A TENDA DA CONGREGAÇÃO

 A TENDA DA CONGREGAÇÃO

Pr Tiago 🎧 

Texto: Êxodo 33. 7-11


1. LINHA DO TEMPO.  Israel tinha saído do Egito com aproximadamente três milhões de pessoas que estavam caminhando no deserto rumo à terra prometida. Entretanto, o povo tinha várias necessidades como: fome, sede, calor, frio, falta de casa própria, etc. Isso produzia no povo uma onda de murmuração que deixava os líderes em aperto e pressionados por todos os lados.


2. A TENDA DA CONGREGAÇÃO (v.7) E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação.  


A tenda era o lugar onde Deus falava com Moisés face a face, era o lugar da intimidade, de refrigerar a alma, de comunhão, devoção, adoração, louvor, gratidão, intercessão, meditação e revelação dos planos de Deus. 

 

Na tenda nosso caráter é moldado, somos confrontados, perdoados, limpos dos nossos pecados, transformados, convertidos ao Senhor e crescemos para glória de Deus.

 

3. OS BENEFÍCIOS >>Servir (v.11) E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor...  

 

Aqui temos Moisés treinando Josué, ensinando, forjando o seu caráter, formando a sua base e estrutura espiritual na tenda da congregação. 

 

A ordem nesse texto era que Moisés discipulava e Josué servia. 

 

Hoje as pessoas querem ser servidas, mas não querem servir. Jesus disse: maior é aquele que serve (Mc 10.43).  O padrão de Deus é servir ao próximo. Como igreja não podemos perder este princípio eterno do Senhor.

 

4. CRESCIMENTO. (v.11) Mas, o moço Josué nunca se apartava do meio da tenda.  

Josué era um homem que amava a Deus e era apaixonado pelas coisas concernentes à tenda da congregação. O que isso significa? Para ocorrer o crescimento na fé, é necessária a constância na presença de Deus, isso gera um equilíbrio na fé, que produz amor a sua igreja, ao culto, a oração, a palavra e ao serviço. Josué foi um homem que cresceu espiritualmente, intelectualmente e militarmente. Foi um dos maiores estrategistas de guerra, foi um homem completo. 

 

Você está crescendo ou já parou de crescer em Deus?

 

5. FORMA LÍDERES DE EXCELÊNCIA Dt 31:7 E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.  Josué antes de liderar, ele serviu. Atuou como espião na terra prometida, liderou a guerra contra os amalequitas e foi nomeado por Deus e Moisés na presença de todo Israel como líder da nação. O que podemos aprender nesse texto? É hora de nos posicionarmos como líderes que Deus escolheu para fazer a diferença. Não se esconda na tenda! Cadê os seus frutos? É hora de assumir responsabilidades que nos foi dada por Deus.

 

6. REVELA A MISSÃO Dt 31:7 Porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la. Deus não trabalha escondendo a sua vontade, Ele é claro e especifico na missão. Você não ficará sem respostas, o mesmo Deus que chamou Josué chama você hoje!  Onde você está?  Qual é a sua missão? Como você tem servido ao Senhor?

 

7. DEUS TE AJUDA A CONCLUIR O TRABALHO (Js 11:23).  Josué venceu as guerras, levou o povo à terra prometida e depois repartiu as terras conforme as suas tribos, ou seja, concluiu a missão de forma extraordinária.  Quantos filhos de Deus assumem um trabalho e deixam pela metade? Outros iniciam, mas depois esmorecem pelo caminho e existem aqueles que só de pensar já desistem. Amados, a nossa missão precisa ser concluída e Deus tem pressa nisso. Quantos desejam concluir a missão?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte