NOITE DA OFERTA DE CONSAGRAÇÃO Pr João Nunes Santana
NOITE DA OFERTA DE CONSAGRAÇÃO
Texto Bíblico para leitura: GÊNESIS 28: 20-22
1. INTRODUÇÃO - Esse é um assunto profundamente espiritual. Nem todas as pessoas vão entender o que vamos falar nesta noite. Exatamente como alguns não entenderam e até reprovaram o ato de Maria, irmã de Lázaro (João 12:4,5).
Dinheiro é um assunto muito delicado. Dízimos e ofertas são assuntos espirituais. Muitos crentes têm problemas nessa área. Mas existe algo, acontece algo, quando realmente fazemos um sacrifício pela fé. Vemos isso nos homens do passado, eles creram, eles ofertaram e as bençãos vieram.
Nesses tempos de incerteza, nós precisamos dar um passo de fé para termos a certeza de que portas se abrirão e que teremos sua proteção no futuro.
Neste último culto de 2024, queremos apresentar ao Senhor a nossa oferta de consagração pelo novo ano que se aproxima. Mas antes queremos aprender sobre o que os homens do passado fizeram, como eles ofertaram? Por que ofertaram? O que os levou a ofertarem? Pois sabemos que o ato de ofertar não é algo novo. Veja o que a Bíblia nos diz:
2. A OFERTA DE NOÉ (Gn 8:20) - Edificou Noé um altar ao Senhor e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocausto sobre o altar.
3. A OFERTA DE ABRAÃO (Gn 15:8-12)
(a) E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. (v.10)
(b) E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. (v. 11,12)
(c) Não foi fácil. Abraão teve lutas espirituais, temores e pesadelos, mas sua oferta foi entregue e assim garantiu o nascimento do seu filho.
4. O PACTO QUE JACÓ FEZ COM DEUS (Gn 28:20-22) - Esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Vivendo um período de incertezas, Jacó faz um pacto com Deus que, se não passar fome e tiver com que se vestir, de tudo o que ele ganhar, daria certamente a Deus o dízimo.
5. A OFERTA DE DAVI (I Cr 29: 1-9)
(a) Eis que eu moro em uma casa de cedro e a Arca de Deus mora dentro de cortinas (2 Sm 7:2) - Eu tenho um palácio, meus oficiais têm uma boa casa, tudo já tem o seu lugar na cidade, mas o meu Deus não tem um lugar digno do seu nome. Um lugar de repouso para a Arca do Senhor.
(b) Eu, pois com todas as minhas forças, tenho preparado para a Casa do meu Deus (v.2) - O que o motivou a reservar ouro, prata, cobre, ferro, madeira e pedras preciosas por anos pelo desejo de ver a casa de Deus ornamentada com o melhor que suas forças podiam fazer?
(c) E ainda, porque tenho grande afeto à Casa do meu Deus, ouro e prata do meu tesouro particular dou para a Casa do meu Deus (v.3)
(d) Quem hoje está disposto a encher a mão, para oferecer voluntariamente ao Senhor (v.5)
6. A MINHA OFERTA - Hoje, neste momento da história de nossa vida, chegou a oportunidade de escrevermos também o nosso nome na lista dos heróis da fé que creram ao ponto de darem o seu melhor, como os homens do passado fizeram. O que você tem preparado para consagrar ao Senhor?
(a) Escreva os seus sonhos, o seu desejo, aquilo que você quer que ele realize nesse ano de 2025.
(b) Abraão queria um filho, o que você quer? Escreva o seu pedido.
(c) Um emprego, um negócio, uma viagem, saúde, a conversão de uma pessoa, uma porta aberta, descreva a porta, o que você quer?
7. Agora, vamos apresentar a nossa oferta de consagração do ano de 2025 ao Senhor.
Comentários