O BOM DEPÓSITO

O BOM DEPÓSITO
II Timóteo 1.6-14

           
O ato de depositar quer dizer guardar. O depósito, quer dizer algo de valor, guardar um bem que será útil para o futuro, por exemplo: depositar dinheiro num banco para que se faça uso dele futuramente. Aquilo se torna uma reserva, uma segurança futura, uma poupança, um plano de aposentadoria, investir em bens de capital, comprar ações de grandes corporações, empresas de muita rentabilidade, comprar terras, ouro, prata, deixar os bens nas mãos de uma pessoa que se pode confiar, ter uma reserva etc. Mas Paulo refere-se às preciosidades dos mandamentos e de tudo de bom que Jesus trouxe ao homem pelo evangelho (a vida e a imortalidade), as riquezas insondáveis de Deus (Romanos 11.33) na vida dele e de Timóteo.

GUARDAR O BOM DEPÓSITO

1. O meu depósito.
a.     A Palavra diz: ...Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia (v. 12).
b.    Mas o que é esse depósito então? É a obediência ao evangelho, às boas novas de Jesus a tudo o que ele mandou que obedecêssemos. Ser testemunha e fazer discípulos dele.
c.      Se formos analisar o contexto é um pacote de regras santas que se resume em obediência ou amor a Deus.

2. Vergonha do Evangelho.
a.    O apóstolo relata que não se envergonhava do evangelho (v.11), porque tinha tanta convicção de Deus e de sua obediência que lhe dava a certeza de que Deus guardava o seu depósito, o fruto de sua salvação.
b.   Muitos crente somente querem as bênçãos, querem as promessas que o evangelho produz, mas se envergonham do evangelho de Jesus, não têm coragem de proclamar as boas novas da salvação, porque são crentes que se conformam com este mundo (Romanos 12.2), amam mais o mundo que a Deus (I João 2.15).
c.    Não devemos nos envergonhar desse evangelho porque é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1.16).

3. Manter o Padrão.
a.     Paulo pede a seu filho na fé e fiel discípulo que mantenha o padrão das sãs palavras... (v. 13, 14), isto é; não só pediu como exortou para que fosse fiel.
b.    Você está sendo fiel aos ensinamentos da Palavra de Deus que seu pastor tem passado para que seja um verdadeiro filho de Deus?
c.      Sabemos que temos inimigos, o diabo e nós mesmo ou seja o velho Adão que ainda temos que conviver com ele, mas todos os dias devemos negá-lo na cruz (Mateus 16.24), se não nunca manteremos o padrão.

4. Guardar o bom Depósito.
a.     Somente o Espírito Santo é que pode nos ajudar a guardar o bom depósito (v.14).
b.    Quando Jesus está no centro de nossas vidas é que podemos guardar a Palavra da verdade que nos edifica, porque Jesus é a Palavra (João 1.1) e ele está em nós (João 14.23).
c.      Irmãos nunca queira obedecer a Deus sozinho nas suas próprias forças, não lutamos com armas carnais (II Coríntios 10.4).
d.    Quando você começar a orar no mínimo uma hora por dia (Mateus 26.40) e ler a bíblia o seu depósito vai ser guardado por Deus.

CONCLUSÃO.
a.     Jesus tem interesse que você faça diariamente esse depósito, não tens força? Peça a ele que Ele lhe dá. Tenha fé.
b.    Abandone o mundo, os prazeres, a idolatria, os pecados escondidos de estimação que tanto têm atrapalhado de teres a vida de Deus.
c.      Hoje é dia de salvação, é dia de reconciliação. Receba Jesus, o deixe fazer morada em você, e seu depósito vai ser guardado. Deus te abençoe, rica e abundantemente.

----------------------------------------------
Pr. Jonas Pinto
IDPB Monte Horebe
Manaus 11 de novembro de 2012
Culto de Domingo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Célula, o lugar do amor - 02

Porta nos céus

Mentiras