Sonhos - O Modelo e o Mandado

Sonhos - O Modelo e o Mandado

Números 8:4 “O candelabro era feito de ouro batido desde o seu pedestal até às suas flores; segundo o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro”.
Números 9:18Segundo o mandado do Senhor, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do Senhor, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados”.
 
O livro de números é um registro da caminhada do povo Hebreu no deserto rumo a terra prometida, narra do segundo ano de peregrinação até a morte de morte de Moisés. Ele tem esse nome por causa dos dois recenseamentos que ele trata, da divisão dos despojos da guerra com os midianitas e das ofertas e sacrifícios que envolvem quantidades.

Em hebraico, o título do livro é Bemidbar (lit. “no deserto”).

A.     Segundo o modelo que o SENHOR mostrou a Moisés assim o fez.
Este texto trata de como o candelabro de ouro foi construído. DEUS mostrou o formato, e deu instruções específicas quanto à medida, material e forma de construir. O candelabro tinha medidas específicas. O material era ouro puro e tinha que ser feito por um artesão, obra batida com martelo.

1.       (8:4) Moisés fez como o SENHOR havia ordenado.
a.      Como DEUS mostrou a Moisés? Será que foi através de uma visão? Um sonho? Ou simplesmente numa conversa entre os dois o Senhor mostrou a ele uma foto.

2.       De forma grosseira, como podemos aplicar este conhecimento nos dias de hoje?
a.      DEUS coloca um sonho no coração do homem e sso é como uma foto daquilo que precisa ser feito.
b.      Deus tem as medidas certas, a forma que deve ser feito e o material do qual deve ser feito.
c.      Mas ele precisa de uma pessoa que ouça a sua voz e coloque em prática o que ele tem falado.
d.      Hoje, será Deus tem a pessoa certa que pode fazer conforme o que ele ordenou? Será que você é a pessoa certa?
 
B.     (9:18) Segundo o mandado do Senhor, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do Senhor, se acampavam.
O povo era guiado por uma nuvem que representava a presença constante de DEUS, protegendo e guiando o povo. De dia essa nuvem protegia do calor do sol fazendo sombra, a noite era como uma tocha de fogo iluminando todo o arraial que era de aproximadamente 20 quilomentros quadrados.

1.       Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam ou paravam.
a.      Eles partiam ou paravam de acordo com a vontade de DEUS.
b.      Eles nunca sabiam quando iam parar nem quando avançaria, isso dependia da vontade exclusiva de DEUS. Eles só tinham que obedecer.
c.      Isso tinha uma razão. Qualquer inimigo que estivesse infiltrado no meio do povo para os destruir não saberia montar uma estratégia para emboscá-los.
d.      O tempo de agir era determinado pelo próprio DEUS. Eles não agiam por sua vontade ou pela vontade de seu líder Moisés, eles dependiam de DEUS.

2.       Como podemos aplicar em nossa vida este ensino?
a.      Existe um tempo determinado para tomarmos as decisões. Nós sabemos qual é esse tempo? Quem pode nos ensinar sobre o tempo certo?
b.      Quando dependemos de DEUS, um inimigo infiltrado no nosso meio não poderá agir contra nós. Ele não tem como montar uma estratégia.
c.      Precisamos tomar decisões acertadas em nossa vida. Precisamos saber tempo certo de levantar e agir, e o tempo certo de parar. E uma única pessoa pode nos ajudar a tomar a decisão certa, JESUS.

C.     Aplicando em nossa vida.
1.      O candelabro - podemos definir neste momento como um sonho ou um projeto que DEUS tenha colocado em sua mente. Mas para ter as medidas certas, o material certo, e a forma de construir, terá que haver uma comunhão maior. Haverá a necessidade de tempo na presença DELE. E quanto tempo você está disposto a gastar aprendendo sobre o seu sonho com ELE?
 
2.      A nuvem de glória que cobria o arraial do povo hebreu – é o ESPÍRITO SANTO. A presença contínua de JESUS na terra e na vida de seu povo. Ela não está somente no arraial, mas na vida, na pessoa e ela precisa ser manifesta, através de uma comunhão maior com o SENHOR.
 
a.      De dia ele protege do sol. De noite ele é como um fogo que ilumina todo o arraial – a tua casa ou a tua vida. É ele quem dá a projeção de sua pessoa. Ele dá a visibilidade e clareza naquilo que está obscuro. É ele quem te protege na hora de tomar as decisões.
 
b.      Ele sabe a ora de agir e a hora de parar. Ele sabe hora certa de investir e a hora de retirar todo o investimento. Ele sabe a ora de levantar o acampamento e seguir adiante e a hora certa de parar e descansar.

c.      Tire tempo pra estar diante de JESUS, falando ao Espírito Santo, perguntando qual é a instrução que ele tem pra você neste momento. Lembre-se tempo é vida, e você não pode perdê-la.


--------------------------------------
Roni da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, 07 de outubro de 2012
Culto de Domingo



Comentários

Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
António Batalha.

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Movimento da Rua Azusa

Tributai ao Senhor

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos