Que tal pensar como DEUS pensa?

Que tal pensar como DEUS pensa?
Por: Ronildo da Cruz Ribeiro

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11


O otimismo é uma forma de pensamento humano. Agora se isso for incorporado à maneira de DEUS através da palavra de DEUS, esse otimismo se torna entusiasmo.

O que é Entusiasmo? –

1.   Nas religiões não cristãs da Antiguidade, estado de exaltação do espírito de quem recebe, por inspiração divina, o dom da profecia ou da adivinhação.

2.  Estado de fervor, de emoção religiosa intensa. Estado de exaltação da alma que vivencia o poeta ou o artista, arrebatado pela inspiração.

3.   Excitação, exaltação criadora; inspiração, estro.

4.  Força sobre natural ou mística que impele a criar ou a agir com ardor e satisfação.

5.  Estar cheio ou possuído pela divindade.

Os pensamentos influenciam a emoção, a atitude e o corpo. Mas a chave mestra para abrir a dimensão do espírito, são os pensamentos gerados pela meditação da Palavra de DEUS, inspiradas pelo Espírito Santo e geradas através das orações.

A palavra e a oração inspiradas pelo Espírito Santo são elementos poderosos para a transformação de qualquer circunstância.

O Espírito Santo sempre vê o que pesamos, falamos, ou a forma como agimos de três formas:
1.     Negativa – Ele abomina, porque contraria à vontade DEUS.
2.     Positiva – Ele inspira a pessoa a agir, porque esta de acordo com a vontade de DEUS.
3.     Neutra – Ele deixa a pessoa seguir adiante. Porque o homem tem o livre arbítrio.

Medite na palavra de DEUS, faça isso e permita-se ser inspirado pelo Espírito Santo. Agindo dessa forma o Espírito Santo vai sempre trabalhar de forma positiva com você.

Salmos 1:2 “Antes, o seu prazer c está na lei do Senhor, e na sua lei d medita de dia e de noite”.

Acredito que podemos usar bem a nossa mente de três formas:

1.     Mentalizando – controlando os nossos pensamentos e os transformando em planos.

2.     Memorizando – guardando na memória tudo aquilo que é essência. A palavra inspiradora de DEUS.

3.     Meditando – colocar em pratica com a mente o que foi mentalizado e memorizado. Começar orar aquilo que foi memorizado.

A meditação nos ajuda a entender e aplicar a palavra de DEUS em todo tempo e em qualquer lugar. Nós podemos observar bem os resultados nos versículos seguintes do Salmo primeiro.

Existe uma ordem expressa do próprio DEUS, sobre o meditar. Essa ordem não foi dada para qualquer pessoa, mas foi dada a um líder.

Josué 1:8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita i nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Esta ordem diz que se Josué meditasse nesse livro, ele faria tudo o que nele estava escrito, e seu caminho ia prosperar.

Que tal começarmos a educar os nossos pensamentos através do meditar nas palavras do Senhor? Essa é a única forma de pensar como DEUS pensa – pensando na sua palavra.

Aplicação:

1.  Planeje um momento de leitura diária da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

2.  Decore alguns textos, que lhe inspire.

3.   Medite, pense como este texto pode lhe ajudar no seu dia a dia.

-------------------------------------------
IDPB Monte Horebe
Manaus, 07 de setembro de 2012
6º dia de Jejum

 



c c 1.2 O seu prazer: A frase, em hebraico, implica algo mais que o simples prazer ou agrado; é vontade, anelo, adesão alegre e obediência motivada pelo amor.
d d 1.2 Lei: A palavra hebraica torah, traduzida habitualmente por “lei”, significa antes “instrução” ou “ensinamento”. Essa “instrução”, que está contida, especialmente, nos primeiros cinco livros da Bíblia, não é concebida como um conjunto impessoal de mandamentos e preceitos, mas é palavra viva de Deus, que sai ao encontro das pessoas para manifestar-lhes a sua vontade e conduzi-las pelo caminho da vida e do bem. Cf. Sl 19.7-14; 119.
e e 1.2 Js 1.8.
i i 1.8 Medita: O verbo hebraico se refere propriamente a uma leitura em voz baixa, mas audível, de acordo com a maneira de ler em particular que era usada na antiguidade. Cf. Sl 1.2; At 8.28.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB