A QUESTÃO DO AMOR Pr João Nunes Santana

 A QUESTÃO DO AMOR

Pr João Nunes Santana


Ouça a mensagem aqui!


Texto bíblico para leitura: I João 4.7-21


1. INTRODUÇÃO — Continuamos explorando a primeira epístola de João, o apóstolo. Nesta semana queremos tratar de outro assunto muito falado por ele que é o amor. Não existe uma palavra mais presente nas poesias e nas canções do que o amor. Mas qual sentido há na Bíblia sobre essa palavra?  


2. PRIMEIRO, NO IDIOMA GREGO —  Havia três termos para designar o amor. (1) O amor Eros, amor sentimental ou romântico.  (2) Amor Phileo, amor fraternal, amor entre irmãos. (3) Amor Ágape, o amor que se sacrifica pelo outro, altruísta, que serve, que honra, que estende a mão para ajudar, que sente misericórdia, que se compadece e que não lança em rosto. Esse amor é descrito em I Coríntios 13. (Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta).  


3. O AMOR DE DEUS


  1. Deus é amor (v.8) — O que significa que Deus é amor? (1) Esse não é o amor sentimental, romântico ou emocional. (2) O amor é a própria essência da natureza de Deus. É impossível imaginarmos um ser assim. Perfeito em amor ou o amor é infinito em seu coração. (3) Agora, os atributos de Deus estão em perfeito equilíbrio, porque a Bíblia também diz que Deus é santo. 


  1. O amor é de Deus (v. 7) — O que João está dizendo aqui? Que como o amor é parte é a essência da natureza divina. Quando esse amor é visto em uma pessoa, essa pessoa tem uma parte da natureza de Deus, de sua essência, de seu ser, de sua beleza de caráter e de sua mais absoluta ausência de egoísmo. 


  1. Como Deus ama os homens?  (v.9) — A vinda do Filho de Deus é a expressão máxima do amor de Deus. Vemos aquele homem estendo a mão ao necessitado, tirando o fardo pesado das costas dos oprimidos, curando os enfermos, perdoando pecadores, dando vista aos cegos, ouvido aos surdos, edificando seus discípulos, ressuscitando mortos e morrendo por seus amigos. (João 3:16) 


4. O AMOR FAKE 


  1. Os homens inventaram um novo tipo de amor. Além dos três que já existem, agora temos um quarto amor, o amor fake. 


  1. O amor só de palavras (3.18) — Como é fácil dizer que ama. Como temos adquirido habilidade de falar uma coisa e agir de modo diferente. Jesus falou sobre um povo que o honrava com os lábios, mas seu coração estava longe dele. (Mt 15:8).

  2. O amor que não conhece a Deus (v. 8) — Esse é o tipo de amor que não conhece a Deus, somente os seus próprios interesses. O império da sua vontade e o governo do próprio “Eu”.    


  1. Amor de mentira (v.20) — Quantas promessas? Quantas palavras bonitas? Quantos abraços apertados? Mas o coração está maquinando o mal. Como posso dizer que amo a Deus, mas não quero aproximação, nem relacionamento e nem negócio com o povo de Deus?


  1. O amor de Deus versus o amor fake — quem vence? Certo jovem nutria um sentimento de ódio por seu pai, por isso não falava com ele há muitos anos. Mas no dia em que teve um encontro com Jesus, a primeira coisa que fez foi ligar para seu pai e se reconciliar com ele. 


5. O AMOR DE DEUS NO HOMEM 

  1. É um mandamento (1 Jo 3:11; Jo 13: 34)

  2. Prova que somos nascidos de Deus (v. 7)

  3. É a essência de Deus está em nós (v. 12)

  4. O amor nos dá ousadia (v.18)

  5. O amor nos dá confiança no juízo (v.17)


6. APELO

  1. Como você vê os seus irmãos?

  2. E aquela pessoa entre seus irmãos que você não suporta? Que não perdoa? Que não fala mais como antes? 

  3. Por que você não se aproxima dos seus irmãos em Cristo? Por que não tem mais liberdade? Por que se esconde? 

  4. Não se engane a si mesmo.

  5. Deixe o amor ser o relógio que mede o quanto de Deus eu tenho em minha vida. 

  6. Escolha amar, decida perdoar, tome a decisão de obedecer à ordem de Cristo. Isto vai te dar segurança no juízo.  



------------------------------


O QUE É O ATO DE OFERTAR

Ouça aqui a mensagem!


Texto bíblico para leitura: Provérbios 3:9,10


“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”


1. É UM ATO DE SACRIFÍCIO AO SENHOR. Como Abraão que levou seu filho para sacrificar ao Senhor. Por que ele fez isso?(Gn 22:10-12).


2. É UM ATO DE FÉ NO SENHOR. Como a pobre mulher viúva que deu ao Senhor a sua última moeda. Por que ela fez isso?(Mc 21:2)


3. É UM ATO DE AMOR PELO SENHOR. Como Maria, irmã de Lázaro, que ofertou ao Senhor seu melhor perfume. Por que ela fez isso? (Jo 12:3)


4. É UM ATO DE HONRA AO SENHOR (Pv 3:9). Nenhum dos homens do passado chegou diante de Deus de mãos vazias. Porque entendiam como sendo uma forma de honrar ao Senhor lhe trazendo alguma coisa em suas mãos. Será que eles tiveram alguma benção?


5. O QUE SIGNIFICA O SEU ATO DE OFERTAR AO SENHOR? Seria um sacrifício? Um ato de fé? Uma expressão do seu amor? Ou um desejo profundo de honrar aquela pessoa que tem lhe dado tudo?


6. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: Senhor Jesus Cristo, aqui está minha primícia, minha oferta e meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!


7. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos