Conhecendo a vontade de DEUS


Davi traz a arca para Jerusalém
Conhecendo a vontade de DEUS 

1 Crônicas 13:1-14
1 Ora, Davi consultou os chefes dos milhares, e das centenas, a saber, todos os oficiais. 2 E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos mensageiros por toda parte aos nossos outros irmãos que estão em todas as terras de Israel, e com eles aos sacerdotes e levitas nas suas cidades, e nos seus campos, para que se reúnam conosco, 3 e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul. 4 E toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu reto aos olhos de todo o povo. 5 Convocou, pois, Davi todo o Israel desde Sior, o ribeiro do Egito, até a entrada de Hamate, para trazer de Quiriate-Jearim a arca de Deus. 6 E Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, a qual se chama pelo nome do Senhor, que habita entre os querubins. 7 Levaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. 8 Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus com todas as suas forças, cantando e tocando harpas, alaúdes, tamboris, címbalos e trombetas. 9 Quando chegaram a eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. 10 Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus. 11 E Davi se encheu de desgosto porque o Senhor havia irrompido contra Uzá; pelo que chamou aquele lugar Pérez-Uzá, como se chama até o dia de hoje. 12 Temeu Davi a Deus naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus? 13 Pelo que não trouxe a arca a si para a cidade de Davi, porém a fez retirar para a casa de Obede-Edom, o giteu. 14 Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia.
 
O sonho de Davi, bem como de todo o povo judeu era que a arca da aliança voltasse para o seio do povo.

A arca havia sido tomada do povo pelos filisteus durante uma guerra que Saul havia perdido

A arca representava a presença de DEUS no meio de seu povo.

Davi assume a liderança de seu povo como rei e resolve como seu ato inicial atender o desejo do seu povo.

1.      Davi consulta o povo pra saber qual é o seu desejo? (v1: Ora, Davi consultou os chefes dos milhares, e das centenas, a saber, todos os oficiais).
a.      Davi consulta qual é o desejo de seus capitães de mil, dos de cem e de todos os príncipes.
b.      Davi consulta o povo também no verso dois. (E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos mensageiros por toda parte aos nossos outros irmãos que estão em todas as terras de Israel, e com eles aos sacerdotes e levitas nas suas cidades, e nos seus campos, para que se reúnam conosco,).
c.      Se vos parece bem, e se vem isso do Senhor, nosso DEUS ...
                                                                                       i.      Como saber o que é a vontade de DEUS? Será que consultando o povo? Será que a vontade do povo é a vontade de DEUS? Será que todo povo reunido representa a vontade de DEUS?
d.     Os sacerdotes e levitas eram os detentores da presença constante de DEUS. Eles eram por natureza os escolhidos para falarem no nome de DEUS. Por que eles são chamados e não consultados?  

2.      Nos dias de Saul não nos valemos dela (V3).
a.      Isso é bem interessante por que a arca representava a presença de DEUS.
b.      Isso queria dizer que tudo o que Saul fez, ele o fez sem a presença de DEUS.
c.       E a gora sim eles queriam fazer com a presença de DEUS.
                                                               i.      Algumas vezes queremos, desejamos, ansiamos a presença de DEUS, mas não consultamos a DEUS, consultamos o povo.
                                                             ii.      O nosso desejo é tão intenso e sincero por DEUS, mas não procuramos nos informar que existe um povo que representa o SENHOR, esse povo tem a informação necessária de como saber a vontade de DEUS. Eles são os sacerdotes e os levitas.

3.      Todos concordaram porque pareceu justo aos seus olhos.
a.      Qual o critério que o povo tem para definir o que é justo?
b.      O critério do povo é o da satisfação. Se isso atende os meus desejos e anseios então está certo, do contrário não é a voz de DEUS. Não é por que eu quero que DEUS quer.
c.       A vontade de DEUS não esta presa a minha, mas ela é soberana.
d.      Não é por que parece certo que está certo. Não é porque parece justo que é justo. Não pode parecer, tem que ser, e tem que ser do modo de DEUS e não da forma como eu quero ou desejo. 

O que é a vontade de DEUS? Como se pode conhecer a vontade de DEUS?

Eu tenho visto muito as pessoas falarem que DEUS sempre ouviu suas orações. Sim eu até creio que ELE o ETERNO lhes ouviu, mas o que isso quer dizer? Talvez queiram dizer que ELE lhes deu uma resposta satisfatória, mas se a resposta que ELE deu não lhes satisfazer deixa de ser a resposta de DEUS? Só é resposta de DEUS se atender os meus anseios e desejos?

E se o diabo que também ouve, responder no lugar do ETERNO? Se ele criar e der uma resposta satisfatória, por que ele conhece nossa vaidade, ele sabe também que pedimos coisas vaidosas para nos vangloriar.

Algumas vezes pedimos prova se é a vontade de DEUS, e a fazemos como Davi o fez. Queremos três respostas favoráveis, daí como Davi, consultamos os capitães de mil, os chefes de cem e os príncipes. Que isso quer dizer? Que às vezes reunimos nossa família ou pessoas que pensam igual a nós, e lhes consultamos para entender qual a vontade de DEUS. Chamamos nossos parentes mais nobres, os mais endinheirados e os mais inteligentes daí tiramos nossa conclusão de que é a vontade de DEUS.

Algumas vezes até manipulamos os critérios das respostas porque queremos a resposta que nos satisfaça e não o que é certo, por que o que é certo nem sempre nos traz satisfação.

Eu recordo de um rapaz que queria namorar com uma moça e veio falar comigo sobre isso. Daí, lhe respondi que ela era muito nova, ela era nova convertida e ninguém sabia nada sobre ela e sobre sua família e que seria prudente ele esperar um pouco mais. Mas ele estava muito desejoso de uma resposta satisfatória e foi orar ao SENHOR.

Ele pediu três provas do SENHOR, se as três coisas que ele pediu acontecesse ele entenderia como sendo a vontade de DEUS. As três coisas eram: 1) Ele iria chegar bem cedo ao culto de oração e se ela estivesse na porta seria a primeira resposta; 2) a segunda coisa é que se nesse culto ela olhasse para ele e viesse falar como ele seria a segunda resposta; 3) se ela pegasse na mão dele nesse culto então essa seria a terceira e definitiva resposta pra ele.

Acontece que esse rapaz orou de domingo após a conversa com o pastor, até a terça-feira quando o culto aconteceria. Nesta terça, era um feriado nacional e a igreja ficou lotada, e quando ele chegou a igreja quem estava lá na porta conversando com a esposa do pastor? A dita moça. Durante o culto o dirigente pediu que os irmãos saíssem de seus lugares e saudassem os demais irmãos, olha que bênção, a moça que estava em um dos bancos da frente olhou na direção do rapaz e o fitou bem nos olhos e sorriu, MS não ficou somente nisso ela foi na sua direção estendeu a mão para o rapaz depois deu-lhe um forte e inocente abraço. Pronto, todas as respostas num único culto.

O rapaz procurou a moça e lhe falou como DEUS falara com ele a respeito dela e como ele lhe respondera e que ela era a moça prometida pra ele, e ela cedeu aos encantos das palavras do rapaz e mesmo sem o pastor, a igreja e a família concordarem se uniram pelos perniciosos laços sexuais e foram morar juntos numa quitinete. Ela abandonou os estudos por causa de uma gravidez indesejada e ele começou a beber por causa das recentes responsabilidades, também abandonou a escola e começou um trabalho no distrito industrial, onde por mística do destino conheceu a mulher de seus sonhos.

Onde aconteceu o erro deste rapaz, ou desta moça? DEUS ouviu suas orações? Foi DEUS que respondeu suas orações? Será que não teria sido a sua vontade que se sobrepôs a vontade de DEUS somente por causa de sua satisfação pessoal e imediata.

Na bíblia temos um exemplo muito claro de como DEUS responde aos que lhe buscam.

Temos o caso de Gideão em Juízes 6:36-40 que após o Anjo do SENNHOR ter lhe falado pediu uma prova do SENHOR, ELE lhe deu:
36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, 37 eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. 38 E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça. 39 Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho. 40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.”

Um pedido impossível, uma resposta impossível. DEUS tem a resposta certa e ela não precisa ser ajudada por ninguém, ela não precisa de ajuste. A resposta de DEUS é baseada na justiça de DEUS.

4.      Davi procura trazer a arca para Israel (v5-14).
a.      Davi reuniu todo o povo de Israel para trazer a arca. Fizeram um carro novo e o povo ficou feliz e cantava e louvava a DEUS.
b.      Dois rapazes guiavam o carro de boi, quando os bois tropeçaram os rapazes seguraram a arca e foram fulminados pelo SENHOR e morreram ali mesmo perante DEUS.
c.       Era a vontade de DEUS que a arca voltasse para o meio de Israel? Sim era! E por que aconteceu esse fato? Simples, era a vontade de DEUS mas, não estava sendo da forma que DEUS queria que acontecesse.
d.      Como na história que eu contei lá atrás é a vontade de DEUS que o homem case com uma mulher, mas a forma como foi feito pelo rapaz é que não estava de acordo com a vontade de DEUS.
e.      Porque Davi desrespeitou a vontade de DEUS dois homens pagaram com a vida.
f.        Três perguntas são muito importantes neste momento! 1) É a vontade de DEUS? 2) É a forma que DEUS quer? 3) É o tempo de DEUS?
                                                               i.      Isso ainda acontece nos dias de hoje, quando muitos pais de família tomam a decisão certa no momento errado, ou da forma errada. Ou tomam a decisão errada no momento que aparentemente lhes é propicio. Sem consultar a vontade, a forma e o tempo de DEUS. 

5.      Davi aprendeu a lição – 2 Samuel 6:12-19
a.      Davi consultou os sacerdotes que lhes informou que a arca deveria ser carregada pelos levitas – 1 Crônicas 15:2
b.      Ele consultou ao Senhor através dos sacerdotes e descobriu que no livro da lei estava escrito que somente os filhos de Arão e os levitas poderiam carregar a Arca da Aliança.
c.       DEUS sempre quis falar com o homem, sempre desejou manifestar sua vontade santa aos homens, DEUS sempre quis dar respostas ao homem, o problema esta no homem que constantemente tem maldade no coração. O pecado do homem é quem faz separação entre DEUS e o homem.
 
6.      Continua ....

Aplicação
1.      Como temos consultado a DEUS?
2.      Através de quem consultamos a DEUS?
3.      Nós esperamos as respostas de DEUS, ou nós abreviamos?
4.      Nós temos esperado o tempo de DEUS pra nossa vida?
 

_______________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Am 10 de novembro de 2013

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB