Levantando os muros - Neemias
Levantando
os muros
1ª parte –
lição 1
Neemias 1:1-11
1. Quem era
Neemias?
Neemias era copeiro do rei da
Babilônia, era da família real e foi governador de Judá no ano 457 a.C.
Neemias
viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Persa,3 e havia sido designado copeiro real no palácio
de Susa; o rei,Artaxerxes I (Artaxerxes Longimanus), parece ter tido um bom
relacionamento com seu funcionário, como evidencia a longa licença que lhe foi
concedida durante a restauração de Jerusalém.4
Através
de seu irmão Hanani (Ne, 1:2; 2:3), Neemias ouviu sobre a condição lamentável de Jerusalém,
e encheu-se de tristeza; por muitos dias ficou em jejum, em luto, orando pelo
local do sepulcro de seus pais. Finalmente, o rei percebeu a tristeza em
sua expressão, e perguntou-lhe o seu motivo; Neemias explicou-o ao rei, que lhe
concedeu permissão de ir à cidade e agir lá como um tirshatha, ou governador, da Judeia.5
Neemias
chegou a Jerusalém no 20.º ano do reinado de Artaxerxes I (445/444 a.C.)5 com um forte séquito que lhe fora fornecido pelo próprio
rei, e com cartas para todos os paxás das províncias
pelas quais passaria, assim como para Asaf, o mantenedor das florestas reais, ordenando-os a
ajudá-lo.
Embora
nem todos os acadêmicos concordem a respeito do tema, existem evidências,
incusive textuais, de que Neemias teria sido um eunuco.
Ele certamente parece ter sido visto como tal nos textos posteriores do judaísmo - a Septuaginta, tradução grega da Bíblia hebraica, o descreve como umeunochos ("eunuco"), e não como um oinochoos ("copeiro"). Além disso, ele servia tanto na presença do rei
como da rainha, o que aumenta a possibilidade de ter sido castrado. De acordo com a lei judaica, nenhum cujos testículos tenham sido esmagados ou seu pênis decepado será admitido
à Assembleia do Senhor; desta maneira, Neemias não podia entrar em certas
partes do Templo, o que seu inimigo, Semaías, tentou enganá-lo
para que fizesse, inadvertidamente.
Sem
filhos que o lembrassem em sua posteridade, Neemias orava repetidamente: "Para o meu bem se lembre, ó meu Deus, de tudo o que fiz por este
povo". As tradições posteriores judaicas relaxaram as proibições
deuteronômicas, e legaram a posteridade aos eunucos na memória divina. O
serviço de Neemias à seu povo e à sua nação - apesar dos preconceitos e de sua
condição de inferioridade social e religiosa - fez de fato uma diferença à
acomodação - ainda que não à afirmação - de uma minoria sexual hostilizada.
Quando
de sua chegada em Jerusalém, Neemias estudou secretamente a cidade à noite,
formando um plano para a sua restauração; o plano foi executado com tamanha
habilidade e ímpeto que todas as suas muralhas teriam sido finalizadas num período assombroso de
cinquenta e dois dias.6
2. Situação
histórica.
Artaxerxes I, o qual
Neemias serviu como copeiro, era filho de Assuero (Xerxes), que tomou Ester por
sua rainha. A Festa do Purim (Et. 9:20-32) foi instituída em 8 de março de 473
A.C., apenas oito anos antes de Artaxerxes I tornar-se rei. Na primavera de 457
A.C., Esdras dirigiu uma expedição de judeus de volta a Jerusalém com a bênção
de Artaxerxes; e na primavera seguinte, ele já tinha terminado o exame daqueles
que, na Judéia, tinham se casado com mulheres estrangeiras (veja observações
sobre Esdras 10).
3. Morava
muito bem – v1
A bíblia fala que ele morava na casa real, na fortaleza de
Susã, e como copeiro do rei gozava de sua inteira confiança como veremos nos
capítulos posteriores. Era cativo e possivelmente castrado (eunuco).
4. Interesse
nas pessoas – v2
Através de seu irmão Hanani soube da miséria que o povo
estava vivendo na Judéia, agora, província do império Persa.
Podemos observar que Neemias pergunta por aqueles que não
foram levados para o cativeiro, como estaria à situação deles – uma vez que
somente os mais pobres foram mantidos na terra para que ela não ficasse
desabitada.
Eles já eram pobres, agora estavam em grande miséria, e
ninguém fazia nada por eles.
Somos pessoas que se importam com a situação dos
outros? Quando perguntamos pela situação
das pessoas, o fazemos porque nos importamos ou somente para dar nossa opinião?
5. Neemias
se importava com a situação da cidade e dos cidadãos – v4
“Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e
lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,”
Qual
a atitude correta a ser tomada diante de uma situação terrível como esta? Será
que uma atitude de revolta resolveria a situação?
Neemias
sentou, chorou, lamentou, jejuou e orou.
Algumas
vezes sentamos e choramos, lamentamos e ficamos somente nisso; não levamos
nossos desesperos ao SENHOR através da oração e do Jejum.
Outras
vezes nos revoltamos e fazemos tudo errado. Mas quando levamos nossa dor,
revolta, angustia e desespero ao Senhor, através da oração e do jejum com
humilhação ELE o ETERNO no dá a sua solução.
6. A oração
de Neemias, com humildade, tristeza e arrependimento – 5-11
A oração de Neemias é
algo bem interessante. Ele reconhece que o está acontecendo com seu povo é o
resultado do pecado e da desobediência ao SENHOR.
Ele ora com humildade –
ele reconhece que o que ele tem e é, vem do SENHOR, e que ele depende de DEUS,
e que se DEUS quiser a qualquer momento a sua situação pode mudar.
Ele ora com tristeza por
que seus irmãos estão em grande aflição, e ele não pode fazer muita coisa para
ajudá-los.
Ele ora com
arrependimento – ele reconhece que os pecados de seus pais trouxeram essa
grande miséria e cativeiro para eles e para os que estavam em Judá.
Aplicação:
1.
Quem somos e o que
podemos fazer?
2.
Qual a situação que
estamos vivendo. 1) Pessoal; 2) Familiar; 3) Igreja; 4) No país; temos
acompanhado a situação política do nosso país; da nossa igreja; da nossa
comunidade?
3. Nos interessamos por
pessoas? Buscamos saber como eles estão passando? Ou só criticamos.
4.
O que podemos fazer
pelos outros?
5. Temos jejuado, orado,
ou temos nos revoltado? Levamos pro SENHOR nossas angustias e desesperos ou
levamos pros outros que nada podem fazer?
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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 15 de dezembro de 2013
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