Tomada de Decisão
3 Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 4 Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins f e os astarotes e serviram só ao Senhor. g 5 Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor. h 6 Congregaram-se em Mispa, i tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel j em Mispa. 7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. 8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor; clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu. l 10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, m e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.[1] 13 Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra eles todos os dias de Samuel. 14 As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. n[2]
1. O pecado está ligado á servidão (v.3) (e ele vos livrará das mãos dos filisteus) – Israel estava servindo a outros deuses e por isso mesmo estavam sujeitos aos seus inimigos. Toda vez que se levanta um opressor, é porque você está andando longe do Senhor. A vida com Deus está ligada a liberdade. Quem serve ao Senhor não é escravo de ninguém. O pecado além de escravizar, ele cega. De tal forma que a pessoa não consegue enxergar nem seus próprios erros.
2. A conversão é uma tomada de decisão (v.4) (Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor) – Eles ouviram a voz de Samuel e Israel voltou de todo o coração, abriram mãos dos deuses falsos, prepararam o seu coração e passaram a servir somente ao Senhor. Ninguém pode andar com Deus e no pecado ao mesmo tempo. É a escolha que o homem tem que fazer.
3. Toda conversão é colocada a prova (v.7) (Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus) - Quando Israel estava congregado ouvindo a palavra de Deus em Mispa, os inimigos chegaram para a guerra e temeram muito. Eles sabiam que os filisteus eram perversos e que não teriam receio de matá-los.
4. Toda segurança da conversão está no sangue - (vv 9,10) (Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor) – Então Samuel tomou um cordeiro de mama o ofereceu inteiro ao Senhor. Mais uma vez o sangue do cordeiro é usado como proteção contra o inimigo. A segurança da nossa fé está no sangue. É o mesmo sangue que livrou os primogênitos de Israel no Egito. Esse é o poder do Sangue de Jesus. O Senhor trovejou e os inimigos foram destruídos.
5. Perseguidores são perseguidos (v.11) (Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car) – Aqueles que perseguiam Israel, agora eram perseguidos por Israel. Aquilo que nos prendia e de que tínhamos medo, agora podemos enfrentar e mandar que eles batam em retiradas.
6. O memorial da vitoria (v.12) (Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor) – Então, Samuel tomou uma pedra e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Precisamos celebrar as nossas vitorias, marcar as nossas conquistas, registrar aquilo que Deus vez por nós.
7. Cidades restituídas (v.14) (As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus) – Cidades que haviam sido tomadas pelos inimigos, agora foram restituídas. Quantas coisas foram tiradas de você pelo inimigo quando andava no pecado? Chegou a hora de você reaver o que era seu.
8. Que em 2012 – Você tome a decisão de servir somente ao Senhor, abandonando definitivamente o pecado. Que receba a proteção do sangue, que persigas os inimigos, as tuas cidades seja restituídas, que construas o marco da vitoria, e que a mão do Senhor seja contra os teus opressores por todos os teu dias.
Comentários