Recebereis poder - Pr Joao Nunes santana

RECEBEREIS PODER



Texto bíblico para leitura: Atos 1:8


"Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (versão ACF)



INTRODUÇÃO - Como é bom receber cada um em nossa igreja. Neste domingo, queremos estudar sobre a última conversa que Jesus teve com seus discípulos antes de partir definitivamente para o céu. Não foi uma conversa longa, os discípulos fizeram uma pergunta, Jesus responde e faz uma promessa. 


1. NESTA ÚLTIMA CONVERSA, QUE PERGUNTA FIZERAM OS DISCÍPULOS A JESUS? (v.6) - Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? O que significa essa pergunta? 


  1. Essa pergunta reflete uma expectativa messiânica dos judeus de que o Messias restauraria o reino de Israel, estabelecendo um governo terreno e libertando-os da opressão.


  1. A pergunta sugere que os discípulos ainda pensavam em termos políticos e materiais, esperando que Jesus estabelecesse um reino natural, físico e visível neste mundo. 


  1. Essa pergunta indica que os discípulos de Jesus, embora tivessem convivido com Jesus, testemunhado todos os milagres e ouvido todas as suas palavra, ainda pensavam naturalmente. 


  1. Essa pergunta reflete também quão longe estava a cabeça dos discípulos quanto ao verdadeiro propósito de Deus para eles.


  1. Será que conosco não acontece o mesmo?

 

  1. A resposta de Cristo indica que seu reino é de natureza diferente. Sua intenção era alcançar toda a humanidade com a mensagem do evangelho e na criação de um novo homem através da obra do Espírito Santo.      


2. NESTA ÚLTIMA CONVERSA, O QUE CRISTO RESPONDEU A SEUS DISCÍPULOS? (v.7) - Não vos pertence saber os tempos ou estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. O que significa essa resposta?  


  1. A primeira resposta de Cristo é não.  Em outras palavras: Não vamos colocar o carro na frente dos bois.


  1. Deus não quebra etapas. 


  1. A glória não vem sem primeiro o sacrifício. A vitória não vem antes da guerra. 


  1. Não se recebe o salário antes do exaustivo mês de trabalho. 


  1. Primeiro temos que levar a mensagem salvadora do evangelho a todas as nações e a todas as pessoas.


3. NESTA ÚLTIMA CONVERSA, QUE PROMESSA JESUS FAZ A SEUS DISCÍPULOS? (v.8) - Mas recebereis o poder do Espírito Santo - Três palavras, vamos estudar aqui: 


  1. Recebereis. Algo que vem de fora para dentro. Algo que não temos naturalmente. É algo que eu recebo. Mas também temos aqui uma questão importante que é a disposição pessoal, o desejo ardente para abraçar, para tomar posse, para  se beneficiar, algo que vai me capacitar.     


  1. Poder; que poder é esse? Há vários tipos de poder, mas esse aqui: 


  1. É um derramar de autoridade para missão. Os discípulos seriam equipados para espalhar a mensagem de Jesus e levar adiante a missão da igreja. 


  1. Esse poder também é uma autoridade espiritual, ou seja, uma legitimidade, ou um ato legal para efetuar milagres que demonstrassem a realidade do reino de Deus. 


  1.  Esse poder também dá aos discípulos uma vida transformada de modo a incorporar os ensinos de Jesus e a demonstrar os frutos do Espírito. 


  1. Esse poder é a paz, o conforto e a direção do Espírito Santo nos momentos de tribulações e incertezas.  


  1. Do Espírito Santo - De onde vem esse poder? Qual é a origem desse poder? Esse poder vem do Espírito Santo, isto é a fonte desse poder. É a fonte sobrenatural. Esse poder não vem deste mundo, mas do céu.


Acima da sabedoria humana, muito além dos talentos humanos, abrindo portas que o homem jamais abriria. 


O Espírito Santo é Deus. Ele fala, sente, dirige, ensina, conduz, mostra, ouve, instrui, se entristece. 


A igreja, embora construída de seres humanos como nós, ela não é um negócio deste mundo. A igreja é um milagre. O ministério é um milagre. Tudo o que você está vendo aqui é um milagre. A minha vida é a história de um milagre. 


4. ESSE PODER ESTEVE NA IGREJA PRIMITIVA


  1. Na vida de Pedro - Quem era Pedro? Era aquele homem impulsivo que um dia negou o seu Senhor. Agora o vemos pregando e 3 mil pessoas se convertendo, o vemos enfrentando o sinédrio, o vemos ressuscitando mortos e até a sua sombra curava pessoas. 


  1. Na vida de Filipe (At 8:5) - Quem era Filipe? Não era um dos apóstolos, era apenas um dos sete diáconos escolhidos para servir as mesas. Mas quão poderoso se tornou esse homem. Pregou em Samaria e levou uma multidão a Cristo. Depois batizou o eunuco etíope, tendo sido depois arrebatado pelo Espírito para outro lugar.  


  1. Na vida de Paulo (At 9:1,2) - Quem era Paulo? Um perseguidor que respirava ameaças e mortes contra os servos do Senhor e que pediu cartas para trazer presos para Jerusalém todas as pessoas que confessassem fé em Jesus. Teve um encontro com Cristo e olha em quem ele se tornou.    


5. EM TERMOS PRÁTICOS, QUE PODER É ESSE


  1. É um fogo que queima nos corações para fazer a vontade de Deus


  1. É a força sobrenatural que nos impulsiona a fazer a obra de Deus. 


  1. O que é esse poder? É aquilo que passaríamos dez anos resolvendo, o Espírito Santo faz em um segundo. 


  1. É a sede e a fome pela palavra de Deus. 


  1. É o que faz portas se abrirem sobrenaturalmente onde todas estão fechadas. 


  1. É o poder do crescimento repentino do reino de Deus onde jamais se imaginaria. 


  1. É ver pessoas se levantando mesmo sem qualificações humanas, ou sem treinamentos e fazendo algo surpreendente.


  1. É o poder transformador que faz com que pecadores se tornem santos para o serviço de Deus.  


6. EXEMPLOS DESSE PODER


  1. Na vida de um homem chamado Nonato quando ele descia o rio de canoa, e passando dias visitando as vilas sem levar nada e nem ter deixado nada  em casa para sua esposa. E nada lhe faltava. 


  1. Esse poder se manifestou na vida dos doze jovens que foram para a Bolívia, sem orçamento, sem um convite humano.


  1. Esse poder na vida do casal na Colômbia. Quando disseram que iam fundar uma igreja lá, eu apenas disse: tudo bem e não lhes dei atenção. Mas o Espírito Santo estava inquietando eles, eles foram e a igreja está lá. 


7. ESSE PODER TEM SE MANIFESTADO EM SUA VIDA? (Apelo)


  1. Você tem paixão pelas coisas de Deus?

  2. Arde dentro de você o desejo para fazer a vontade de Deus?

  3. Jesus Cristo é primeiro ou último em sua vida?

  4. Você fala de Jesus para seus amigos?

  5. Lê a Bíblia em casa com sua família?

  6. Já estás livre do pecado? 

  7. Você é apaixonado por sua igreja? 

  8. Você faz a obra de Deus com alegria ou como um fardo?






OFERTA DE ACORDO COM AS BÊNÇÃOS DO SENHOR




Texto bíblico para leitura: Deuteronômio 16:17 


“Cada um de vocês trará uma oferta conforme as bênçãos recebidas do SENHOR, o seu Deus.”


1. CADA UM DE VOCÊS – Ou seja, é individual, pois quando se fala de algo que recebemos do Senhor é uma honra poder ofertar a Ele como gratidão.


2. UMA OFERTA - Ofertar é um ato de amor. É expressão de gratidão, alegria. Quando ofertamos ao Senhor, reconhecemos que tudo que temos vem dele. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. Contribuir liberalmente traz resultados generosos.


3. CONFORME AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS DO SENHOR - A benção é um presente de Deus, um ato de amor e generosidade que Ele nos concede. Ela é uma manifestação do cuidado e do favor de Deus sobre nós. A maior bênção que Deus nos dá é a salvação e a vida eterna por meio de Jesus. Não há bênção maior que essa. Deus também gosta de nos abençoar transformando nossas vidas. E o que falar do ar que respiramos, da proteção, do livramento, da provisão, etc, temos ou não motivos para ofertar com gratidão ao Senhor?


4. CONVIDO TODOS A FICAREM EM PÉ E LEVANTE O SEU ENVELOPE E DIGA - Pai, amado e santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Com amor e gratidão, entrego a Ti. Abre portas para mim. Cumpre em mim a tua boa Palavra, em nome de Jesus.


5. QUERO DECLARAR BENÇÃOS A VOCÊ. Que os seus celeiros sejam cheios. Que os seus lagares transbordem, que a sua colheita seja grande e maior do que você jamais imaginou. E que você possa ver o agir de Deus. Que a saúde física, emocional e espiritual venha sobre você e haja um suprimento abundante. O mês de março será de portas abertas em todos os sentidos na sua vida. Em nome de Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

RELATÓRIO DE MISSÃO EUROPA 2024 - Pr João Nunes Santana