PAI ABRAÃO - Pr Emidio dos Anjos

PAI ABRAÃO 

Ouça aqui a mensagem!


Texto para leitura: Gênesis 22:1-18


INTRODUÇÃO. Hoje celebramos uma data de grande significado, além de ser uma oportunidade para reflexão e para realizarmos ajustes e correções. A função de ser pai demanda decisões sérias e responsáveis, e não podemos nos arriscar a tomar decisões equivocadas. Na Bíblia, encontramos a história do PAI ABRAÃO, que exemplifica o modelo de um pai segundo o coração de Deus.


1. PAI ABRAÃO SOB PROVAÇÃO (V.1,2) - Como Abraão lidou em sua mente com o pedido feito por Deus? (a) Ele possuía uma compreensão clara da natureza de Deus. (b) Frente à prova, priorizou o que realmente é mais importante. (c) Ele compreendia que quando Deus pede algo, não podemos ter reservas. (d) Sua mente estava treinada a obedecer sem questionar, pois, muitas vezes temos razões válidas para dizer não a Deus.


2. PAI ABRAÃO, UM HOMEM TRABALHADOR (V. 3-5) - Sem dúvida, garantir o sustento diário é fundamental para a harmonia do lar, mas há outros tipos de trabalho que são igualmente essenciais. 

(a) O TRABALHO DA PREVENÇÃO. Muitos problemas podem ser evitados com um serviço de prevenção, pois para haver uma colheita, é preciso primeiro realizar a semeadura. 

(b) O TRABALHO DA PERSEVERANÇA. A Bíblia relata que ele caminhou por três dias. É no caminho que a fé se fortalece, onde a palavra cria raízes profundas, e onde edificamos nossa casa sobre a rocha. 

(c) O TRABALHO PROFÉTICO. Isso vai além do simples otimismo; é trazer à existência as promessas e chamar a existência aquilo que ainda não existe.


3. PAI ABRAÃO, O DISCIPULADOR (V. 6-8) - O maior desafio para um pai é transmitir os princípios divinos a seu filho, e isso se torna mais viável por meio de um discipulado sólido. 

(a) É fundamental ensinar ao filho que, para aprofundar o conhecimento de Deus, é preciso assumir responsabilidades no Seu Reino. 

(b) Pratique o que ensina e dê o exemplo através de suas ações, pois esse tipo de discipulado requer que sejamos modelos a serem seguidos. 

(c) Durante o discipulado, entendemos que há respostas que só encontramos em Deus. 

(d) A fé começa exatamente no momento em que iniciamos nosso aprendizado.


4. PAI ABRAÃO, UM HOMEM DE PALAVRA (V. 9,10) - É necessário restaurar os princípios fundamentais de um bom caráter e fé; cumprir promessas é crucial para que pais e filhos desenvolvam o DNA de Deus. Podemos imaginar como estava seu coração, ferido, mas mesmo assim, ele prosseguiu com sua resposta a Deus. Ele se deu por completo e chegou ao seu limite, sendo um verdadeiro homem de palavra.


5. PAI ABRAÃO, UM HOMEM QUE FOI APROVADO (V. 11-14) - A sua aprovação liberou a provisão divina, nos ensinando que todo esforço, sacrifício e obediência valem a pena. Estamos cientes de que o processo de prova não é fácil, mas a provisão de Deus é garantida. Tenha fé no processo, siga as orientações de Deus no caminho e Ele proverá.


6. PAI ABRAÃO, DEIXANDO UMA HERANÇA ESPIRITUAL (V. 15-18) - O nível de comprometimento de um pai com Deus determina o nível da herança que ele deixará a seus filhos. A profundidade da sua entrega a Deus refletirá na profundidade da herança deixada a eles. O nível da sua confiança em Deus também definirá o nível da herança para sua descendência.


7. CONCLUSÃO. Neste momento, queremos orar por pais e filhos que desejam estabelecer uma aliança com Deus. Vamos orar por famílias que anseiam caminhar com Ele e depositar mais confiança em Sua providência.



_______________________________

Dízimos e Ofertas


QUE DAREI EU AO SENHOR POR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ME TEM FEITO?


Ouça aqui a mensagem!


Texto bíblico para leitura: Salmos 116:12

Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que tem me feito?


1. AQUI TEMOS UMA PERGUNTA QUE CONDUZ A INTROSPECÇÃO. É aquele tipo de pergunta que fazemos a nós mesmos: Que darei eu ao Senhor? O que eu posso fazer por ti? É o homem pequeno e pobre se preocupando em dar algo de si mesmo para aquele que o criou.


2. BENEFICIO É O BEM QUE VOCÊ RECEBE SEM TER FEITO NADA PARA MERECER. Será que você reconhece que Ele é a sua fonte, o seu sustentador, o seu mantenedor, o seu provedor ou não?


3. POR TODOS OS BENEFÍCIOS QUE ME TEM FEITO - O que eu posso dar ou fazer, como gratidão àquela pessoa que me tem dado a vida, a saúde, tem me sustentado, colocado a comida na minha mesa. O que eu posso fazer por sua obra na terra?


4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo que o Senhor me deu e eu devolvo ao Senhor em gratidão. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


5. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Oro desligando o entrave financeiro e espiritual da tua vida. Que Ele abra as janelas do céu sobre você, e que bênçãos sem medidas venham em todas as áreas e níveis da tua vida, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 02 - ORANDO EM TODO O TEMPO PRA MARCILENE

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB