Parábolas de Jesus - A OVELHA, A MOEDA E O FILHO.

 Pr. John Nunes Santana

Texto bíblico para leitura: Lucas 15; Mt 18:12-14.



1. INTRODUÇÃO - É com prazer que recebemos você hoje na casa de Deus. Neste domingo vamos mais uma vez aprender sobre as parábolas de Jesus. O Mestre divino ensinou muitas coisas por parábolas e hoje vamos aprender sobre três delas. O objetivo de Jesus era revelar mistérios do Reino de Deus usando comparações com coisas que eram bem conhecidas por seus discípulos. Essas comparações são chamadas de parábolas.   


2. A OVELHA PERDIDA (Lc 15: 4-7) – O que Jesus quer nos ensinar aqui? Com toda certeza absoluta, essa ovelha não tinha a intenção de se perder. Mas pelo desejo de conhecer novos e maiores pastos, se descuidou, separando-se e se afastando cada vez mais e mais do rebanho, vindo a se perder totalmente.  


Quantas ovelhas estão perdidas assim? Quantas não sabem mais o caminho de volta para o rebanho? Quantas estão isoladas e cercadas por lobos? Quantas foram por lugares que não deviam ir e se perderam? Quantas se descuidaram das instruções do Senhor, de sua Palavra, da sua revelação e dos conselhos que temos recebidos na igreja.


Jesus disse que o pastor divino deixa as noventa e nove e vai atrás de sua ovelha até achar e expressa grande alegria por encontrá-la (v.4, 5,6). 


3. A MOEDA PERDIDA (Lc 15: 8-10) – O que Jesus quer nos ensinar aqui? Que a moeda não anda por si mesma, outros devem movê-la. Ela não se perdeu por si mesma, outros a perderam. Então, no sentido geral da Bíblia ninguém pode destruir você. Só você é responsável por suas decisões, atos, palavras e destino. 


Entretanto, essa parábola nos ensina que há certas relações, negócios, envolvimento com pessoas que podem puxar um crente para fora da igreja, para longe dos caminhos de Deus.


Quantas moedas espirituais estão perdidas por que: alguém falhou, decepcionou, enganou, iludiu, ou deu um mau exemplo? 


Quantas moedas espirituais estão perdidas hoje porque alguém deu uma instrução errada? Ensinou o que não era certo, deu uma profecia falsa? 


4. O FILHO PERDIDO (Lc 15: 11-24) - Essa é a famosa parábola do filho pródigo. O que podemos aprender aqui?  


O caso do filho difere de todos os demais porque ele deliberadamente e sem nenhuma pressão tomou a decisão de ir embora. Ele deixou a casa de seu pai porque quis. Pegou a porção que lhe cabia e se foi para um país distante. Lá vivendo no pecado, gastou todo o que tinha vindo a padecer necessidades e ninguém lhe dava nada. 


Quantos filhos de Deus já foram embora da casa do Senhor? Quantas pessoas um dia já se sentaram nessas cadeiras? Mas olhando e vendo o brilho e a beleza sedutora deste mundo e pensando que lá fora é melhor, pegaram todas as suas coisas e se foram. Não houve pressão, ninguém as enganou, o pai fez tudo para ele ficar, mas ele se foi. 


O caso do filho pródigo fala do engano e da mentira plantado no coração. Temos que ter cuidado com o nosso coração. Você não sabe como é a vida lá fora longe do Senhor. (Pv. 4:23


Depois vem a dura realidade deste mundo. Só depois descobrem que o diabo é um patrão duro, que nesse mundo não há misericórdia e que o caminho do transgressor é cheio de dores. 





Palavra de Oferta e Dízimos

AS BENÇÃOS VEM DO SENHOR


Texto bíblico para leitura: Gênesis 14:19,20.


E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. 


1. As bênçãos vem do Senhor (V.19). Ele é dono de tudo, dos céus e da terra. Riqueza e honra estão no Senhor. 


2. Quem nos entrega as vitórias é Deus. Mas devemos entender que as bênçãos do Senhor são condicionais. 


3. Abraão deu o dízimo de tudo. Meus amados irmãos, a palavra de Deus, diz de tudo que vier em suas mãos, devemos devolver o dízimo ao Senhor.




_______________________

Dízimos, Ofertas e 

Doações voluntárias…

PIX: 51 99771-9791

Ronildo da Cruz Ribeiro - Nubank

_______________________


Gravataí, Viamão, Capinzal, 

Chapecó e Camboriú - 29/05/22




Fale conosco:







Phone: +55 51 99771-9791 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte