Para que ser um líder?

Êxodo 18:13-23



13 No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde.



14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, perguntou: Que é isto que tu fazes ao povo? por que te assentas só, permanecendo todo o povo junto de ti desde a manhã até a tarde?



15 Respondeu Moisés a seu sogro: É por que o povo vem a mim para consultar a Deus.



16 Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis.



17 O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes.



18 certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer.



19 Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;



20 ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.



21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;



22 e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.



23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar.



24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera;







A. Quantas lições podemos aprender neste pequeno texto? Nestes dez versículos.







1. Tu e este teu povo desfalecerá – quando trabalhamos sozinho, todos sofrem. Quando trabalhamos sozinhos, não conseguimos fazer a vontade de DEUS, porque não conseguimos ter tempo para ouvi-lo. Quando trabalhamos sozinhos, desobedecemos a vontade de DEUS – “não é bom que o homem esteja só”.







Quando trabalhamos sozinhos, tiramos das pessoas o prazer de realizar seu ministério. Tiramos a oportunidade de deixar que as pessoas tenham experiências com DEUS. E fatalmente elas morrem.







2. Qual o trabalho (ministério) de um sacerdote?



1. Representar o povo diante de DEUS.



2. Levar as causas do povo a DEUS.



3. Ensinar os estatuto e leis.



4. Ensinar o caminho em que devem andar e as obras que devem fazer para o SENHOR.



5. Procurar entre o povo, homens capazes.







3. Como devem ser as pessoas que estarão ajudando no trabalho do SENHOR?



1. Homens (mulheres) capazes.



2. Tementes a DEUS.



3. Homens de verdade, mulheres de verdade.



4. Homens que aborreçam a avareza.







4. O que eles irão fazer?



1. Serão chefes de mil, chefes de 500, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10. – serão os líderes.



2. Julgarão as causas pequenas.



3. Trarão as grandes ao pastor. Eles conhecem sua capacidade e sabem seus limites de competência.



4. Eles levarão a carga com o pastor.



Você se enquadra dentro deste perfil? Então qual é a sua resposta ao chamado do SENHOR? Qual o seu ministério? O que você pode fazer?



Se você não é um resolvedor de problemas, certamente você os causa.



Ore comigo:



Senhor JESUS, eu quero ter o teu discernimento, e quero saber qual o ministério que o SENHOR tem pra mim. SENHOR me enquadre dentro de teus padrões, eu preciso disso meu SENHOR. Eu preciso do que o SENHOR tem para mim. Amém!







Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
Estagiário da IDPB-AM
Manaus, AM 5 de dezembro de 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Movimento da Rua Azusa

Tributai ao Senhor

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos