Ira - como um vendaval que a tudo destrói

- Ira –

como um vendaval que a tudo destrói


“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” Filipenses 4:8.

Você já viveu um momento de extrema raiva? Ficou irado e perdeu a cabeça? E quando passou o vendaval percebeu que tinha feito ou falado muita besteira, e isso causou um grande estrago? Se sua resposta foi sim, esse texto é pra você. Então leia até o final e quando terminar responda algumas perguntas. Haverá também, um ritual de mudança de hábito que lhe ajudará a criar ambientes de paz onde quer que você esteja.

Por causa do pecado, o pensamento humano foi contaminado com elementos negativos e destrutivos, como o ódio, a ira, o terror, a ansiedade, a tristeza, a frustração e o desejo por tudo que produza prazer e satisfação imediata, mesmo que isso cause tristeza e dor.

Porém você quer e merece ter uma vida vitoriosa, logo, você deve em primeiro lugar mudar a sua mente, o que ela pensa e a forma como ela constrói o pensamento. Por isso é necessário influenciar sua mente com boas palavras, com circunstâncias positivas, criativas e produtivas.

 Quebre o poder da ira.

Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” Salmos 37:8.

Deixa a ira – a palavra “ira” em hebraico é: aph e significa: nariz, face. Logo a ira é algo que aparece, ela é muito obvia, quando alguém está irado é fácil de identificar pelo rosto, porém, existe o lado oculto da ira que é o furor. A ira é como uma pessoa que entra em você e lhe possui por completo. Ela toma conta de suas emoções e sentimentos, ela lhe deixa incapaz.

Abandona o furor – a palavra “furor” em hebraico é: chemah e significa: fúria, desprezo, intenso, indignação e veneno. Isso é muito interessante por que o furor envenena a alma, e uma alma envenenada certamente despejará o seu veneno em qualquer pessoa que contrarie ela. O furor fica escondido na alma e só se manifesta na hora em que é acionado. Quando a ira dá o comando, o cérebro e desligado e essa entidade, a fúria, assume a pessoa.

Logo, a pessoa que tem a sua alma – mente, envenenada será reconhecido pela sua face, a ira. A ira é o rosto do que está por de traz de uma pessoa envenenada pela fúria.

Não te impacientescharah, não pegue fogo, não se inflame, não fique com raiva por que isso acabará mal. Lhe causará um dano, será desagradável. Você sofrerá.

A ira, cega o entendimento, ela não leva em conta a justiça de DEUS, ela produz uma emoção destrutiva e extremista, e isso impede a pessoa de tomar as decisões corretas. A ira manifesta o “VENENO” que está na alma. É por isso que uma alma envenenada destila todo o seu ódio nas pessoas que tocam a sua fraqueza. Só que ao despejar seu veneno – a fúria, ela envenena tudo que está ao seu redor, e causa um dano terrível no ambiente, mas a principal vítima e ela mesma.

“O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta” Provérbios 15:18.

Uma pessoa que tem “veneno” no coração – demonstra através da ira, e geralmente está cercada de confusões, ela entende que onde ela vai, tem sempre alguém que se levanta contra ela. Ela não entende por que não é feliz! E por que o seu nome sempre esta ligado a alguma confusão. O problema é, que é ela quem começa a confusão, destilando o seu veneno.

A ira produz um sentimento de derrota e solidão. Por que ela acha que ninguém é capaz de amá-la por não entendê-la. A ira afasta as pessoas.
1.      A ira causa medo nas pessoas.
2.      A ira destrói a inteligência das pessoas.
3.      A ira causa a derrota nas pessoas.

O pensamento negativo que ela produz é: nunca serei aceito, sempre serei um derrotado, sou um fracasso e faço tudo errado.

Vença a ira!

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento Filipenses 4:8.

Ocupe o seu pensamento com a verdade, com o respeito, com a delicadeza, com o que é justo, puro e amável. Pense em coisas boas a respeito das pessoas e dos fatos.

Lembre-se, tudo acontece para o seu bem. Então se alguém lhe fez um mal, perdoe e entenda que aquilo aconteceu para melhorar você.

Sabemos que todas as coisas cooperam (contribuem juntas) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8:28.


Reprograme-se

Quero fazer pra você um desafio que certamente mudará a sua vida quanto os sentimentos de ira. Se você seguir por uma semana, vai dar certo; se você fizer por vinte e um dias, isso vai lhe contagiar e a todos que lhe cercam; mas se você tornar isso um ritual diário, você nunca mais terá nenhuma dificuldade com a perda da razão. Então vamos lá...

Tenho algumas perguntas pra lhe fazer e, espero que você responda com sinceridade.
        
       1.      Você fica irado?
a.      (  ) As vezes
b.      (  ) Quase sempre
c.       (  ) Sempre
d.     (  ) O tempo inteiro

       2.      O que deixa você irado? Você pode dar mais de uma resposta.
a.      (  ) Meu cônjuge ______________________________
b.      (  ) Meus filhos _______________________________
c.       (  ) O trânsito
d.     (  ) A injustiça ________________________________
e.      (  ) A economia do país
f.        (  ) Meu trabalho _____________________________

       3.     Quando você fica irado você perde a “cabeça”? Como você se sente depois? E as pessoas ao eu redor como ficam?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

       4.      Você gostaria de mudar esse quadro? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Se sua resposta foi sim pra quarta pergunta, eu gostaria que você me acompanhasse nos pontos seguintes. Fazendo exatamente o que vou lhe propor.

Então faça o seguinte:

O Ritual do acordar
      
      1.      Ao acordar você irá repetir sete vezes a palavra – ALEGRIA.

      2.      Você dirá – EU SOU GRATO(A) vinte vezes por qualquer coisa que vier a sua mente.
a.   Exemplo: 1) eu sou grato por que tem banana na minha fruteira; 2) eu sou grato por que dormi muito bem; 3) eu sou grato por minha esposa/marido; ...

     3.     Após o banho se olhe no espelho e FALE SORRINDO – SOU O HOMEM/MULHER MAIS FELIZ DA TERRA. Fale quantas vezes você quiser.

Exercício para operar a mudança

Quando acontecer uma situação que desperte a sua ira você vai fazer o seguinte:
    
       1.      Respire fundo e diga – EU NÃO PRECISO FICAR COM RAIVA, EU TENHO A PAZ;
   
       2.      Se afaste por um tempo e tome um copo com água;
  
      3.     Se você tiver que falar, fale baixo. Lembre-se que VOCÊ É DONO DE SI MESMO, a sua mente É PROPRIEDADE PARTICULAR, e O MAIS IMPORTANTE É A SUA PAZ.


Quando “aquela” pessoa vier e lhe afrontar com ódio, ou lhe provocar para despertar a sua ira, você vai reagir da seguinte forma:

     1.  Olhe nos olhos da pessoa, ENCARE SEUS MEDOS, dê um sorriso sincero e diga - É MUITO PROVÁVEL QUE VOCÊ TENHA RAZÃO, ENTÃO ME DESCULPE...

     2.  Olhando nos olhos agradeça por seu feedback – você pode dizer algo assim: MUITO OBRIGADO POR SER FRANCO COMIGO. TENHO PERCEBIDO QUE TENHO TIDO MUITAS FALHAS POR NÃO ENCARAR OS MEUS MEDOS E FRAQUEZAS, E GOSTARIA QUE VOCÊ ME AJUDASSE. TODAS AS VEZES QUE VOCÊ PERCEBER QUE ESTOU ME AFASTANDO DO QUE É CERTO, QUERO QUE VOCÊ ME AJUDE, ME CHAMANDO ATENÇÃO. Fale somente isso e mais nada, saia e deixe ela a vontade...

      3.     Tome um copo com água e diga: SOU O DONO DOS MEUS SENTIMENTOS...


Para lhe ajudar mais, gostaria de sugerir que você assistisse dois vídeos do Paulo Vieira no YouTube – Viciados em confusão e relacionamento tóxicos. Vou deixar o link.



Espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma, gostaria que você me desse um feedback, se gostou deixando o seu comentário abaixo.


Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte