Quem sou em Jesus?

Quem sou em Jesus?

1.       O que eu sou em Jesus Cristo?
1 Pedro 2:5 “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. d[1]
a.       Somos pedras vivas – não é qualquer tipo de pedra, mas sim, pedras que servem para qualquer tipo de serviço. Pedras que constroem.
b.       Somo casas espirituais, para um sacerdócio santo.
c.       Para oferecer sacrifícios espirituais, e agradáveis a DEUS.

2.       Pedro nos compara a uma pedra?
Mateus 16:18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra n  edificarei a minha igreja, o  e as portas do inferno p  não prevalecerão contra ela.[2]
a.       Jesus um dia o chamou de “Pedro” no grego = pedra / rocha, ou no aramaico de “Kefas” = rocha, não quero aqui entrar em um debate teológico para provar nada, quero me ater no texto puro e simples.
b.       Agora Pedro o apóstolo, compreende que as “pedras” são as pessoas as quais o SENHOR JESUS, chama.
c.       Pedro entende que Jesus é a pedra / rocha de esquina, que foi rejeitada pelos homens que construíram a humanidade, mas que foi aceita por DEUS. Mas compreende que esta rocha, o elegeu como rocha e agora elegeu não somente a ele mais a todos quanto creram no nome de JESUS.
d.       Uma pedra viva, ou que gera vida, que edificam a igreja “Eklesia” – e as portas do inferno nunca vão prevalecer contra ela, a igreja.
3.       Davi também usa uma pedra! 1 Samuel 17:40 e 49.
“40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.[3] 49 Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.[4]
a.    Você pode observar que o termo “pedra” é uma simbologia muito forte, por isso é usado pelo próprio SENHOR.
b.    Ele chama a Pedro de “pedra” = pedra / rocha, depois de “Kefas” em aramaico = pedra / rocha.
c.    Depois ele diz que ele é a pedra angular, que foi rejeitada pelos homens, mas que foi aceita por DEUS. (Atos 4:11; Salmos 118:22; Marcos 12:10-11).
d.    Depois Pedro / Kefas, nos informa que nós somos pedras vivas, ou pedras viventes.
e.    Somos pedras vivas que constroem templos para DEUS. Ou constroem vidas “templos” para que DEUS habite.

4.       Quem eu sou em Cristo?
1 Pedro 2:9 “Vós, porém, sois raça (geração) eleita, l  sacerdócio real, nação santa, m  povo de propriedade exclusiva de Deus, n  a fim de proclamardes as virtudes o  daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; p[5]
a.       Sou geração eleita
Ø  Isso quer dizer que dentre todas as gerações ELE nos escolheu.
Ø  Poderia ser qualquer pessoa, mas ELE escolheu a mim e a você.
Ø  Você pode me perguntar: “isso é um privilégio somente para mim”? Claro que não! Este é um privilégio para todo aquele que NELE crer. Mas você pode DECLARAR com toda a sua força que foi eleito(a), escolhido (a) nesta geração dentre todos os que não aceitam essa maravilhosa dádiva de DEUS.

b.       Sacerdócio real
Ø  Que sacerdócio é este? Podemos afirmar que ser um médico é ser um sacerdote.
Ø  Que tal você ser um sacerdote em sua profissão? Exercer sua profissão de forma tão plena encarando-a como um sacerdócio real.
Ø  Trabalhando como alguém que trabalha para uma família real. Para um REI!

c.       Nação santa
Ø  Tem haver com a sua pátria mãe. Você agora não é somente brasileiro, ou peruano, ou argentino, ou chileno, ou venezuelano, ou quem americano; você é um cidadão do céu e faz parte de uma família real, por isso você é uma nação santa, porque foi tomado de vários lugares no mundo para compor uma única nação.

d.       Povo de propriedade exclusiva de DEUS.
Ø  Você é exclusivo! Não existe outro igual, que possa desempenhar seu papel nesta Nação Santa como você.
Ø  Por isso você tem que assumir o seu propósito.

e.       Tomados das trevas, para manifestar a sua maravilhosa luz.
Ø  Que luz eu tenho que manifestar?
Ø  Luz é conhecimento. É sabedoria.
Ø  Os povos da terra precisam conhecer o amor, a paz, a benignidade, a bondade, a mansidão, o domínio próprio... Gálatas 5:22

Aplicação:
1.       O que eu sou em Cristo? Jesus me compara com uma rocha viva
a.       Uma rocha igual a ELE, uma pedra que faz toda a diferença e o inferno não poderá prevalecer jamais contra mim.
b.       Sou uma pedra igual que Davi usou para derrubar um gigante filisteu. Isso quer dizer que eu também posso derrubar qualquer gigante. Não haverá luta ou guerra por maior que possa parecer que eu não possa vencer.
c.       Sou uma pedra nas poderosas mãos do SENHOR.

2.       Quem eu sou em Cristo?
a.       Sou um escolhido, um privilegiado, alguém que foi eleito pela sua generosidade e amor, pela graça.
b.       Sou um sacerdote. Em meu lar, no meu trabalho, na minha escola e como profissional. Mas sou alguém que trabalha para um REI – O SENHOR.
c.       Apesar de morar no Brasil, sou um cidadão do Céu! E junto com outros cidadãos do Céu, somos uma nação santa, de homens e mulheres que amam o Reino de Deus e clamamos para este Reino seja implantado o mais breve possível.
d.       Sou único e exclusivo. Ninguém pode fazer aquilo que eu tenho que fazer no Reino de DEUS.
e.       Sou uma pessoa que precisa manifestar a luz, o conhecimento de DEUS e todos os seus atributos santos, para que a terra tenha a paz que necessita.

3.       Diga para você todos os dias: Eu sou alguém muito especial!

---------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus17 de janeiro de 2013
Culto de quinta feira


d d 2.4-5 Cf. Ef 2.21-22.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 2:5
n n 16.18 Pedra: Pode também ser traduzido por rocha; em grego há um jogo de palavras entre petros “pedra, rocha”, usada aqui como nome próprio (aportuguesado para Pedro), e petra “rocha, penha” (rocha, traduzida em Mt 7.24-25). Jesus usou, provavelmente, a forma aramaica kefá (Cefas; cf. Jo 1.42; 1Co 1.12; Gl 2.9), que significa tanto “rocha” como “pedra”.
o o 16.18 Igreja: Nos Evangelhos, esta palavra aparece somente aqui e em Mt 18.17. Em 16.18, designa o novo povo de Deus, o povo messiânico. Este termo é muito freqüente em outros livros do NT. Ver a Concordância Temática. Cf. Ef 2.20.
p p 16.18 As portas do inferno: O poder da morte e o lugar dos mortos. Ver Reino da morte na Concordância Temática.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Mt 16:18
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 17:40
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Sm 17:49
l l 2.9 Raça eleita: Cf. Is 43.20.
m m 2.9 Êx 19.5-6; Ap 1.6; 5.10.
n n 2.9 Dt 4.20; 7.6; 14.2; cf. Tt 2.14.
o o 2.9 Is 43.21; At 2.11.
p p 2.9 Ef 5.8.
[5]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. 1Pe 2:9

Comentários

Bicho do Mato disse…
Bom dia, amigo, ótimo domingo pra você. Passei pra fazer uma visitinha e dizer que tem postagem nova em meu blog, se puder, vá conferir. Ficarei muito honrado em receber sua visita e, se possível, sua análise crítica. Abraços do amigo Bicho do Mato.
Anônimo disse…
Olá meu amigo Ronildo vim agradecer a visita e dizer tbm que essa mensagem é uma bençaõ,quem somos em Cristo,è realmente um privilegio saber que somos escolhido do Senhor..Deus te abençoe..

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Movimento da Rua Azusa

Tributai ao Senhor

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos