Quem será contra nós?


Quem será contra nós?
5º dia de Jejum
Romanos 8:31-39

1.      (vv.31) Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? i
a.      Quem poderá ser contra você, quando você está em Jesus? Leia salmos 91, fala exatamente sobre isso.

2.      (vv.32) Aquele que não poupou j  o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? l
a.      Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho ... (João 3:16) por nós ele sacrificou como fez com o primeiro animal no gênesis (1:21) somente para cobrir a nudez do homem.
b.      Se DEUS fez isso por amor ao homem, será que existe algo pior ou maior que ele tenha que fazer pra você acreditar Nele?
c.       Será que uma vez que ELE tenha feito um tão grande sacrifício, ELE não poderá abençoar graciosamente seus filhos? Agora o que acontecerá com quem rejeitar tão grande sacrifício?

3.      (vv.33) Quem intentará acusação contra os eleitos m  de Deus? É Deus quem os justifica. n
a.      Quando DEUS através de Jesus te justifica das acusações do pecado, através do perdão que você recebe quando aceita a Jesus. Quem poderá te acusar? E por que muitas vezes ficamos bolados achando que não somos dignos?
b.      Por que ainda acreditamos no medo e nas palavras derrotistas?

4.      (vv.34) Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus o  e também intercede por nós. p
a.      Por quem você acha que Jesus morreu?
b.      Por quem você crê que Jesus morreu?
c.       A bíblia diz que o salário do pecado é a morte, mas a Bíblia afirma que Jesus não pecou então por que ele morreu?
d.      Por que você acha que Jesus ressuscitou?

5.      (vv.35) Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? q
a.      Se nada destas coisas acima listadas nos separam do amor de CRISTO, então por que as pessoas abandonam ao evangelho e a CRISTO?
b.      Que força sobrenatural as leva a sair do evangelho ou do Reino de DEUS?
c.       Existe alguma força sobrenatural que seja maior do que o SENHOR? Sim existe! A sua vontade o seu livre arbítrio.

6.      (vv.36) Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. r 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
a.      Existe o vencedor, mas aqui fala de alguém que é mais que vencedor, o que seria isto?
b.      Quem nos dá esta condição?
c.       Por que Jesus nos promove / eleva a este status?

7.      (vv.38) Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.[1]
a.      O Senhor DEUS manifestou seu muito amor em JESUS CRISTO para conosco. O amor dele nunca mudará em relação a todos os homens. Mesmo que o homem não valorize esse amor ele estará sempre de braços abertos esperando eu e você. Mesmo que você abandone ao SENHOR, ele vai lhe esperar.
b.      O grande problema é que toda decisão que nós tomamos ELE respeita, mesmo que nos leve a condenação eterna.

--------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 05 de maio de 2012.


i i 8.31 Sl 118.6.
j j 8.32 Não poupou: Em Gn 22.16 (Gr.) se usa o mesmo verbo; o autor parece referir-se aqui ao sacrifício de Isaque.
l l 8.32 Rm 5.8-10.
m m 8.33 Cf. Is 50.7-9.
n n 8.33 É Deus quem os justifica: Outra tradução possível: Acaso Deus, o que os declara justos? Em todo o contexto (vs. 31-35), Paulo alterna afirmações e perguntas retóricas, isto é, perguntas que têm respostas óbvias.
o o 8.34 À direita de Deus: Sl 110.1; Ef 1.20; ver Mt 22.44, n.
p p 8.34 É Cristo... por nós: Também pode ser traduzido como uma pergunta retórica: Acaso Cristo, o que morreu, que afinal ressuscitou e está à direita de Deus, intercedendo por nós?
q q 8.35 Espada: Ou morte violenta.
r r 8.36 Sl 44.22; cf. 2Co 4.11.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 8:39). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA RESPOSTA PARA JESUS Pr Emídio dos Anjos

COMO É USADO O DÍZIMO EM NOSSA IGREJA?

Porta nos céus

ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR Pr João Nunes Santana

A igreja de portas trancadas