Síndrome de Lúcifer Três problemas na psique humana

Síndrome de Lúcifer
Três problemas na psique humana


Judas 1: 1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo: 2 Misericórdia, paz e amor vos sejam multiplicados. 3 Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. 5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, 7 assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. 8 Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades. 9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda 10 Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem. 11 Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré. 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. 14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. 17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; 18 os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências. 19 Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito. 20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. 22 E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida, 23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne. 24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, 25 ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.

A Bíblia dá a impressão que, a tragédia humana está baseada no conjunto de razões e características relativas a  Síndrome de Lúcifer.

1.     RELATIVIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

a.     Se permitir e acolher uma dúvida satânica: "É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?" Primeiro ele afirma que Deus disse. Depois põe em dúvida o que Deus disse, acrescentando uma interrogação. A dúvida foi acolhida (Gn 3.2).

b.     Permitir a alteração da Palavra de Deus: Depois que a dúvida foi acolhida, a Palavra de Deus pôde ser alterada. A mulher acrescentou à Palavra de Deus algo que ele não dissera: "nem tocareis nela" (Gn 3.3). Era o princípio da relativização da Palavra de Deus. Quem altera para mais, também altera para menos ou nega (Gn 3.4).

c.      O que é relativizar? V.T. É tornar comum; é tornar comum aquilo que um dia já foi absoluto; é tornar a verdade um ponto de vista particular, assim todo mundo tem uma verdade em si, logo não existe verdade; tornar a palavra de Deus um ponto de vista religioso e que não interfere de forma alguma no mundo secular. É dizer que só serviu pra aquele momento na história mas hoje não serve mais.

2.     A AUTODIVINIZAÇÃO

a.     O Desejo de ser visto e reconhecido como tendo todo o conhecimento, a respeito de algo. "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (Gn 3.5.) Esse processo de autodivinização tem sempre os mesmos passos, tanto em relação a Lúcifer como em relação aos homens:

b.     Torna Deus um tirano que impõem limites desnecessários a suas criaturas. "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos..." (Gn 3.5a.)

c.      Afirma-se a possibilidade de superação nas mais diversas áreas, ao ponto de projetar o próprio ser, para tornar-se um semideus: "E, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal."

d.     Todos nascemos com uma predisposição ou uma inclinação natural ao mal, e as condições naturais que Deus nos atribui ao nascermos, parece ser uma punição e isso resulta numa vontade humana de se rebelar contra o criador, negando sua existência, ou duvidando de seu amor, ou temendo o tirano que achamos que Ele é.

3.     A ABSOLUTIZAÇÃO DE SI MESMO
"E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." (Gn 3.6.)

a.     A absolutização de si mesmo se manifesta da seguinte maneira:
1)    Tudo que apela ao apetite tem que ser obtido: "A árvore era boa para se comer..."
2)    Tudo que satisfaz o senso estético tem que ser conquistado: "A árvore era agradável aos olhos..."
3)    Tudo que converte o conhecimento humano em conhecimento divino tem que ser atingido: "A árvore era boa para entendimento..." – é o conhecimento que torna os homens superiores ou pelo menos com a sensação de superioridade aos seus pares humanos, esse sentimento de superioridade chama-se síndrome de deus. Esse conjunto de coisas, causas e efeitos faz da Síndrome de Lúcifer uma realidade para anjos e homens.

Aplicação:
1.     A rebelião universal contra Deus obedece aos mesmos princípios ideológicos: os de Lúcifer. No entanto, devo mencionar dois fatos básicos:
i)       Todo ser humano vive em maior ou menor grau a realidade dessa Síndrome.
ii)     A Síndrome de Lúcifer tem cura nos seres humanos; só não tem cura nos anjos.
2.     A heresia é o pior dos cânceres. Quando começa, dá logo metástase, estende-se a todos os órgãos nobres. De forma que, quando se tem a "sorte" de detectá-lo no início do processo, é urgente fazer-se a cirurgia. Hoje podemos observá-la sentado em nossa sala, escritório, ou em nosso celular; está sendo amplamente difundida.

Pontos a considerar no Livro de Judas
1.     Judas era o irmão de Jesus o Cristo. Porém ele fala de si mesmo de maneira humilde. Não faz alarde, não se gloria do fato de ser um dos "irmãos do Senhor" (3). Também a realidade de ser "irmão de Tiago", a maior figura eclesiástica do Concilio da Igreja Cristã de Jerusalém, não é "explorada" por ele. Bastou uma singela e educada alusão ao "parentesco" (verso 1).

2.     Ele estava muito preocupado com o perigo que rondava a Igreja, ele afirmou três convicções intocáveis que habitavam seu coração com relação aos "amados" aos quais ele está escrevendo:
a.     eles são chamados por Deus para servirem-no na História e gozarem-no na eternidade;
b.    são amados por Deus — e disso ele não duvida, pois vira a paixão alucinante que movera seu "irmão-Senhor" até a cruz em favor dos seres humanos, especialmente "os que o receberam";
c.      são guardados em Jesus Cristo, aquele que oferece inquebráveis asas de galinha para os pintinhos que desejam abrigar-se à sua sombra [verso 1; Mt 23.37).

3.     Judas - como um bom-pastor escritor, Judas prepara o coração das suas ovelhas leitoras afirmando — independentemente do duro conteúdo que o seu livro possuiria — suas intenções e objetivos inquestionáveis em relação ao seu público-alvo: que a misericórdia, a paz e o amor se multiplicassem em virtudes nas vidas deles (verso 2). Depois dessa "introdução", o nosso pastor-escritor se põe como que a explicar a razão pela qual ele — reconhecidamente um homem de coração pastoral — teve que assumir ares tão proféticos nesse livro que estava sendo algo que não desejava. Em outras palavras Judas diz: "Desse meu livro poderia se dizer que foi escrito a contragosto, forçado por situações de emergência." (Versos 3 e 4.) É sempre de bom alvitre explicar aos leitores o "contexto", as condições que nos levam a produzir certas reflexões.
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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Amazonas 24 de janeiro de 2017

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