AS 9 FRAQUEZAS DE UMA OVELHA Pr João Nunes Santana

 AS 9 FRAQUEZAS DE UMA OVELHA


Texto para leitura: Salmos 23

1. (v1) Falta de discernimento — Cães, gatos têm grande inteligência para sobreviverem sozinhos, mas ovelhas não. Discernir é a capacidade de fazer uma escolha inteligente, fazer a diferença entre o bem e o mal e o certo e o errado. Ovelha depende do discernimento de um pastor para lhes conduzir. 


2. (v2) Não pede socorro — Ovelhas são animais que sofrem em silêncio ao serem levados para o matadouro. Outros animais choram, fazem barulho, mas ovelhas não. Só Deus sabe a aflição de seus corações.


3. (v2) Não sabe voltar para o aprisco sozinho — Solte um gato num lugar distante de sua casa, ele voltará para casa. Mas as ovelhas não sabem o caminho de volta. Quantas ovelhas não estão presas por aí à espera de alguém para lhes trazer de volta para o rebanho?


4. Não enxerga o abismo — As águias são animais que poderiam ler a bíblia a um km de distância. Mas as ovelhas são quase míopes ao ponto de não enxergar o perigo à sua frente. Quanto perigo está à sua frente e você nem percebe?


5. (v5) Não sabe escolher um bom pasto — Pasto é o lugar onde a ovelha se alimenta. Ocorre que às vezes esse pasto é seco, a grama não é saudável. Outras vezes há cobras no pasto e outros animais predadores em volta e elas nem o notam. Que tipo de alimento espiritual você tem comido?


6. (v5) Quando adoece, não se levanta sozinha — Animais selvagens conseguem de alguma forma se tratar sozinhos. Mas ovelhas não. Elas precisam de alguém que lhes trate, que passe remédio e as levante.


7. Não bebe em águas turbulentas — Precisa de águas calmas e tranquilas para beber. Dizem que precisa ver a própria imagem dela na água para poder beber. Fala que um rebanho não pode ser um lugar de brigas, contendas e disputas, pois isso perturba a paz e afugenta as ovelhas.


8. Não anda com os bodes — Bodes são animais que comem tudo o que encontram. Ovelhas só comem grama. Ovelhas e bodes são profundamente diferentes em seus costumes. Que união há entre a luz e as trevas ou entre o fiel com o infiel, ou entre Cristo e Belial?


9. Não se defende — O búfalo selvagem enfrenta o leão e muitas vezes vence pela sua coragem e força. Mas as ovelhas não. É interessante sua incapacidade de se defender. São animais completamente dependentes do pastor. É o pastor quem as defende e luta contra seus inimigos.


_______________

Pr. João Nunes Santana

2007



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos