O verdadeiro Jejum - 3 As recompensas do verdadeiro Jejum
Texto: Isaías 58:11-14
1. (vv.11) E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
E o SENHOR te guiará continuamente - Deus sempre quer guiar o homem como um pastor guia suas ovelhas, ou mesmo um pai que conduz seus filhos.
Nos Salmos, Deus se manifesta como O PASTOR e isso pode ser visto em João 10:11; e também se manifesta como PAI em João 1:12.
E fartará a tua alma em lugares áridos - O que significa isso? Significa que como um bom pastor ele sempre conduz suas ovelhas a águas de tranquilidade para dar o refrigério que ele necessita. Sl 23:3 e Jer 31:12.
Também trata da forma como a MENTE, a psique humana sente o refrigério e sente satisfação mesmo na adversidade. Sal 86:13.
E fortificará os teus ossos - De forma metafórica, ossos indicam os sentimentos profundos - tratando que jamais a alma será entristecida, fala da qualidade dos relacionamentos afetivos (Gên. 29:14; Juí. 9:3; Jó 2:5; Sl. 42:10; Ef. 5:30).
Serás como um jardim regado - Para que serve um jardim? Um jardim é um lugar de contemplação, de beleza, de alegria e de prazer.
Um jardim regado quer dizer que nunca haverá falta de beleza, alegria e prazer ou gozo, ou regozijo. Também é chamado de jardim, lugares ricos e com propriedades bem cultivadas.
E como um manancial, cujas águas nunca faltam - A bíblia fala que rios de água viva brotarão do interior daqueles que creem no SENHOR Jo 7:38.
Nos Salmos 1:3, fala que isso é o resultado para aqueles que têm prazer na lei do SENHOR.
Este versículo continua tratando do resultado de uma vida dedicada aos outros, ou em benefício dos outros, isso significa, fazer algum sacrifício significativo em benefício do próximo.
Se um homem agir assim em favor de outros, haverá a luz de um novo dia para ele. Dissipará suas trevas interiores, e a melancolia será expulsa de sua vida. Será como a luz do meio-dia.
2. (vv.12) Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.
Quando agimos com piedade com aqueles a quem DEUS chama de desamparados; quando obedecemos suas ordenanças; quando reconhecemos nossos pecados e nos arrependemos e praticamos a justiça; quando nos voltamos para a sua PALAVRA, DEUS olha e trabalha para nós, por nossos filhos e para que os filhos de nossos filhos sejam abençoados, também reconhecidos e que tenham uma boa fama.
Eles serão chamados "reparadores das brechas" e considerados benditos por muitas gerações futuras.
E também serão chamados "restauradores das veredas", e o país será afetado por essa decisão. Todos Serão afetados.
Você será o motivo da benção. Tudo porque você tomou a decisão certa.
3. (vv.13) Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs.
O sétimo dia da semana era chamado de sábado e apenas esse dia tinha um nome. Os outros eram designados por números.
Não há registro de que o sábado tenha sido observado na época patriarcal, embora o início “teológico” esteja relacionado à criação divina de todas as coisas e ao descanso de Deus de seu trabalho (Gên. 2.2).
O início histórico na Bíblia é associado ao Pacto Mosaico. Observar o sábado tornou-se o próprio sinal do Pacto Mosaico.
Na teologia hebraica, esse dia sagrado comemorava a criação original e a redenção de Israel do Egito (Gên. 2.2; Êxo. 20.8,11; Deu. 5.15).
No início era um dia de descanso, mas gradativamente assumiu outro significado relativo à devoção e piedade.
O acúmulo de regras relacionadas ao sábado era sufocante na época de Jesus. O descanso oferecia a oportunidade de engajamento em louvor, estudo e, especialmente, na leitura das Escrituras.
A sinagoga transformou o sábado em seu dia sagrado mais importante. Ele se inicia na sexta-feira às 18h00 e vai até o sábado, às 18h00.
Em tempos modernos, a comemoração de modo geral inicia-se mais tarde, para permitir às pessoas que trabalham uma chance para chegar à casa de reuniões. As Escrituras são lidas, são pregados sermões e oferecidas orações.
Essa era uma instituição exclusiva aos hebreus antes de a ideia propagar-se a outros povos.
3. (vv.12) Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
Então te deleitarás no SENHOR - O deleitar no SENHOR não é uma ordem mas um estágio na fé, acontece quando o homem ganha maturidade na fé, não é somente agradar, mas é ter prazer de estar junto do SENHOR - Salmos 37:4.
Te farei cavalgar sobre as alturas da terra - Este texto faz alusão a Deuteronômio 32.13; 33.29; que trata da exaltação daqueles que amam ao SENHOR, eles caminharão nas alturas.
Te sustentarei com a herança de Jacó - DEUS é bom o tempo todo, e ELE quer ser a base de sustentação em todas as áreas da vida humana na terra e, isso fica muito claro em Mateus 6:33 - “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Aplicação:
Todos os homens querendo ou não serão guiados por forças metafísicas, e aqui vai uma pergunta: você prefere ser guiado por forças sobrenaturais desconhecidas ou pelo SENHOR DEUS?
ELE quer guiar, quer dar fartura, fortalecer, fazer de você um jardim regado, um manancial onde sempre haja vida e vida com abundância.
DEUS também quer tocar sua geração, seus filhos e descendentes - é plano DELE, que seus filhos sejam reconhecidos como homens de honra, homens que reconstruirão a ordem natural.
Seus filhos serão o alicerce para muitas gerações, serão lembrados como homens de grandes feitos.
Tudo isso é possível quando você reconhece e entende e pratica o verdadeiro Jejum.
Que o SENHOR te abençoe.
____________________________________
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, 16 de setembro de 2019.
Comentários