Jejum
Jejum
Zacarias7:5-6
5 Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no
sétimo mês, durante estes setenta anos, d acaso, foi para mim que jejuastes, com
efeito, para mim? 6 Quando comeis e bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis? e[1]
Quando
jejuamos ou comemos fazemos isso para o Senhor ou somente para nós?
1.
Será
que temos jejuado nestes 21 dias somente por que é uma tradição da igreja.
Todos estão fazendo então vou fazer também.
2.
Quando
passa o horário do jejum, nós temos entregado ele ao Senhor? Ou simplesmente
comemos sem nem menos orar?
3.
Quando
começamos o jejum, nós temos falado para o Senhor que estamos naquele horário
em diante jejuando e que tiraremos períodos de meditação na sua palavra e
oração.
4.
No
momento de apresentar nosso jejum temos também feito a nossa oferta? Se temos,
como anda nossa relação com os nossos irmãos, para que sejamos aceito pelo
Senhor?
5.
Você
agradece ao Senhor pelo alimento que ele tem lhe dado todos os dias?
NVI
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BEARA
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NTLH
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Isaías
58
1 "Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta.
Anuncie ao meu povo a rebelião dele e à comunidade de Jacó, os seus pecados.
2 Pois dia a dia me
procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação
que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus.
Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.
3 'Por que jejuamos', dizem, 'e não o viste? Por que nos
humilhamos, e não reparaste?' Contudo, no dia do seu jejum vocês
fazem o que é do agrado de vocês e exploram os seus empregados.
4 Seu jejum termina em discussão e rixa e em brigas de socos
brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja
ouvida no alto.
5 Será esse o jejum que
escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco
e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia
aceitável ao Senhor?
6 "O jejum que desejo
não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr
em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
7 Não é partilhar sua
comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você
encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
8 Aí sim, a sua luz
irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão
irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
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Isaías
58
1 Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a
trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus
pecados.
2 Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em
saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito
do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar
a Deus,
3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por
que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, b
cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso
trabalho.
4 Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho
iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.
5 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua
alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco
e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor?
6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as
ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os
oprimidos e despedaces todo jugo?
7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e
recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te
escondas do teu semelhante?
8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem
detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;[2]
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Isaías
58
1 O Senhor Deus
diz: “Grite com toda a força, sem
parar! Grite alto, como se você fosse trombeta! Anuncie ao meu povo, os
descendentes de Jacó, os seus pecados e as suas maldades.
2 De
fato, eles me adoram todos os dias e
dizem que querem saber qual é a minha vontade, como se fossem um povo que faz
o que é direito e que não desobedece às minhas leis. Pedem que eu lhes dê
leis justas e estão sempre prontos para me adorar.”
3 O povo pergunta a
Deus: “Que adianta jejuar, se tu nem notas? Por que passar fome, se não te
importas com isso?” O Senhor responde: “A verdade é
que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus
empregados.
4 Vocês passam os
dias de jejum discutindo e brigando e
chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam
assim, eu vou ouvir as suas orações?
5 O
que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum? Será que desejo que passem fome, que se curvem como
um bambu, que vistam roupa feita de pano grosseiro e se deitem em cima de
cinzas? É isso o que vocês chamam de jejum? Acham que um dia de jejum assim
me agrada?
6 “Não!
Não é esse o jejum que eu quero. Eu
quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles
o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo
oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão.
7 O
jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão
desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer
os seus parentes.
8 “Então
a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão
curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá
por todos os lados.[3]
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A. (vv.1) Voz como trombeta.
1.
Aqui
tem uma ordem que parece ser do próprio DEUS, de que o profeta, ou sacerdote
anuncie em voz alta que o povo reconheça seus pecados e maldades e, busquem o
arrependimento.
a.
Porque
em alta voz? Para que todos ouçam.
b.
Para
que se crie nos corações contritos a disposição para o arrependimento. E nos
que não tem o coração contrito a resistência necessária para que eles sejam
punidos.
c.
Isso
fica claro no versículo 2 que fala que algumas pessoas procuram ao Senhor como
se fossem pessoas dispostas a ouvirem a voz do Senhor.
B. (vv.2) Parecem desejosos.
1.
De
conhecer as suas leis, seus caminhos ou qual vontade de DEUS para suas vidas,
negócios e projetos.
a. Eles estão em
pecados e fazendo coisas erradas, mas vão ao templo, ou procuram um profeta ou
um sacerdote “parecendo” desejosos
de aprender as leis do Senhor.
b. Eles agem com
a aparência de pessoas justas, desejosos de que DEUS se aproxime deles.
c. Porem neste
texto subtende-se que eles muito embora “pareçam”, não existe uma disposição
para a mudança que DEUS está requerendo deles.
d. Porém eles
querem uma resposta de DEUS. Eles acham que merecem uma reposta de DEUS.
2.
Quantas
vezes nós temos agido dessa forma? Quando tudo começa a dar errado, corremos
para o Senhor, por causa do alívio de sua presença santa. Porém quando a
palavra do Senhor exige uma mudança de mentalidade (forma de pensar, ou
disposição para pensar), nós nos recusamos e começamos a criar todo tipo de
argumento para justificar as nossas práticas. Romanos 12:2.
3.
Temos
nos aproximado de DEUS somente para cobrar os benefícios do jejum que temos
feito, ou da oferta e dízimos que temos dado, porém temos esquecido dos
princípios, ou veredas antigas que exigem um padrão de mudança.
C. (vv.3) Porque não atentas para o nosso Jejum?
1.
O
povo daquela época perguntava de DEUS porque temos jejuado e o Senhor não tem
atentado para isso? E essa pergunta podemos fazer nos dias de hoje. Porque não
atentas para o nosso jejum?
2.
Deus
responde: vocês não jejuam para mim. Vocês jejuam para vocês!
a. Jejuam porque
todos estão fazendo.
b. Jejuam como
moeda de troca.
c. Não existe
arrependimento pleno.
d. Já estão
pensando na recompensa e não veem a hora de voltar a comer.
e. Não se quer
pagar o preço de ficar com fome o tempo inteiro com a motivação de agradar ao
Senhor.
D.
(vv.4)
Jejum que acaba com brigas.
E.
(vv.5)
Um dia o homem se humilhe.
F.
(vv.6e7)
O Jejum que agrada a DEUS.
a.
Deixe
a injustiça.
b.
Soltar
as minhas prisões.
c.
Por
em liberdade alguém.
d.
Alimentar
pessoas. Alimento espiritual.
e.
Abrigar
o pobre
f.
Vestir
o nu
g.
Ajudar
o próximo.
G.
(vv.8)
A cura brotará.
a.
Você
precisa de cura pra que? Em que área de sua vida
______________________________
Pr.
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB
Monte Horebe
Manaus,
15 de fevereiro de 2013.
d d 7.5 O jejum e o luto do sétimo mês (agosto-setembro),
eram realizados em memória do aniversário do assassinato de Gedalias, que foi
governador de Judá no ano 587 a.C. (2Rs 25.25; Jr 41.1-3). Os judeus mantiveram
recordação dos acontecimentos trágicos do ano 587 a.C. por quase setenta
anos. A consulta aos profetas e sacerdotes do templo (v. 3)
se deu no ano 518 a.C. (v. 1). Ver Zc 1.12, n.
e e 7.6 Segundo o profeta, na celebração do jejum e do luto, o
povo buscava o seu próprio proveito. Cf. Is 1.11-17; 58.1-7,13-14.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Zc 7:6
b b 58.3 Nos primeiros tempos, a proclamação de um “dia de jejum”
estava reservada para as épocas de calamidade nacional (cf. Jr 36.9; Jl 1.14;
2.12,15); mas, após a destruição de Jerusalém em 587 a.C., foram estabelecidos
dias fixos para a sua prática (Zc 7.1-7; 8.19). Cf. Lv 23.27.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo
Almeida Revista E Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005, S.
Is 58:8
2 58.2 me adoram todos os dias Is 29.13. leis justas Também se pode traduzir
por: “decisões justas”.
4 58.4 dias de jejum No começo, o povo de Deus jejuava apenas no Dia do
Perdão (Lv 16.29-34) ou em situações de calamidade pública (Jr 36.9; Jl 1.14;
2.12,15). Depois da destruição de Jerusalém no ano 586 a.C., surgiram outros
dias de jejum (Zc 7.1-7; 8.19).
6 58.6 Eu quero que... Os profetas mostram um Deus que quer uma vida digna e
justa para todos (Is 1.10-20; Ez 18.5-9; Os 6.4-6; Mq 6.6-8; Zc 7.8-10). escravidão
Ne 5.1-13.
7 58.7 repartam a sua comida... recebam em casa os pobres... dêem roupas aos
que não têm Ez 18.7; Mt 25.34-40.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil: Bíblia De Estudo Nova
Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2005; 2005, S.
Is 58:8
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