OS 4 BATISMOS

Pr John Nunes Santana 🔊

Assista ao Vídeo do Culto de Pentecostes AQUI


Texto bíblico para leitura: Atos 2.1-8 


1. Introdução - Neste domingo se comemora o dia de Pentecostes. Celebrado 50 dias depois da ressurreição e 10 dias depois da ascensão de Jesus. Esse é o dia em que os discípulos foram batizados em cheios do Espírito Santo. Em todo batismo há três elementos: (1) O que batiza, (2) Quem está sendo batizado; (3) E o meio onde acontece o batismo. Nas Escrituras identificamos quatro tipos de batismo. Como vamos ver a seguir: 


2. O batismo no Corpo de Cristo (João 3. 3-8; I Cor 12.13) - Acontece no momento em experimentamos o novo nascimento. Jesus falou sobre isso como sendo o batismo de arrependimento. As Escrituras ensinam que pelo arrependimento,  além de termos o novo nascimento, também somos introduzidos no Corpo de Cristo. O apóstolo Paulo disse: Porque por um Espírito somos batizados no Corpo. 


O que significa isso? A partir desse batismo, temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito, não somos mais estrangeiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos, e dos profetas, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina (Ef 2. 18-22)


3. O batismo nas águas (Cl 2. 12-14) - Esse é o segundo batismo que vemos nas Escrituras. Esse batismo segue o batismo no corpo. Esse é o testemunho público que estamos segundo o exemplo de Jesus e obedecendo as suas palavras.  


Embora todos os elementos desse batismo sejam naturais, não devemos pensar que seja um ato meramente natural. O batismo nas águas é  uma realidade espiritual. É a experiência de sermos identificados com Cristo. É o nosso testemunho de que o homem velho está morto, sepultado, e que agora estamos ressuscitado com Cristo para uma nova vida.       


4. O batismo no Espírito Santo (Atos 1.8; Atos 2. 1-8) - Muitos pensam que o batismo no Espírito Santo é o mesmo batismo no Corpo, mas não é. No batismo no Corpo de Cristo quem batiza é o Espírito Santo, aqui segundo a Bíblia, quem batiza é Jesus. O batizado é o crente, e o Espírito Santo é o elemento divino em que somos batizados. 


Algumas verdades sobre o batismo no Espírito Santo: (a) A promessa de Jesus; (b) A espera e preparação; (c) O sinal da manifestação; (d) O enchimento pessoal; (e) É o objetivo prático  


5. O batismo de sofrimento (Lc 22. 42-44) -  Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Esse é o batismo do sofrimento. Jesus sabia que tinha que passar por ele para poder cumprir o propósito para o qual veio ao mundo. A cruz que foi o elemento desse batismo no qual o Filho de Deus foi submetido para trazer a efeito a salvação da humanidade. 


Quando passamos por esse batismo? Toda vez que a nossa vontade cruza com a vontade de Deus, e nós escolhemos morrer para a nossa vontade, esse é o batismo do sofrimento. Embora a morte esteja de um lado da cruz, a vida está do outro lado. O poder da ressurreição está esperando por nós do outro lado da cruz. 


6. Que conclusão podemos tirar

i. Quando abrimos o coração e aceitamos Jesus,  somos batizados no Corpo de Cristo;


ii. Quando obedecemos e somos discipulados, somos batizados nas águas;


iii. Quando acreditamos na promessa, somos batizados no Espírito Santo e;


iv. Quando abrimos mãos da nossa vontade e carregamos a nossa cruz, somos batizados nos sofrimentos. 


Sempre lembrando que embora a morte esteja de um lado da cruz, mas a ressurreição e a vida está bem do outro lado esperando por nós. 





_______________________

Dízimos, Ofertas e 

Doações voluntárias…

PIX: 51 99771-9791

Ronildo da Cruz Ribeiro - Nubank

_______________________


Gravataí, Viamão, Capinzal, 

Chapecó e Camboriú - 05/06/22

 

Fale conosco:







Phone: +55 51 99771-9791 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte