Deixe que os mortos enterrem os seus mortos

Deixe que os mortos enterrem os seus mortos

 Lucas 9:59-60 “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.

A palavra de DEUS algumas vezes parece muito dura e severa, quando é colada sob um foco humanista sem as devidas análises. Parece que DEUS quer o tempo todo torturar e fazer o povo sofrer. Parece que quer controlar e manipular as circunstâncias. Parece que é um DEUS mau. Principalmente quando ordena a execução de pessoas, crianças e animais.

E quando ordena que pessoas saiam do meio de seu povo, aí parece que realmente ele é muito mau e não se importa.

Números 5:1-3 “Disse o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, b  todo o que padece fluxo c  e todo imundo por ter tocado em algum morto; d tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito”.

A.     Qual o contexto

1.      Higiene
a.      Eles estavam no deserto;
b.      Eles eram um multidão de aproximadamente dois milhões de pessoas
c.       Não havia médicos. Não havia saneamento básico. Não havia condição de conter uma possível ipidemia. O único recurso era isolar ou sofrer. Só que eles não abandonavam, eles tiravam do meio mas mantinham a uma certa distância.
2.      Lança fora o leproso:
a.      O que é lepra? Lepra, hanseníase, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada por uma bactéria - Leprae. Teve o nome modificado para Haseniase em homenagem ao descobridor do micro organismo - Gerhard Hansem.

b.      O que ela causa no portador sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos. Ela deforma a pele, atrofia os nervos e causa enrijecimento nas extremidades levando a perdas. Ela atinge qualquer pessoa independente de sua classe social.

c.       Para ela se manifestar, leva entre dois e cinco anos para aparecer os primeiros sintomas.

d.      A lepra é transmitida por gotículas de saliva. Durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares, geralmente indivíduos que dormem num mesmo quarto. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva.

3.      Lança fora o que padece de fluxo de sangue:
a.      Aqui se refere á pessoas que sofrem de algum tipo de corrimento, e está ligada a doenças sexualmente transmissíveis.

b.      Neste contexto, se tratava tanto das mulheres como dos homens que tivessem adquiridos algum tipo de doença dessa natureza.

4.      Lança fora o imundo por ter tocado em algum morto
a.      Aqui eram dois tipos de cuidados. 1º) A higiene e; 2º a veneração dos mortos.

b.      Primeiro porque não se podia saber a causa da morte, a não ser quando fosse assassinato.

c.       Segundo podia se começar um processo de veneração dos mortos. O corpo estava ali, mas a alma já havia partido então não havia nenhuma necessidade de estar beijando, pegando nas mãos ou fazendo expressões que envolvesse tocar no cadáver.

5.      Tinha que ser feito porque o SENHOR habitava no meio deles.
a.      Tinha que haver pureza, porque o SENHOR é puro. Ele estava presente no meio do povo e um sinal era que o tabernáculo estava ali representando sua presença santa.

B.     Hoje como podemos aplicar este pequeno texto em nossa vida.

1.       O que representaria o arraial hebreu nos dias de hoje? A igreja. Milhares de pessoas andando por este mundo (desértico) em direção a Canaã. E uma epidemia espiritual causada por falta de higiene pode por tudo a perder. Logo algumas pessoas não podem estar neste arraial. Quem são elas?

2.      Os Leprosos – quem são os leprosos espirituais? São pessoas que perderam a sensibilidade espiritual. Ela não sente mais dor, frio, calor e facilmente ela se machuca ou machuca alguém, mas nada sente. Ela esta entorpecida pela doença que vai pouco a pouco a deformando. Ela contamina com as palavras; com a convivência; daqui a pouco se torna uma família de leprosos. Pessoas doentes cuja estima não existe mais. E ela machuca qualquer pessoa porque não tem mais sensibilidade, porém quando ela agride alguém é ela quem mais sofre perdas, inclusive de membros.

3.      Fluxo de sangue – são pessoas que se envolvem sentimental ou sexualmente com outras. Pessoas que não conseguem se conter. Elas se contaminaram e agora estão dispostas a contaminar qualquer pessoa que entre em seu caminho. São pessoas que sabem que foram traídas e sagram, e isso, lhes causa vergonha.

4.      Tocar no morto – são pessoas que sentem piedade de pessoas que já morreram na fé. Elas estão lá só o corpo, mas, o Espírito Santo e a alegria há muito já foi. Elas estão distantes de DEUS, morreram na fé. Mas por causa da intimidade, algumas pessoas ficam próximas e tocam no morto – são parentes, amigos, companheiros de longas datas. Não se sabe do que ela morreu, mas ficam num estado de veneração dizendo: lembra quando nós fizemos isso? Lembra que fizemos aquilo? E abraça, e chora, e afaga o rosto, e faz elogios e lambe o passado.

5.      O Senhor Jesus não mora mais no tabernáculo, no meio do povo ou no meio da igreja. Ele mora em você. Você é o tabernáculo. Você é a igreja. Logo no seu corpo precisa haver pureza. Ele não pode habitar em lugar imundo, doente ou morto.

C.     Deixe os mortos sepultarem os seus mortos.

Lucas 9:59-60 “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.

1.      Largue o passado. Deixe o passado ser passado. Você não precisa mais daquilo.

2.      Jesus cura o leproso Mateus 8:1-3 “Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, b  tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra”.

                                                               i.      Talvez você tenha perdido a sensibilidade. Tudo pra você seja normal. Talvez você diga é assim mesmo. O pecado, o erro, as mentiras, o ódio, a raiva, desequilíbrio emocional, qualquer tipo de crime ou desvio de conduta seja normal, você não consegue mais enxergar como coisa ruim – mas Jesus cura e ele pode fazer agora mesmo.

                                                             ii.      Jesus pode curar você da insensibilidade que causa danos a você. Só Jesus pode remover a sua vergonha.

3.      Jesus cura o fluxo de sangueMateus 9:20-22 “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, u  veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.

                                                               i.      Talvez você tenha se envolvido emocionalmente com as pessoas erradas e isso tem causado em você um sangramento continuo. E você sofre. Deixe Jesus lhe curar.

4.      Jesus ressuscita os mortos – não toque no seu morto, deixe Jesus tocar nele. Lucas 7:11-15Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, g  e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife h  e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!  Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe”.

                                                               i.      Talvez o seu morto seja um sonho, não toque e nem fique remoendo o passado, deixe que Jesus ressuscite, ou então enterre ele.

                                                             ii.      Não fique lembrando como era bom, ou como foi ruim. Se foi bom deixe Jesus ressuscitar. Se foi ruim, sepulte e esqueça.

5.      Deixe Jesus habitar em sua vidaJoão 14:23Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

                                                               i.      Quando ele habita em você a alegria é contínua; A paz é perpetua; O fardo é suave e leve.

                                                             ii.      Nele não há dúvidas. Ele é santo e santifica o lugar onde ELE mora.

 

--------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, 30 de setembro de 2012
Culto de domingo




b b 5.2 Sobre a lepra, ver a Concordância Temática e Lv 13.49, nota n.
c c 5.2 Que padece fluxo: Lv 15.2-3.
d d 5.2 Todo imundo por ter tocado em algum morto: Isto é, por haver tocado num cadáver: Lv 21.1-12; Nm 19.11-22.
b b 8.2 Leproso: Que tem lepra, uma repugnante enfermidade da pele. A pessoa enferma era considerada ritualmente impura e, portanto, curá-la também significava limpá-la ou deixá-la ritualmente limpa. Qualquer que tocasse um leproso era considerado impuro (cf. Lv 5.3); mesmo assim, Jesus estendeu a mão e o tocou para curá-lo.
u u 9.20 Hemorragia: Causada por uma irregularidade menstrual que, além do sofrimento, tornava a mulher ritualmente impura (cf. Lv 15.25-30).
g g 7.11 Naim: Um pequeno povoado situado próximo de Nazaré.
h h 7.14 O cadáver, envolto em lençóis, era levado sobre uma tábua ou maca. Naquele tempo, não se usavam ataúdes ou caixões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Movimento da Rua Azusa

Tributai ao Senhor

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos