Vivendo bem Parte 01

Vivendo bem
Parte 01
Efésios 4:25-27

Paulo esta dizendo que a pessoa que se torna cristão, deve deixar a sua vida antiga, com alguém que tira as suas roupas velhas, ou deixa seus antigos objetos por que não servem mais, pra nova vida que ele vai viver daqui por diante. Neste texto em especial, ele indica o que deve desaparecer da vida do novo cristão.

1.       Deixai a mentira e falai a verdade (v25).
a.       O que é a mentira? É falar o que não é verdade, ou deixar de falar a verdade – se omitir, quando estão mentindo.
b.       O que é deixar a mentira? É tomar a decisão difícil de falar somente a verdade, mas não de forma que machuque ou ofenda outra pessoa. É deixar de ser falso!
c.       A mentira é falada por alguém que quer se livrar de uma batata quente; alguém que quer tirar proveito de algo; é usada pra esconder a verdade porque ela trará prejuízos para si; ela é usada pra ocultar a verdade.
d.       Ela causa prejuízos terríveis! Ela atraí a maldição, e a consequência dela é mais mentiras e desventuras.
e.       Muitos homens na história mentiram. A serpente mentiu pra Eva, que mentiu pra Adão, que mentiu para seus filhos; Caim mentiu pra Abel; Abraão mentiu por sua esposa; Isaque mentiu também por sua esposa; Jacó enganou seu irmão Esaú e depois a seu pai Isaque por benção de primogenitura; depois seus filhos enganaram a ele no caso de José, e por ai vai. A bíblia narra com toda a verdade às mentiras que os homens contaram, mas também narra as consequências dessas mentiras.
f.        Logo, não devo mentir. Não posso mais ser falso! Temos que nos acostumar a falar sempre a verdade.

2.       Irai-vos e não pequeis (v26).
a.       A ira é um sentimento que deve ser controlado.
b.       Ela pode ser boa – quando se percebe que alguém está sendo prejudicado, ou algo não vai bem, ou estão torcendo a verdade, ou a injustiça esta dominando. A ira neste caso será a mola propulsora pra operar a mudança, desde que se tome a decisão correta. 
c.       Ela pode ser ruim – então ela será a própria face do mal! É impossível não se irar, ficar irritado com algo, se chatear, mas daí eu fazer disso, um motivo de desgraça esta em minhas mãos.
d.       Posso me irar, mas não devo pecar. Quando uma pessoa fica irada ela tende a perder o controle e logo começa a blasfemar, a reclamar, a gritar, a xingar, a querer fazer o mal.
e.       Não peque, mantenha a calma, busque a tranquilidade, busque a paz, tire um tempo pra relaxar, mas não peque.
f.        Algumas pessoas ficam extremamente iradas quando são confrontadas, mas não percebem que isso é para o seu próprio bem. Estão errados em seus caminhos, porém, não aceitam quando alguém os chama atenção.
g.       Jesus se irou, mas não deu lugar ao diabo.

3.       Não deis lugar ao diabo (v27).
a.       O que será dar lugar ao diabo? É fazer exatamente o que o diabo quer. O diabo veio somente pra roubar matar e destruir, e quando damos lugar pra ele, fazemos exatamente isso, roubamos a paz das pessoas, matamos a fé, e destruímos a esperança, isso é dar lugar ao diabo.
b.       Quando damos lugar ao diabo? 1) Quando mentimos, por qualquer que seja o motivo. Jesus disse que o diabo é o pai da mentira; 2) Também quando perdemos o controle emocional no momento da ira, ou quando deixamos que ela nos domine criando raízes emocionais, por isso que a bíblia diz que o sol não deve se por sobre a nossa ira. Na versão NTLH, diz que não devemos passar o dia todo com raiva.

4.       Faça uma pequena reflexão
a.       Será que uma pessoa de bem como você, que é um cristão autentico deve falar mentiras? Ou deve falar somente a verdade, com todo amor e carinho de forma que não ofenda e nem machuque as pessoas?
b.       Um cristão verdadeiro deve passar o dia todo com raiva, irado? O que será que as pessoas falarão dessa pessoa?
c.       Um cristão deve parecer com o diabo, ou com Jesus? Então o que você acha, um cristão deve se deixar ser usado por satanás ou por Jesus?
d.       As pessoas de fora da igreja esperam que eu e você, sejamos diferentes, certo? O que eles acham de nós quando mentimos? Ou quando passamos o dia inteiro com raiva, chateados, ou mal humorados?
e.       Será que quando reagimos, em qualquer situação, nós manifestamos o amor e a graça de Jesus? Ou manifestamos a ira, a raiva, a mentira, o ódio que é um comportamento típico do inimigo? Pare, pense, e mude de atitude. Peça ajuda ao Espírito Santo, ele certamente vai lhe responder.

____________________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Manaus, AM 26 de julho de 2014 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana