O TRABALHO DE CRISTO

O TRABALHO DE CRISTO

Pr. João Nunes Santana 🎧

Texto bíblico para leitura: Mt 9.35-10.1

 


1. INTRODUÇÃO - Aprendemos muito sobre esse texto na Conferência global. Achei, por bem, fazermos uma revisão para absorvermos um pouco mais daquilo que Deus quer nos falar. Todo professor quando ensina algo muito importante, sempre faz uma revisão para ver se seus alunos realmente entenderam o que lhes foi ensinado. Deus falou coisas grandes conosco, vamos ver se aprendemos. 

 

2. ELE PERCORRIA TODAS AS CIDADES (v.35) - Percorrer é andar, caminhar, visitar, está em movimento, não ficar parado esperando que alguém o procure, é ir atrás das pessoas para conhecer sua realidade, ver novos horizontes. Ao percorrer, Jesus também fazia três coisas: (a) Ele ensinava, (b) Ele pregava, e (c) Ele curava as pessoas.    

 

3. ELE VÊ AS MULTIDÕES (v. 36) - O que é ver? Ver é tomar conhecimento da realidade, obter informações das condições das pessoas, é saber como estão, como vivem, como se encontram. Só vamos conhecer a realidade quando tomamos tempo para irmos até às pessoas. Como filho de Deus, Jesus já sabia da realidade, mas ele queria estar fisicamente presente, acompanhar sua vida diária e saber como vivem em termos práticos.   

 

4. ELE SENTIU GRANDE COMPAIXÃO DELAS (v. 36) - Depois que ele visita e tomar conhecimento real e duro da realidade, isso chega ao seu coração e o faz sofrer. Compaixão é a dor que Jesus sentiu ao ver, conhecer e presenciar a dura realidade em que aquelas pessoas viviam. E o texto diz a razão dessa dor que Jesus sentiu pelas pessoas: (a) Porque andavam desgarradas, (b) Errantes, (c) Ovelhas que não tem pastor. Não sabem para onde está indo, andando em círculo e não tem ninguém que cuide delas.     

 

5. ELE FALA AOS DISCÍPULOS (v.37) - A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. (a) O que é a seara? É o campo de trabalho do agricultor. É claro que isso é uma metáfora, em muitas maneiras a obra de Deus é comparada a um campo de plantação e colheitas. (b) Quando pensamos nas necessidades que tem as pessoas de ouvir a palavra de Deus e ser salvo, o desafio é imenso e são muito poucos os que se dispõe a fazer a obra de Deus. Dizem que há dois tipos de pessoas do mundo: (1) Os que fazem as coisas acontecerem e (2) Os que apenas observam o tempo passar. A qual desse você pertence?      

 

6. ELE CHAMA SEUS DISCÍPULOS E LHES DÁ PODER (10.1) Várias coisas podemos aprender: (1) Esse é o primeiro ato de Jesus após tomar conhecimento da realidade. (2) Não fica só na constatação da realidade, ele dá passos para mudar o quadro (2) Ele trabalha com o que tem e (3) Ao dar poder, ele descentraliza, confiar responsabilidade, e lhes dar autoridade para agir em seu nome.

 

7. CONCLUSÃO - Será que a realidade mudou? Qual é a maior necessidade das pessoas? Será que a seara continua sendo grande? Será que temos muitos trabalhadores ou poucos trabalhadores hoje? O que foi que Jesus fez? Sabia que ele está chamando você para ser um anunciador de boas novas?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB