Oferta por um filho - Pr Joao Nunes Santana
OFERTA POR UM FILHO
Texto Bíblico para leitura: Gênesis 15:1-18
Introdução
Quais são os seus sonhos? Que expectativas você tem para esse ano que se aproxima? Que passos você gostaria de dar e que portas você gostaria que se abrissem para você neste ano novo que se aproxima?
Como você vai conseguir realizar esse sonho? Com suas próprias forças ou você, como Abraão, vai precisar da ajuda do Senhor?
Nesta semana vamos estudar sobre um homem cujo desejo e sonho era ter um filho. Os anos foram se passando, a velhice chegando e esse filho não vinha. Vamos aprender o que ele fez para ter o filho tão esperado.
1. INQUIETAÇÕES DE ABRAÃO VERSUS REPOSTAS DE DEUS (v 2-18)
(a) Que me hás de dar? (v.2) - O grande sonho de Abraão era ter um filho. Seus dias estavam passando, sua idade era de quase 80 anos, sua esposa já estava bem idosa também. E Ele não vislumbrava mais esperança de ter um filho devido à sua avançada idade. Veja o que ele diz para Deus: Não me tens dado semente (v.3).
(b) Meu herdeiro é um estranho (v.2) - A maior alegria de um pai é deixar tudo pelo que trabalhou, construiu, juntou para seu ou seus filhos. Abraão não via outra alternativa e fala isso com certa tristeza e amargura em seu coração.
(c) A resposta de Deus (v. 4,5,6) - Este não será o teu herdeiro e sim aquele que de tuas entranhas sair, este, sim, será o teu herdeiro. E tendo dito isto, lhe mostrou as estrelas do céu e lhe mandou contar. E creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça.
(d) Senhor, como saberei que hei de herdar? (v.8) - Mesmo recebendo a promessa e tendo confiado em Deus. Mas seu coração ainda estava inseguro. Ele queria algo que fosse além de uma simples promessa, algo concreto, uma certeza absoluta.
(e) Deus diz: Toma-me uma bezerra de três anos (v.9) - Uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. O que é isso? Um sacrifício. Era uma oferta de consagração. Ele estava chamando Abraão para sacrificar ou ofertar ao Senhor por algo que ainda não tinha, por algo que ele tanto sonhava, por um filho que ele tanto queria.
2. A OFERTA DE ABRAÃO (v.10-12)
- E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves, não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abraão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abraão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.
(a) Será que foi fácil? Abraão travou uma verdadeira luta espiritual com temores e pesadelos. Será que é fácil fazer um sacrifício para Deus? Que valor tem uma oferta sem sacrifício para Deus? Todos nós travamos lutas interiores quando vamos dar algo significante para o Senhor.
(b) Mas depois disso (v 13-18) - Deus revela a história do povo que viria das entranhas ou descendência de Abraão e confirma o pacto ou aliança. Daquele casal já velho, Deus ia trazer tantos filhos quanto as estrelas do céu. Aquilo que para o homem é impossível, é possível para Deus. (v.18)
3. O QUE PODEMOS APRENDER?
(a) Primeiro queremos tranquilizar o seu coração, meu amado irmão. Você não tem que trazer essa oferta. Não é o dinheiro que queremos, o que queremos é ver o passo de fé. É ver os milagres acontecendo, é ver as portas que vão se abrir.
(b) Por que os homens antigos fizeram isso e foram abençoados? Que segredo eles aprenderam ao agirem assim?
(c) Senhor, como saberei que hei de ter um filho? Deus diz: Toma-me uma bezerra…
(d) Oferta de sacrifício e consagração por aquilo que você quer.
(e) Que expectativas você tem para o próximo ano?
(f) Que inquietações estão no seu coração? Quantas incertezas estão em você?
(g) Queremos apresentar ao Senhor uma oferta no primeiro dia do ano de 2025. Queremos consagrar o nosso melhor por aquilo que já nos deu e por aquilo que queremos ter.
(h) Cada um vai dar um nome a essa oferta.
(i) Essa não será uma oferta comum ou regular como se faz todos os domingos.
Será algo especial de consagração pelo ano que vem.
_____________________
Dízimo e Ofertas
A MÁQUINA DE DEUS
Texto bíblico para leitura: Lucas 6:38
“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”
1. Dai e dar-se-vos-á - O que Jesus está falando nessa palavra? Se eu plantar eu vou colher. Se eu ajudar, serei ajudado. Quando eu dou, também vou receber. Isto é um ciclo. O que nós chamamos de máquina de Deus. Agora, para que essa máquina divina comece a operar, eu preciso dar o primeiro passo.
2. Veja o que Jesus promete quando cumprimos o dar-se-vos-á:
3. Boa medida - O que é uma boa medida? Refere-se à qualidade da medida que está sendo aplicada. Isto indica que sua generosidade não será medida de forma mesquinha ou insuficiente. Mas sua benção será uma medida de qualidade.
4. Recalcada - (Uma medida cheia, pressionada).
5. Sacudida - O termo refere-se à prática de sacudir bem para garantir que a medida esteja bem cheia e sem espaço vazio.
6. Transbordante - Se refere à ideia de que, ao dar generosamente, a recompensa será tão abundante que vai além do necessário.
7. Convido todos a ficarem em pé e levantar o seu envelope e diga - Pai, amado e santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Com amor e gratidão, entrego a Ti. Abre portas para mim. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.
8. Quero declarar bençãos sobre você. Que os seus celeiros sejam cheios. Que os seus lagares transbordem, que a sua colheita seja grande e maior do que você jamais imaginou, e que nesta semana portas se abram para você. E você possa ver o agir de Deus.
Comentários