão de grupos, pessoas e classes sociais, política ou religiosa. Todos são incluídos, uma vida sem JESUS gera cansaço, desgastes e opressão. Deus amou a todos em Cristo Jesus. Porque Deus amou o mundo de tal maneira... (Jo 3:16)

c – Para os “Cansados e oprimidos” há uma esperança: “Eu vos aliviarei”. Cansados por lutas da vida, família, pelo casamento, problemas da autoimagem, por procurar emprego, por crises financeiras, por depressão, medo, enfermidade, solidão. Qual é o teu cansaço? Tem um convite muito especial para você.

d – É impossível recusar este convite; felizes são os que o aceitam. Todos os que têm sede são convidados às águas da vida. Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas. (Is 55:1b)

c - Só os humildes sabem dizer a importância desse convite. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6)


2. COMPROMISSO: “Tomai sobre vós”

a – O primeiro passo consiste em aceitar o convite, o segundo é assumir, comprometer-se.

b – O Compromisso leva ao noivado e então ao casamento. É quando os cônjuges dizem “Sim” um ao outro. Isso representa que você faz uma aliança com Ele, nós somos a noiva e ele o Noivo.

c – A figura do jugo lembra a canga que é posta no pescoço dos bois que ficam atrelados, presos debaixo da mesma canga. Isso facilitava aos bois a serem conduzidos. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. 2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. 3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome - (Sl 23:1).

d – Vida com Cristo é vida de compromisso. Ele diz: “Tome cada dia a sua cruz e siga-me”. Ter compromisso requer responsabilidade, renúncias, servir.


3. CRESCIMENTO: “Aprendei de mim”.

a – Primeiro você vem a Cristo; o passo seguinte é você comprometer-se com Ele, e depois você entra no processo de crescimento.

b – Não há crescimento sem aprendizagem. O aprendizado é consolidado com a prática. É o exercício do que foi ensinado. Toda aprendizagem terá o dia da prova. O resultado da prova dirá se você realmente aprendeu ou não.

c – Por isso Jesus diz: “Aprendei de mim”. Este aprendizado é resultado de três práticas da vida cristã: estudo da Palavra, comunhão com os irmãos e oração e jejum. Estes três formam o tripé da vida cristã. Nenhum deles pode faltar na vida do cristão. Ele é o modelo

4. DESCANSO: “Achareis descanso para as vossas almas”.

a – O resultado na vida de uma pessoa que está praticando os princípios que aqui estudamos, naturalmente é o descanso.

b – Somos uma sociedade composta de pessoas cansadas, tensas, estressadas, ansiosas, preocupadas, desanimadas, derrotadas, aflitas, desesperadas, angustiadas. O mundo está doente.

c – O descanso é fruto de uma vida em Deus. Jesus Cristo é o nosso descanso.

d – Aproveite e pare de tentar resolver as questões da sua vida com a força do teu braço, com a força da tua inteligência, descanse nEle. Isso não quer dizer que você irá ficar de braços cruzados e sim fazer exatamente o que Ele ensinou 


Conclusão: Esta é a bênção que Jesus veio trazer: o descanso interior. É só virmos a Ele, o seguirmos e cresceremos neste caminho.

Faça uma aliança com Jesus e tenha a sua vida mudada. Ele veio para que você tenha vida com abundância.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte