O amor nos faz guardar os mandamentos

O amor nos faz guardar os mandamentos
Os mandamentos não são penosos
“Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.” 1 João 4:8

1.      Quem não ama não conhece a DEUS, por que DEUS é amor. 1 João 4:8
a.      Eu só posso conhecer o amor quando eu conheço a DEUS
b.      Então quem é DEUS? Felipe disse a Jesus:Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. João 14:8-11

2.      Como eu posso conhecer a DEUS?
a.      Crendo em Jesus e o recebendo como seu único e suficiente salvador. “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;” João 1:12
b.      Confessando a Jesus como Filho de DEUS e meu salvador. “Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus. E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.” 1 João 4:15-16

3.      Como posso saber que DEUS permanece em mim?
a.      Ele me amou primeiro e morreu pelos meus pecados - “Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para morrer pelos nossos pecados.” 1 Pedro 4:10
b.      Quando amamos uns aos outros: “Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.” 1 Pedro 4:12
c.      Quando perdemos o medo que causa tormento – “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18

4.      Como podemos reconhecer uma pessoa que não tem Jesus?
a.      Quando ele odeia a seu irmão – “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu” 1 João 4:20
b.      Quem tem Jesus ama seu irmão – “E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.” 1 João 4:21

5.      Como posso reconhecer uma pessoa que tem Jesus?
a.      Quando crê que Jesus é o Cristo – DEUS
b.      E quando ama a DEUS e seus irmãos – “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.” 1 João 5:1
c.      Quando guarda e obedece o seus mandamentos – “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” 1 João 5:2

6.      Os mandamentos do Senhor não são penosos – 1 João 5:3
a.      Eles não causam sofrimentos – mas felicidade
b.      Eles não causam desesperos – mas esperança
c.      Eles não causam medo – mas coragem
d.      Eles não causam tristezas – mas alegria
e.      Eles não causam incertezas – mas certezas e convicções

Aplicação:
1.      Você conhece a DEUS? Então quem é ele?
2.      Onde DEUS está neste momento?
3.      Como eu posso ter a certeza que ele permanece em mim?
4.      Como posso reconhecer que Ele está em mim?


________________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Am 31 de março de 2014

________________________________
Notas:
Foram usadas três versões da Bíblia João Ferreira de Almeida
1.      NVI – Nova Versão Internacional
2.      NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje
3.      Revista Atualizada – Português do Brasil

Bíblia Eletrônica TheWord – Marcus Zondervan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Movimento da Rua Azusa

Tributai ao Senhor

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos