Tomada de Decisão


 Texto: I Sm 7. 3-14
3 Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e  e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 4 Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins f  e os astarotes e serviram só ao Senhor. g 5 Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao Senhor. h 6 Congregaram-se em Mispa, i  tiraram água e a derramaram perante o Senhor; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o Senhor. E Samuel julgou os filhos de Israel j  em Mispa. 7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. 8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor; clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu. l 10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, m  e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.[1] 13 Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra eles todos os dias de Samuel. 14 As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. n[2]

1.       O pecado está ligado á servidão (v.3) (e ele vos livrará das mãos dos filisteus) – Israel estava servindo a outros deuses e por isso mesmo estavam sujeitos aos seus inimigos. Toda vez que se levanta um opressor, é porque você está andando longe do Senhor. A vida com Deus está ligada a liberdade. Quem serve ao Senhor não é escravo de ninguém. O pecado além de escravizar, ele cega. De tal forma que a pessoa não consegue enxergar nem seus próprios erros.

2.       A conversão é uma tomada de decisão (v.4) (Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor) – Eles ouviram a voz de Samuel e Israel voltou de todo o coração, abriram mãos dos deuses falsos, prepararam o seu coração e passaram a servir somente ao Senhor. Ninguém pode andar com Deus e no pecado ao mesmo tempo. É a escolha que o homem tem que fazer.

3.       Toda conversão é colocada a prova (v.7) (Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus) - Quando Israel estava congregado ouvindo a palavra de Deus em Mispa, os inimigos chegaram para a guerra e temeram muito. Eles sabiam que os filisteus eram perversos e que não teriam receio de matá-los.

4.       Toda segurança da conversão está no sangue - (vv 9,10) (Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao Senhor) – Então Samuel tomou um cordeiro de mama o ofereceu inteiro ao Senhor.  Mais uma vez o sangue do cordeiro é usado como proteção contra o inimigo. A segurança da nossa fé está no sangue. É o mesmo sangue que livrou os primogênitos de Israel no Egito. Esse é o poder do Sangue de Jesus. O Senhor trovejou e os inimigos foram destruídos.

5.       Perseguidores são perseguidos (v.11) (Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car) – Aqueles que perseguiam Israel, agora eram perseguidos por Israel. Aquilo que nos prendia e de que tínhamos medo, agora podemos enfrentar e mandar que eles batam em retiradas.

6.       O memorial da vitoria (v.12) (Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer,  e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor) – Então, Samuel tomou uma pedra e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. Precisamos celebrar as nossas vitorias, marcar as nossas conquistas, registrar aquilo que Deus vez por nós.

7.       Cidades restituídas (v.14) (As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus) – Cidades que haviam sido tomadas pelos inimigos, agora foram restituídas. Quantas coisas foram tiradas de você pelo inimigo quando andava no pecado? Chegou a hora de você reaver o que era seu.

8.       Que em 2012 – Você tome a decisão de servir somente ao Senhor, abandonando definitivamente o pecado. Que receba a proteção do sangue, que persigas os inimigos, as tuas cidades seja restituídas, que construas o marco da vitoria, e que a mão do Senhor seja contra os teus opressores por todos os teu dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB