Andando Juntos

Andando Juntos
Devocional 02/03/2013 

Marcos 3:13-14 “Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar.”

Havia uma palavra para os discípulos, que era assim: “Cubram-se com a poeira dos pés dos seus rabinos”. Isso dava um sentido de estar tão próximo que até a poeira dos pés seria compartilhadas.

Neste texto em especial, percebemos claramente uma pequena seleção das pessoas a quem Jesus queria por perto, como seus discípulos.

Ele subiu ao monte e chamou a si os que ele mesmo queria.

Subir o monte é complicado, porque demando desconforto, demando grade esforço físico e nem sempre se está disposto ou preparado a fazer algo desagradável e desconfortável.

Jesus tinha uma multidão que o seguia, e no meio desta multidão, setenta se destacaram e passaram a segui-lo, deste setenta somente alguns foram chamados para subirem ao monte, pelo que se pode perceber neste texto. E desses, alguns foram desiguinados para segui-lo.

Jesus sempre subia o monte para orar e acredito que dessa vez e convidou os seus amigos – os chegados, pra dar uma subidinha básica, somente para ter um momento relax básico de oração com o SENHOR JEOVÁ.

Fico imaginando a sena: um monte de marmanjo dizendo. Senhor eu sou o cara que mais te admira, pois acredito plenamente no Senhor. Sabe você é melhor do que os outros que me reprovaram. Eles não sabem de nada, mas você não, você é o cara.

Então Jesus faz o convite básico: Ei vamos lá no monte dá uma oradinha? É só uma noite inteirinha, nem vai doer. De manhazinha agente desce e toma aquele café lá da feirinha da cachoeirinha. Que vocês acham? Daí a galera toda deve ter pensado essa cara é doido, ele sabe que agente tem trabalho de manhã, tem as nossas esposas e filhos e esse irresponsável pensa que agente é desocupado? Ele não tá nem ai, ele não é casado, não tem filhos e nem bocas pra alimentar. Esse cara ta doidinho.

E as desculpas começaram. Comprei uma junta de boi e vou testá-las pela manhã; O meu primo vai casar e eu sou o padrinho de casamento e é hoje a noite; Cara me casei hoje e vou dormir com a gata; Vou visitar minha vó, lá no Lago de Genesaré. E as desculpas continuaram; Meu pai adoeceu e agora vou ter que ir cuidar dele.

E Jesus disse: fiquem na paz – a minha paz vou dou e não é como o mundo dá. Se acalma, fica de boa! Quem pode ir? Quem não puder tudo joia, eu entendo.

Quando eles chegaram lá no alto da montanha ele disse: Quem não deixar pai ou mãe, esposa e filhos por amor de mim, não é digno de mim.

Chegando lá alguns reclamaram porque não tinha banheiro, não tinha um colchãozinho e nem sequer uma redezinha, não havia lençol e lá fazia um frio desgraçado e alguns começaram a reclamar. Eles tinham toda razão. Como é que alguém podia convidá-los para subirem o monte e não ter feito nenhuma provisão? Mas era um pequeno teste, de como eles reagiriam a um pequeno desconforto. Um momentâneo desconforto. No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci esse desconforto.

E depois disso Jesus escolheu doze homens para que estivessem com ele e os mandasse pregar. Ele fez a escolha baseada no critério que o Pai lhe dera. E ele observava cada comportamento e disse mais tarde a sentença: muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos.

Muitas vezes vemos os milagres e admiramos a vida de Jesus, mas é complicado quando ele chama pra seguir de perto, tão de perto que a poeira de seus pés nos sujem.

Querido amigo e irmão, quando Jesus chamar você para subir a montanha, pense bem na resposta que você vai dar, e se disser sim, prefira não reclamar. De repente pode ser um pequeno teste e como será que iremos nos sair?

Espero sinceramente que você responda de forma positiva ao chamado do SENHOR.

Um forte abraço
 

_____________________________
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 02 de março de 2013.
Devocional

 
____________________________
Biografia:
Um Novo Tempo Apostólico – Pr. Chad M. Miller, IDPB Publicações, Lagoa Santa MG, junho de 2008.
Talmidim – Ed René Kivitz, Editora Mundo Cristão. São Paulo 2012.
Talmidim – Pr. Abe Huber, Como ser um discípulo de Jesus, Internete, You tube. Igreja da Paz de Santarém.
Dicionário Digital Strong de Grego e Hebraico.
Bíblia Digital NVI
Bíblia Digital (JFA-RA) Strong
Bíblia Gigital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Movimento da Rua Azusa

DIA 03 BUSCANDO UM CORAÇÃO ATENTO A DEUS PR. JOEL SANTOS

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02