O lugar, os trajes e a unção

O lugar, os trajes e a unção
Devocional 04/03/13

Mateus 3:1 Naquele tempo João Batista foi para o deserto da Judéia e começou a pregar, 4 Ora, João usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judeia, e de toda a circunvizinhança do Jordão.”

Estava meditando sobre este texto nestes dias e pensei, como será deixar o conforto de uma cidade grande como Jerusalém e ir pregar num deserto? E este texto em particular falou muito ao meu coração. Porque temos vivido momentos de prosperidade onde falamos tanto em trajes finos, boa alimentação, templos bonitos e bem a acabados, conforto aos crentes, ar-condicionado, canal de televisão, página na internete, livros e dvd’s e a lista é grande. Porém olhando a vida desse homem precursor do Messias, pude observar que ele não estava tão interessado no sucesso do seu ministério, mas estava muito interessado em fazer o seu trabalho em obediência a palavra que havia recebido de DEUS.

Como será que isso aconteceu com o filho de um sumo sacerdote de Israel? Ele nasceu debaixo de uma profecia, cresceu sabendo de sua missão, porém ao invés de ficar em Jerusalém ele parte para o deserto da Judéia. Chagando lá, ele muda seus hábitos, passar a comer gafanhotos e mel silvestre, passar a usar uma roupa feita de pelo de camelo e um cinto de couro e certamente deixou de fazer a barba e cabelos por um bom tempo. Ele era nazireu.

Certamente nos tempos de hoje ele seria visto como um mendigo. Mas eu andei dando uma pesquisada nos livros do Flávio e descobri que naquela época ele era visto como homem piedoso e bom. (A história dos Hebreus, Flávio Josefo, Pg. 878/879). Acredito que com o passar do tempo alguns valores ou muitos, foram trocados.

Fico imaginando um homem simples, mal vestido, mal alimentado e com um discurso duríssimo, como seria visto nos dias de hoje? Será que seria como profeta do SENHOR? Pois eu lhe afirmo que não. Jesus um dia falando de João Batsita disse o seguinte: “O que saíste a ver no deserto, um homem com finas vestes? Certamente que não. Os que se vestem assim moram nos palácios”.

Mas o que me chama a atenção era que vinham pessoas de todos os lugares somente para ouvi-lo e serem por ele batizados. Até de Jerusalém vinham os sacerdotes, escribas e fariseus.

O que será que esse homem tinha de especial que atraia as multidões e as levavam ao arrependimento? UNÇÃO! Quando se busca fazer a vontade do Senhor e cumprir o seu desígnio, ele libera a sua UNÇÃO, e a unção atrai como mel atrai insetos. Desculpe a comparação, mas é que me vem à mente neste momento.

A UNÇÃO É A PRESENÇA DE DEUS NA VIDA DE UM HOMEM! E ela inspira uma confiança tal, que as pessoas são atraídas a ela. Esse homem mal vestido, mal alimentado e mal hospedado e sem um templo bonito para pregar, e nenhum aparato tecnológico, conseguiu atrair a atenção das multidões para o Messias.

Flávio conta que ele morreu por causa da política da época. Herodes o grande ficou com medo dele por causa da multidão que o seguia, temendo que ele começasse uma revolta por causa da esposa que acabara de tomar que era mulher de seu irmão, resolveu prende-lo e depois decapitá-lo pondo fim a uma carreira que nunca será esquecida.

Jesus um dia disse: “De todos os profetas que vieram a terra, o maior deles foi João o Batista, mas o menor dentre os meus discípulos será maior do que ele”.

Ah Jesus me dá a honra de ser pelo menos igual a ele!

Que Jesus o Messias te abençoe com as bênçãos da humildade, da sinceridade e da simplicidade.


_____________________________
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 04 de março de 2013
Devocional

 
____________________________
Biografia:
1.       A História dos Hebreus, Flávio Josefo, CPAD – Livro Digital
2.       http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista
3.       http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_de_Jo%C3%A3o_Batista
4.       http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto#Bibliografia
5.       Dicionário Digital Strong de Grego e Hebraico.
6.       Bíblia Digital NVI
7.       Bíblia Digital (JFA-RA) Strong
8.       Bíblia Digital

Comentários

Eden Castro disse…
Grande Pastor Ronildo, Como sempre tu tem uma palavra que sempre quando eu lei eu digo era isso que estava me faltando, ou era nisso que eu estava errando, O evangelho e vivido dessa maneira uma novidade de vida, e vc Pastor sempre tem uma palavra para que eu viva essa novidade e que cada dia eu possa Concerta meus erros. Que Deus te abençoi Pastor RONILDO
Grande Eden, obrigado por sua palavra de ânimo. Deus te abençoe.
Bicho do Mato disse…
Oi amigo, tudo bem? Sou o Marcos, administrador do Blog do Bicho do Mato e venho, através deste comentário, lhe convidar para o Primeiro Concurso de Poesias, "Pena de Ouro" do Blog do Bicho do Mato que será realizado de 20 a 30 de abril de 2013. Ficarei muito honrado com sua participação que será muito importante para o êxito deste evento.

Para ler o regulamento, clique neste LINK. Conto com sua presença.

Grato pela atenção.

Grande abraço do amigo Marcos. Até mais.

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB