REINO, PODER E GLÓRIA
REINO, PODER E GLÓRIA
Texto bíblico para leitura: Mt 6: 13
1. INTRODUÇÃO - Jesus ao concluir sua oração do Pai nosso, disse: Porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Cada palavra de Jesus conta. O que ele quis dizer com essas três palavras? O que é o reino? O que é o poder? E o que é a glória? Nesse estudo queremos convidar você a meditar conosco sobre essas três palavras que Jesus falou:
2. REINO - Jesus disse: Teu é o reino. O que é um reino? O Reino é um estado ou um país governado por um rei. Jesus falou muitas vezes sobre o reino.
Arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus (Mt 4:17) - Jesus não veio trazer uma religião, não veio trazer uma denominação, nem uma organização religiosa, nem a religião cristã, mas o reino de Deus.
O meu reino não é deste mundo (Jo 18:36) - Jesus está falando da natureza deste reino. Não desta criação, não é como os outros reinos que são passageiros, seu reino é eterno.
A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus (Mc 4:11) - Jesus falou sobre os mistérios do reino de Deus.
O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido (Mt 13: 44) - O reino é algo valiosíssimo. Não há nada neste mundo que se compare em valor ao reino de Deus. Só que está escondido. Poucas pessoas o encontram.
O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia (Mt 13: 24) - Jesus falou em várias de suas parábolas sobre a semelhança que existe entre o ato de semear e como opera o reino de Deus.
Você já encontrou esse tesouro? - Já é um cidadão deste reino? Sabe como entrar nesse reino? Já conhece as leis que governam esse reino? Você se comporta e age como verdadeiro homem e mulher do reino?
3. PODER - Jesus disse: teu é o reino e o poder… O rei da Inglaterra não governa seu país. Ele é apenas uma figura simbólica do país.
O que Jesus está dizendo aqui é que este rei celestial está de fato em seu trono. Ele não é apenas simbólico, mas que este rei tem o poder, o domínio, o governo em suas mãos. Quem manda é ele.
Jesus disse: é me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28: 18) - Alguém já disse: aquele homem tem muito poder, mas não pode tudo. Que grande verdade. Somente um pode tudo. Somente um pode fazer qualquer coisa.
Você já experimentou o poder deste rei? Que atende ao necessitado? Sabia que ele já liberou o seu poder na vida de muitos? Davi, uma vez disse que ele esperou com paciência pelo rei que se inclinou para ele e o tirou de um charco de lodo e de um atoleiro de lama? (Sl 40:1,2)
O que você gostaria de pedir ao rei? Sabia que ele tem todo o poder em suas mãos? Que este rei pode fazer qualquer coisa? E que nada é impossível para ele?
4. GLÓRIA - Jesus disse: Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
O que é a glória? - Glória é algo muito difícil de definir. Glória é a maravilha, a beleza, o esplendor, a majestade, a formosura, grandeza de Deus.
Moisés disse: Rogo-te que me mostre a tua glória (Ex 33:19) - O que Moisés está pedindo? Acostumado a ver a glória dos faraós do Egito, agora ele pede para ver a glória do rei dos céus.
Jesus fala de uma glória que ele tinha junto ao Pai antes da fundação do mundo. (Jo 17: 5) - Não temos a menor ideia do que ele está falando aqui nesta palavra. Mas como seria ver essa glória?
Grande glória (Mt 24: 30) - Então aparecerá o sinal do Filho do homem vindo nas nuvens com poder e grande glória.
Isaías viu um pouco desta glória (Is 6: 1-4) - Poucos homens viram a glória, Isaías foi um deles. Ah se seus olhos se abrissem para ver e contemplar a beleza, formosura, majestade, e o esplendor deste rei celestial.
5. APELO - Neste momento em que concluímos essa palavra, gostaríamos de orar:
Por alguém que gostaria de fazer parte do reino dos céus. Fazer parte do reino da luz, do reino da paz, do reino que nunca vai acabar.
Por alguém que tem um pedido para fazer ao rei que pode todas as coisas. Para o rei que tudo lhe é possível. Que gostaria de se prostrar aos pés do rei que vive para sempre.
Por aquele que gostaria de experimentar a glória do Senhor.
Por aqueles que gostariam de terem seus olhos abertos para contemplar um pouco da glória deste reino celestial.
Comentários