Eles mexeram com o céu - Pr João Nunes Santana
ELES MEXERAM COM O CÉU
Texto bíblico para leitura: Gn 28.20-22
1. Introdução
É uma honra receber você na casa de Deus. Sempre é uma alegria estarmos juntos na casa do Senhor para mais um final de semana.
Estamos no último mês do ano de 2025. É um privilégio chegarmos a mais um final de ano. Por isso, somos gratos a Deus pela sua vontade.
No domingo passado, aprendemos sobre como é triste o homem fazer alguma coisa para Deus e receber o silêncio de sua parte.
Neste domingo e no próximo, queremos falar sobre a história de alguns homens que tiveram uma experiência diferente. Eles deram para Deus o seu melhor e viram os céus responderem. Foram homens que chamaram a atenção dos céus. Eles ouviram respostas, viram mudanças e presenciaram milagres.
Vamos começar falando da oferta de Noé.
2. A oferta de Noé (Gn 8. 20)
Noé foi um homem que viveu e sobreviveu à tragédia do grande dilúvio.
Foi o homem escolhido por Deus em meio a uma sociedade má, corrupta e violenta (Gn 6.11).
Ele sobreviveu a um dilúvio de 370 dias e testemunhou a destruição de milhares de pessoas por causa da desobediência (Gn 7.11 e 8.13,14).
E, em meio a toda aquela tragédia, vê sua família poupada, sua esposa e seus filhos com ele.
Qual foi a primeira coisa que ele fez? Edificou Noé um altar ao Senhor e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocausto sobre o altar (Gn 8.20).
E os céus se manifestaram? (Gn 8.21) — O Senhor sentiu o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem. Enquanto durar a terra, sementeira e sega, frio e calor, verão e inverno, não cessarão (v.22).
3. Aspectos práticos.
Valeu a pena fazer esse sacrifício?
Como é maravilhoso você fazer algo e isso chega ao coração de Deus
Houve mudança? Houve melhorias?
Ele não fez esse sacrifício apenas por fazer, ele queria que isso chegasse a Deus. E conseguiu.
Uma oferta pode mudar o coração de Deus. Depois que ele sentiu o cheiro suave, disse: não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem. Não mais destruirei aquela família, aquele casal, aquela casa.
Uma oferta não compra a Deus, mas diz exatamente se seu coração é ou não grato ao Senhor. E é isso que ele quer ver.
4. A oferta de Abraão (Gn 15.8-12)
Que me hás de dar? (v.2) — O grande sonho de Abraão era ter um filho. Seus dias estavam passando, sua idade era de quase 80 anos, sua esposa já estava bem idosa também. E Ele não vislumbrava mais esperança de ter um filho devido à sua avançada idade. Veja o que ele diz para Deus: Não me tens dado semente (v.3)
Meu herdeiro é um estranho (v.2) — A maior alegria de um pai é deixar tudo pelo que trabalhou, construiu, ajuntou para seu ou seus filhos. Abraão não via outra alternativa e fala isso com certa tristeza e amargura em seu coração.
A resposta de Deus (vv.4,5,6) — Este não será o teu herdeiro e sim aquele que de tuas entranhas sair, este sim será o teu herdeiro. E, tendo dito isto, mostrou-lhe as estrelas do céu e mandou-lhe contar. E creu Abraão no Senhor, e isso lhe foi imputado como justiça.
Senhor, como saberei que hei de herdar? (v.8) — Mesmo recebendo a promessa e tendo confiado em Deus. Mas seu coração ainda estava inseguro. Ele queria algo que fosse além de uma simples promessa, algo concreto, uma certeza absoluta.
Deus diz: Toma-me uma bezerra de três anos (v.9) — Uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. O que é isso? Um sacrifício. Era uma oferta de consagração. Ele estava chamando Abraão para sacrificar ou ofertar ao Senhor por algo que ainda não tinha, por algo que ele tanto sonhava, por um filho que ele tanto queria.
A oferta de Abraão (v.10-12) — E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abraão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abraão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.
Por que Abraão teve grande espanto e escuridão? — O texto fala de temores e pesadelos. Porque o sentimento de entregar tudo no altar e depender totalmente de Deus é um passo extremamente difícil para o homem. Mas essa oferta foi o passo de fé que fez nascer o povo de Israel.
Mas depois disso (vv13-18) — Deus revela a história do povo que viria das entranhas ou descendência de Abraão e confirma o pacto ou aliança. Daquele casal já velho, Deus ia trazer tantos filhos quantas as estrelas do céu. Aquilo que para o homem é impossível, é possível para Deus. (v.18)
5. Aspectos práticos/ Apelo
Esse caso de Abraão parece muito com muitos de nós.
Estamos servindo ao Senhor por algum tempo e ainda não vemos algumas coisas respondidas: aquela casa? Aquele casamento? Aquele negócio? Aquela viagem? A restauração de um filho, de uma filha, do meu marido, a volta da minha esposa?
Quantos de nós carregamos inquietações e incertezas quanto ao futuro.
Faça como Abraão, fale com Deus, deixe ele orientar você no que deve fazer. Deus falou para Abraão fazer um sacrifício ou trazer uma oferta por aquilo que ele tanto queria.
Houve lutas porque é difícil para o homem entregar tudo no altar e depender totalmente de Deus.
Mas você verá a fidelidade do Senhor se cumprir em sua vida.
…………………….
Baixe aqui:
…………………….
Comentários