O DISCÍPULO

O DISCÍPULO 

Mateus 11:28-30Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”

Beite Sefer.

As crianças em Israel no tempo de Jesus começam a estudar bem cedo, ao seis anos de idade elas eram enviadas as escolas rabínicas ou sinagogas para aprenderem os cinco primeiros livros da bíblia. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Quando essas crianças completavam dez anos de idade elas já tinham decorado esses cinco primeiros livros. Essa classe especial de crianças era chamada de Beite Sefer.

Algumas crianças voltavam pra suas casas e aprendiam o oficio do pai, outras davam prosseguimento aos estudos.

Os que iam pro segundo nível eram os que mais se destacavam na primeira classe. E essa classe era conhecida como Beit Talmud.

E assim ia de forma que quando a criança atingia sua idade adulta, aproximadamente 15 anos ele já era capaz de debater sobre todos os livros da bíblia e formar suas interpretações.

Cada rabino tinha uma forma de interpretar a bíblia. Eles tinham um conjunto de regras e essas regras eram chamadas de “O Jugo do rabino”. Eles punham essas normas e regras de interpretação aos seus discípulos e eles tinham que carregar consigo.

No tempo de Jesus existiam dois rabinos famosos, Hilel e Shamai, e esses rabinos tinham uma forma de interpretação das leis e profetas, eles tinham um jugo.

Jesus disse esses rabinos colocam sobre vocês um jugo pesado, exigências absurdas e nem com o seu dedo os ajudam, mas meu jugo e suave e meu fardo é leve.

1.       Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados.
a.       Só quem poderia dizer vinde a mim era um rabino de renome e grande conceito.
b.       Vinde a mim é um chamado para ir ao encontro de alguém muito especial.
c.       Vinde a mim! Esse é um chamado para todos os que se sentem cansados e sobrecarregados, cheios de todas as mentiras e ciladas filosóficas impostas a este mundo.
d.       Vinde a mim! É um convite de alguém que pode resolver suas crises e dar todas as respostas que se necessite.
e.       Vinde a mim! É um convite a uma mudança radical na forma de pensar e interpretar o mundo.
f.        Vinde a mim! É ver pela ótica desse mestre, o rabino Jesus.
g.       Vinde a mim! É um convite feito por um mestre a pessoas que querem ser discípulos.

2.       Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.
a.       Tomai sobre vós as minhas regras e as minhas doutrinas.
b.       Elas são simples. Você só precisa confiar em mim. (Jesus).
c.       Aprendam de mim. Eu tenho pra lhes ensinar! Eu criei o mundo e tudo o que nele há, foi pela minha palavra. João 1:1-4.
d.       Eu sou manso e humilde de coração – sou alguém que você pode e deve confiar, aliás eu “sou o caminho a verdade e a vida” (João 14:6).

3.       Achareis descanso para vossas almas.
a.       Aqui neste texto é “Psique = grego ou nephesh = hebraico” mente ou a vida do homem.
b.       Tem haver com seus pensamentos que precisam serem acalmados.
c.       Tem haver com seus sentimentos que precisam ser curados.
d.       Tem haver com a nossa essência. Quem nós somos e o que estamos vivendo ou da forma como estamos vivendo. Ele quer dar descanso.

4.       Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
a.       Meus ensinos não são complicados.
b.       Eles enobrecem a alma, traz paz, alegria e prosperidade.
c.       Mas os meus ensinos são a minha vida, o meu caráter e minha conduta.
d.       Eu quero que vocês pareçam comigo em essência – sejam santos como eu sou santo. (Levítico 11:44).
e.       O meu fardo é leve, porque é um princípio de vida e paz.

Aplicação:
1.       Que tal ser um discípulo desse mestre maravilhoso?
2.       Como estamos? Cansados e sobrecarregados de afazeres que não nos dão paz e nem alegria?
3.       Que tal aprender e aplicar as regras de Jesus no nosso viver diário?
4.       Que tal achar descanso nos braços de Jesus, esse mestre maravilhoso? Salmos 91:1
5.       Ele tem chamado pessoas ao redor do mundo para se tornarem semelhantes a ele. Para serem seus seguidores, para serem discípulos de Jesus o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
6.       Que tal hoje você tomar a decisão de se tornar cada vez mais parecido com Ele.

 
------------------------------------------------
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 28 de fevereiro de 2012.
IDPB Monte Horebe
Para o culto de Doutrina.

-----------------------------------------------
Biografia:
Um Novo Tempo Apostólico – Pr. Chad M. Miller, IDPB Publicações, Lagoa Santa MG, junho de 2008.
Talmidim – Ed René Kivitz, Editora Mundo Cristão. São Paulo 2012.
Talmidim – Pr. Abe Huber, Como ser um discípulo de Jesus, Internete, You tube. Igreja da Paz de Santarém.
Dicionário Digital Strong de Grego e Hebraico.
Bíblia Digital NVI
Bíblia Digital (JFA-RA) Strong
Bíblia Gigital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte