O verdadeiro Jejum - 2 O que DEUS espera de mim neste Jejum?
Texto: Isaías 58:6-10
Este sermão foi dividido em três partes. Do versículo 1 ao 5; do 6 ao 10 e do 11 ao 14.
1a parte - Como temos jejuado?
2a parte - O que DEUS espera de mim neste Jejum?
3a parte - As recompensas do verdadeiro Jejum!
1. (vv.6e7) O Jejum que agrada a DEUS.
Uma pergunta que sempre nos vem à mente é: O que será agrada a DEUS? no capítulo 1 de Isaías dos versos 10 ao 20 fala exatamente do que desagrada e do que agrada a DEUS. Diz assim:
Observe que todos os ritos religiosos eram observados pelo povo, mas em nada isso mudava o caráter do povo de DEUS.
Podemos ver que DEUS queria ver o resultado da pretensa comunhão que o povo tinha com ele.
O resultado seria visto na vida relacional do povo entre si e com seus irmãos.
O resultado do rito religioso deve ser o conhecer a vontade de DEUS.
Marcos 12:30-31. - “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
O Jejum que eu escolhi - foi DEUS que escolheu esse jejum e não o homem. O Jejum que estamos fazendo é o que DEUS escolheu ou foi eu que escolhi? Qual o Jejum que ELE espera de nós?
Que soltes a ligadura da impiedade; O que são ligaduras de impiedade - ou ataduras e amarras. Eram faixas usadas para prenderem os mortos; ou mesmo prisões.
Que desfaça as ataduras do jugo - Muitas pessoas estão presas injustamente. Outras são prisioneiras de demônios por causa dos pecados; outras têm seus sentimentos aprisionados por promessas que nunca são cumpridas, ou expectativa que nunca são satisfeitas e elas vivem um autoengano. Ou estão se sentido mortas espiritualmente - João 11; (história de Lázaro).
Que deixes livres os quebrantados - Pessoas que estão feridas, suas morais estão baixas, pessoas que estão desesperadas, pessoas que estão desanimadas por causa dos problemas. Estamos nos interessando por elas?
Que Despedaces todo jugo - Deus não quer que fique nenhum resquício de prisões em nossas vidas; nenhum sentimento aprisionado; nenhuma dívida; nenhuma dúvida - DEUS quer ver o homem completamente livre para o adorar e O servir.
Reparta o pão com o faminto; Obras gerais de amor e caridade tinham de estar envolvidas no dia do jejum, bem como em todos os outros dias.
Repartir o alimento com os famintos; dar abrigo aos destituídos; prover roupas; ajudar os parentes necessitados, o que poderia apontar para parentes literais ou “irmãos” israelitas, ou, idealmente, para ambas as classes.
Na igreja primitiva, os dias de jejum eram tempos de caridade especial. Mat. 6:1,16., também Mat. 25:36.
Naturalmente, não há sugestão de limites para as boas obras. Todos os dias devem ser dias de liberalidade.
Recolhas em casa o pobre desterrado - Dar abrigo aos pobres e abandonados; ou estrangeiros; pague um aluguel. Mateus 25:35-46.
Cubras o nú - Doe suas roupas, as melhores e não as piores.
Não te escondas dos da tua carne - Primeiro os domésticos da fé. Gal 6:10 (Gl 6:10 - “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”. -
Quantas vezes também fazemos isso, ajudamos os de fora mas esquecemos dos nossos.
Abandonamos nossos pais, nossos tios, avós, porque muitas vezes estão velhos e não temos mais tempo para eles.
Temos que fazer o bem, mas não podemos abandonar os da família.
2. (vv8) Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença...
Romperá a tua luz... - Luz é conhecimento, sabedoria e inteligência;
Grandes promessas são feitas aos generosos, os quais usam os dias de autonegação para servir ao próximo; ou melhor, usam todos os dias como oportunidades para fazer o bem ao próximo. Um novo dia raiará para o homem generoso; ele terá luz e será uma fonte luminosa para outras pessoas.
A cura brotará sem ser detida; muitas pessoas necessitam de cura e jejuam por isso, mas sua fé não tem o peso das boas obras.
As boas obras são o resultado de uma vida de fé, bem como a cura é o resultado de uma vida que faz a vontade de DEUS.
Diz aqui o hebraico, literalmente, que uma nova pele crescerá sobre a ferida aberta, sendo assim efetuada a cura (Jer. 8:22; 30.17).
Nesse caso, o homem também terá genuína retidão, em vez de retidão fingida, hipócrita. E também será uma fonte de ensino da retidão para outros, mediante palavras e ações.
A cura será literal, mas também espiritual e comum a todos.
As contendas terminarão. A sociedade será curada pela justiça social e pela gentileza pessoal…
Tua Justiça irá diante de ti; A glória do SENHOR será tua retaguarda - Uma proteção especial foi prometida mediante o uso de uma metáfora militar. Deus iria adiante, liderando o caminho, e também viria por trás, oferecendo proteção. As pessoas boas terão um inseparável acompanhamento, conforme Jesus disse: “E eis que estou convosco... “ (Mat. 28:19-20).
3. (vv9) - Então clamarás, e o SENHOR te responderá;
As orações serão ouvidas e favoravelmente respondidas. DEUS não deixará de atender as orações de tais pessoas.
Quando clamarem por Ele, Ele dirá: “Eis-me aqui”. Eles não sofrerão necessidade. E assim obterão grandes vitórias em sua vida e em suas atividades.
Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; - Porém, conforme o profeta relata, essas coisas só poderão acontecer se os jugos (as cargas) que as pessoas impõem aos outros forem retiradas; seria preciso que a gentileza e o amor governassem as coisas, pois, do contrário, as orações cairiam por terra.
Acusações, calúnias e incriminações precisavam ser descontinuadas. “O dedo apontado em riste, um gesto de desprezo e zombaria (Pro. 6:13).
Muitas palavras são ditas de forma iníqua, são chamadas por JESUS de palavras frívolas.
4. (vv10) E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
Aqui finda a forma como DEUS quer que o seu povo faça o jejum para ELE e inicia a forma como ELE se manifestará ao seu povo e, também as bênçãos que virão também a descendência de seu povo.
Se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita - aqui a necessidade não é mais de alimento mas de carinho, de atenção, de acolhimento e de calor humano.
Então a tua luz nascerá nas trevas - onde havia trevas, você será a luz de DEUS; as pessoas verão a luz de DEUS através de sua vida.
Tua escuridão será como meio dia - Não haverá mais nada oculto, você será totalmente transparente, será luminoso. As pessoas terão prazer em estar perto de você.
Aplicação:
O seu jejum tem agradado ou desagradado a DEUS?
Sua luz tem brilhado e você tem resplandecido a luz de JESUS?
Neste jejum que tal além de tirar o alimento, você alimente alguém que está faminto?
Que tal você levar alento, através de roupas, visitas e donativos aos necessitados?
DEUS quer que a cura brote de dentro de você - somente alguém curado pode levar cura para os outros.
____________________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, 09 de setembro de 2019.
---------------------------------------------------
Material de apoio e Bibliografia
Ambientação:
Isaías - Serviu como um profeta de Judá desde 740-681 a.C. Ambiente da época: A sociedade sofreu grandes transtornos. Sob o reinado de Acaz e Manassés o povo se voltou idólatra e inclusive se chegou a sacrificar meninos. Mensagem principal: Apesar do inevitável castigo através de outras nações, o povo pôde seguir desfrutando de uma relação especial com Deus. Importância da mensagem: Às vezes temos que sofrer o castigo e a disciplina antes de que Deus nos restaure. Profetas contemporâneos: Oseas (753-715) Miqueas (742-687)
ZACARIAS - Profetizou no Judá aproximadamente em 520 a.C., depois da volta do cativeiro. Ambiente da época: Os cativos retornaram de seu cativeiro para reconstruir o templo. Mas a obra no templo se deteve e o povo começou a esquecer o serviço a Deus. Mensagem principal: Zacarías, ao igual a Hageo, respirou ao povo para que terminasse a reconstrução do templo. Suas visões deram esperança ao povo. Falou-lhe com povo de um futuro rei que algum dia estabeleceria um reino eterno. Importância da mensagem: Até em momentos de desilusão e desespero, Deus está levando a cabo seu plano. Deus nos protege e nos guia; devemos confiar no e segui-lo. Profeta contemporâneo: Hageo (aproximadamente em 520 a.C.)
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?search=Atadura&title=Especial:Pesquisar&go=Ir&ns0=1
https://www.abiblia.org/ver.php?id=2833
https://www.abiblia.org/ver.php?id=7470
https://biblia.com.br/dicionario-biblico/p/piedade/
Comentários