QUATRO TIPOS DE CORAÇÕES

Por. Pr John Nunes Santana

Texto bíblico para leitura: Mt 13: 1-23

CADASTRO

AMPLIA



1. INTRODUÇÃO (v. 3,4) - Algumas perguntas para entendermos bem o que Jesus está falando:


  1. O que é a semente? A semente é a palavra de Deus, a mensagem do Evangelho. Essa palavra é uma semente viva. 


  1. O que é semear? Semear é o ato de plantar ou espalhar a semente. Neste caso é o ato da pregação e do ensino da palavra de Deus.  


  1. Qual é o solo? É o coração do homem.    


  1. Quem é o semeador? É o próprio Jesus. Embora nós homens mortais estejamos pregando e ensinando a Palavra de Deus, quem está semeando em seu coração é o Senhor Jesus. Porque foi ele quem nos deu essa palavra para falar aos seus ouvidos.  


2. SEMENTE QUE CAI AO PÉ DO CAMINHO (v. 4 e 19) Então vieram as aves e comeram-na. O que é o pé do caminho? É o local fora do leito principal onde a semente deveria ser plantada. Ou seja, a semente não caiu no local certo.  


O que Jesus quer dizer com isso? É aquela pessoa que ouvindo a mensagem do Evangelho e não entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. 


Você entende o que Deus está falando? Quantas vezes ouvimos a palavra de Deus e deixamos o maligno roubar o sentido daquela palavra que Deus quer falar conosco, por meio de distrações?


Outras vezes pessoas ficam conversando na hora do culto, é o maligno roubando de você o momento precioso da adoração.    


3. SEMENTE QUE CAIU ENTRE PEDREGAIS (v. 5) - Onde não havia terra bastante, e logo nasceu porque não tinha terra funda, mas veio o sol, queimou-se e secou porque não tinha raiz. O que Jesus quis dizer com isso? Ele mesmo explica: É aquele que ouve a palavra de Deus e recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, mas chegando a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende (v. 20, 21).


Você sabe que o que segura uma grande árvore são suas raízes. São também as raízes que seguram a nossa vida no evangelho.


Raízes são experiências com Deus, é o mesmo que conhecer ao Senhor pela sua palavra. 


Tem raízes aquele irmão que gosta de estudar a palavra do Senhor. 


Você tem raízes? Quantos crentes há que não tem nenhuma raíz? Quando vêm os vendavais, as lutas, as tribulações, as perseguições, eles desmoronam.       


4. SEMENTE QUE CAI ENTRE ESPINHOS (v. 7 e 22) - E os espinhos cresceram e sufocaram-na. O que Jesus quis dizer com isso? Ele mesmo explica: É o que ouve a palavra de Deus, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra e a tornam infrutífera. 


Tem algo sufocando a sua vida com Deus? O que pode sufocar a nossa vida com Deus? O que tira o seu tempo para vir para igreja?


O que tem impedido você de dar passos com o Senhor? O que tem feito você desistir da liderança? 


Todas essas coisas que sufocam são os espinhos que Jesus fala em sua palavra. 


Todas as coisas e pessoas de Deus em sua vida, sempre vão te ajudar a se aproximar mais e mais do Senhor. Todo contrário a isso, é espinho.      


5. SEMENTE QUE CAIU EM BOA TERRA (v. 8) - E deu fruto; um grão produziu cem, outro sessenta e outro trinta. O que Jesus quis dizer com isso? É o que ouve a palavra de Deus e dão frutos, um produz cem, outro produz sessenta e outro produz trinta (v. 23). 


O que é a boa terra? Será que sou uma boa terra? Como saber se sou boa terra ou não?


Não existe uma terra perfeita. Toda terra precisa ser trabalhada, adubada, e isso é trabalho duro no campo.  Imagine o trabalho intenso para se preparar a terra para que se tenha uma boa colheita. 


Da mesma forma somos nós, precisamos deixar que o Espírito Santo trabalhe o nosso coração para que possamos ser boa terra. 


Em todo campo sempre tem mato, cobras, pedras, insetos que precisam ser retirados para que a terra venha ser boa para produção. 


Deixe o Senhor trabalhar o seu coração.


_______________________



_______________________

Dízimos, Ofertas e 

Doações voluntárias…

PIX: 51 99771-9791

Ronildo da Cruz Ribeiro - Nubank

_______________________


Gravataí, Viamão, Capinzal, 

Chapecó, Camboriú e Rivera - 21 e 22/05/22





Fale conosco:







Phone: +55 51 99771-9791 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte