MALÍCIA


M A L Í C I A
Texto: Jonas 1:2
Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive b  e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. c[1]

Introdução:
1.       Deus se aborreceu com a malícia de Nínive
2.       Por causa dela a cidade seria destruída.

      1.       O que é?
a.       A inclinação para o mal, maldade, pecado.
b.       É a intenção maldosa – Mateus 22.18
c.       Alguém que tem sempre uma pegadinha em suas palavras.

      2.       De quem é?
a.       A malícia é uma característica, uma qualidade de satanás. 1 João 2:13.
b.       Satanás é conhecido na Bíblia no Novo Testamento como o maligno, senhor de tudo o que é mal.

      3.       Quem usa a Malícia?
a.       A malícia é um dom de satanás, uma característica natural desse anjo caído.
b.       Os homens que são dominados pelo maligno.
c.       Os mentirosos e o mal feitores: Provérbios 17:4 - O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.
d.       Mas a palavra do Senhor diz: Salmos 7:9 Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus.

       4.       Como ela é usada?
a.       No dia-a-dia criando situações – Romanos 1:29-31 “29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.”

      5.       Qual mal que ela causa?
a.       Ela mata pessoas inocentes – calúnia: 1 Reis 21:13 “Então, vieram dois homens malignos, sentaram-se defronte dele e testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, e morreu”.
b.       Depõe reis: 2 Crônicas 13:7 “7 Ajuntou-se a ele gente vadia, homens malignos; fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir”.

      6.       Qual a consequência dela?
a.       Ela destrói o malicioso – Provérbios 13:6 “A justiça guarda ao que anda em integridade, mas a malícia subverte ao pecador”.
b.       Eles são derrubados de suas posições – Provérbios 14:3 “Pela sua malícia é derribado o perverso, mas o justo, ainda morrendo, tem esperança”.

       7.       Como podemos ser curado dela?
a.       Pela palavra de de DEUS Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos a  de toda impureza b  e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.
b.       Pela renovação de nossa mente – Romanos 12:2 “2 E não vos conformeis com este século, f  mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Conclusão:
1.       Deus ia destruir uma a cidade de Nínive por causa da malícia – toda população seria exterminada por causa desse pecado. Crianças, jovens, adultos, velhos... todos seriam destruídos.
2.       A pregação da palavra de DEUS através de Jonas mudou a sorte dessa cidade. Eles decidiram se arrepender de sua malícia.
3.       A aceitação da palavra muda a sorte não somente de uma pessoa, mas de famílias inteiras, de bairros inteiros, de cidades inteiras. “Crê no SENHOR JESUS e será salvo tu e tua casa” At 16:31

------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Amazonas 05 de agosto de 2012
Culto de Domingo


b b 1.2 À grande cidade de Nínive: Nínive era a capital da Assíria, o império que, em 721 a.C., destruiu o Reino do Norte (Israel) e enviou ao exílio muitos dos israelitas (cf. 2Rs 14.1-23). Os profetas Naum (1.14—3.19) e Sofonias (2.13-15) anunciaram a sua destruição, ocorrida no ano 612 a.C. Quando o livro de Jonas foi redigido, essa cidade era símbolo de crueldade, de violência e de hostilidade ao povo de Deus. Cf. Na 1.1; 2.13—3.19. Ver o Índice de Mapas.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S. Jn 1:2
a a 1.21 Despojando-vos: Ver Rm 13.12, nota j.
b 1.21 Cl 3.8-10; 1Pe 2.1.
f f 12.2 Ef 4.23. Este século: Ou O tempo presente: Ver Rm 13.11-14, n.

Comentários

Bicho do Mato disse…
Oi Pastor, tudo bem? É revigorante tuas postagens, adorei ter feito esta visita. Que a palavra de Deus continue sendo aceita, e, mudando a vida de muitos. Abraços do amigo Bicho do Mato.
Concordo.
A imagem fala por si.
Eita membro da gente perigoso.
Serve pra adorar a Deus e pra amaldiçoar o próximo
Rsrsrs.
Eu! Leilinha

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana